Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte afirmação: “[Se o linguista] se coloca na perspectiva diacrônica, não é mais a língua o que percebe, mas uma série de acontecimentos que a modificam”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Tradução de Antonio Chellini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2012. p. 132.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre a ciência Linguística e suas dicotomias, é correto afirmar que diacronia (ou Linguística Histórica) diz respeito:
A à aplicação de normas para padronizar as línguas existentes no mundo.
B à invenção e prescrição das línguas orais ao longo da história.
C aos estudos de determinada língua ao longo da história.
D à conservação das línguas ao longo de um tempo determinado.
E às prescrições das línguas atuais.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar o conceito de diacronia na Linguística. A diacronia se refere ao estudo da língua ao longo do tempo, observando as mudanças e evoluções que ocorrem nas línguas. Agora, vamos analisar as alternativas: A) à aplicação de normas para padronizar as línguas existentes no mundo. - Isso se relaciona mais à sincronia, que é o estudo das línguas em um determinado momento, e não à diacronia. B) à invenção e prescrição das línguas orais ao longo da história. - Embora a diacronia envolva mudanças, a invenção e prescrição não são o foco principal. C) aos estudos de determinada língua ao longo da história. - Esta alternativa está correta, pois descreve exatamente o que a diacronia estuda. D) à conservação das línguas ao longo de um tempo determinado. - Isso não é o foco da diacronia, que se concentra nas mudanças. E) às prescrições das línguas atuais. - Isso se refere à sincronia, não à diacronia. Portanto, a alternativa correta é: C) aos estudos de determinada língua ao longo da história.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o extrato de texto: "[A linguística] alcançou seu status de uma ciência apenas no início do século XX, mesmo já sendo motivo de especulações, hipóteses e formulações e estando atrelada a outras áreas de conhecimento". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECATO, Cleuza. Introdução Aos Fundamentos Teóricos da Linguística. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017 p. 18.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução Aos Fundamentos Teóricos da Linguística, assinale a alternativa que descreve corretamente o histórico das tradições linguísticas:
A A existência de línguas diferentes e dialetos diversos entre os falantes não foi levada em consideração nas discussões sobre a linguagem entre os antigos gregos.
B Costuma-se apontar o início da tradição linguística nos Estados Unidos, por causa dos estudos sobre as línguas indígenas da região.
C Os antigos gregos, por seu pragmatismo comercial, nunca tiveram a preocupação em conhecer a origem do vocabulário da própria língua.
D No Ocidente, costuma-se apontar o início da tradição linguística na Grécia, já que foram os gregos os responsáveis por dar início às especulações que deram origem aos estudos linguísticos.
E A palavra barbaroi (bárbaros), era utilizada pelos antigos gregos para denominar os indivíduos que, mesmo sendo falantes da língua grega, não eram capazes de realizar o seu registro escrito.

Mais conteúdos dessa disciplina