Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte citação: "Se a semântica é a parte dos estudos linguísticos dedicada aos significados e às suas interpretações, sua abrangência se expande além dos sinônimos a antônimos, sendo importante também contemplar, entre outras, as definições de homonímia e polissemia". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECATO, Cleuza Introdução aos fundamentos teóricos da linguística. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 81.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da linguística, identifique a alternativa que apresenta corretamente o conceito de polissemia:
A Refere-se à existência de palavras com vários significados possíveis.
B Refere-se ao número de palavras na frase.
C Refere-se ao fenômeno "multi", do inglês.
D Refere-se às palavras que vieram do latim e sofrem polissemia.
E Refere-se à organização frasal.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar corretamente o conceito de polissemia: A) Refere-se à existência de palavras com vários significados possíveis. - Esta definição está correta, pois polissemia é o fenômeno em que uma única palavra possui múltiplos significados. B) Refere-se ao número de palavras na frase. - Esta definição não está relacionada à polissemia, mas sim à contagem de palavras. C) Refere-se ao fenômeno "multi", do inglês. - Esta definição é vaga e não se relaciona diretamente ao conceito de polissemia. D) Refere-se às palavras que vieram do latim e sofrem polissemia. - Esta definição é incorreta, pois a polissemia não está restrita a palavras de origem latina. E) Refere-se à organização frasal. - Esta definição não tem relação com polissemia, mas sim com a estrutura das frases. Portanto, a alternativa correta que apresenta o conceito de polissemia é: A) Refere-se à existência de palavras com vários significados possíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o extrato de texto: "[A linguística] alcançou seu status de uma ciência apenas no início do século XX, mesmo já sendo motivo de especulações, hipóteses e formulações e estando atrelada a outras áreas de conhecimento". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECATO, Cleuza. Introdução Aos Fundamentos Teóricos da Linguística. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017 p. 18.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução Aos Fundamentos Teóricos da Linguística, assinale a alternativa que descreve corretamente o histórico das tradições linguísticas:
A A existência de línguas diferentes e dialetos diversos entre os falantes não foi levada em consideração nas discussões sobre a linguagem entre os antigos gregos.
B Costuma-se apontar o início da tradição linguística nos Estados Unidos, por causa dos estudos sobre as línguas indígenas da região.
C Os antigos gregos, por seu pragmatismo comercial, nunca tiveram a preocupação em conhecer a origem do vocabulário da própria língua.
D No Ocidente, costuma-se apontar o início da tradição linguística na Grécia, já que foram os gregos os responsáveis por dar início às especulações que deram origem aos estudos linguísticos.
E A palavra barbaroi (bárbaros), era utilizada pelos antigos gregos para denominar os indivíduos que, mesmo sendo falantes da língua grega, não eram capazes de realizar o seu registro escrito.

Mais conteúdos dessa disciplina