Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os preceitos constitucionais que regulam o Direito do Trabalho, que garantem os direitos dos empregados, assinale a alternativa correta: A) A garantia do desenvolvimento social é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. B) Não se encontra dentro dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a erradicação da pobreza. C) Existe uma igualdade absoluta perante a lei, sem distinção de qualquer natureza entre homens e mulheres, em termos constitucionais. D) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil.
User badge image
Renate Paza

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta, considerando os preceitos constitucionais que regulam o Direito do Trabalho no Brasil. A) A garantia do desenvolvimento social é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. - Embora o desenvolvimento social seja importante, não é explicitamente mencionado como um dos fundamentos na Constituição. B) Não se encontra dentro dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a erradicação da pobreza. - Na verdade, a erradicação da pobreza é um dos objetivos fundamentais, então essa alternativa está incorreta. C) Existe uma igualdade absoluta perante a lei, sem distinção de qualquer natureza entre homens e mulheres, em termos constitucionais. - A Constituição garante a igualdade, mas na prática, existem distinções que podem ser consideradas, então essa afirmação é exagerada. D) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil. - Esta alternativa está correta, pois a Constituição realmente menciona que os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa são fundamentos do Estado. Portanto, a alternativa correta é: D) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As empresas são necessárias para o desenvolvimento do país, para tanto, o Estado deve regular este segmento de forma a estimular o empreendedorismo. A maior parte das empresas no Brasil são micro ou pequenas empresas. Sobre este assunto, a nossa Constituição Federal traz uma previsão sobre as microempresas e as empresas de pequeno porte.
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
A) O Estado brasileiro pode explorar diretamente a atividade econômica sem qualquer limitação constitucional.
B) As empresas públicas e as sociedades de economia mista terão privilégios fiscais que não são extensivos às do setor privado, por serem empresas estatais.
C) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.
D) A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, com obrigatória observação aos princípios da função social da empresa e da concorrência limitada.

O empregado doméstico foi discriminado por várias décadas, até que, com o advento da Lei Complementar nº 150/2015, houve a conquista de mais direitos para esta categoria.
Considerando a Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
A) São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os seguintes direitos: irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo; garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável; décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria; e, remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal.
B) São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os seguintes direitos: irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo; garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável; décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria; mas, não lhe é garantida remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal.
C) São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os seguintes direitos: irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo; garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável; remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal, mas não lhe é garantido décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
D) São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os seguintes direitos: garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável; décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria; remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal; mas não lhe é garantida a irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.

Ainda existe muita discriminação acerca da contratação do trabalho da mulher. Alguns autores creditam esta discriminação na percepção do salário-maternidade e afastamento desta empregada no período de quatro a seis meses, dependendo do caso. Sobre esta situação, a Consolidação das Leis do Trabalho traz fundamentos importantes.
Analise as afirmativas e assinale a correta:
A) É vedado exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez, na admissão ou permanência no emprego.
B) É permitido ao empregador realizar revista íntima em qualquer situação e de qualquer forma nas empregadas e funcionárias.
C) É permitido fazer anúncio de empregado fazendo referência à contratação por sexo ou idade, por exemplo, preferir contratar homens ao invés de mulheres.
D) É permitido ao empregador negar promoção a mulher que estiver grávida.

Os serviços notariais são importantes para dar confiabilidade aos registros necessários para nossa sociedade. Estes serviços notariais podem contratar empregados.
Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
A) Os notários e os oficiais de registro poderão, para o desempenho de suas funções, contratar escreventes, dentre eles escolhendo os substitutos, e auxiliares como empregados, com remuneração livremente ajustada e sob o regime do estatuto do servidor público.
B) Os notários e os oficiais de registro não poderão contratar escreventes para o desempenho de suas funções, como empregados.
C) Os notários e os oficiais de registro poderão contratar escreventes, para o desempenho de suas funções, mas somente como a figura de autônomo, para evitar aborrecimento sobre a responsabilidade do pagamento das verbas trabalhistas.
D) Os notários e os oficiais de registro poderão, para o desempenho de suas funções, contratar escreventes, dentre eles escolhendo os substitutos, e auxiliares como empregados, com remuneração livremente ajustada e sob o regime da legislação do trabalho.

Os elementos caracterizadores do empregado são específicos e importantes, pois, caso eles apareçam de forma isolada, não é possível identificar o trabalhador como empregado.
Acerca desses elementos, assinale a resposta correta:
A) O elemento continuidade na prestação dos serviços não é levado em conta para a caracterização do empregado.
B) O elemento pessoalidade não é levado em conta para a caracterização do empregado.
C) O elemento diferenciador entre o empregado e o trabalhador autônomo é a subordinação.
D) O elemento onerosidade não é levado em conta para a caracterização do empregado.

De acordo com a lei, doutrina e jurisprudência, o empregado possui direitos que não podem ser renunciados, seja pelo trabalhador urbano e rural.
Assim, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - São direitos previstos à categoria dos empregados domésticos: salário mínimo; irredutibilidade salarial; 13º salário; repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; gozo de férias anuais remuneradas, com pelo menos um terço; licença à gestante; aviso prévio; aposentadoria; salário-família; vale-transporte; FGTS e seguro-desemprego facultativos.
II - Embora remanesçam algumas especificidades, no sistema constitucional atual há plena paridade jurídica entre os trabalhadores urbanos e os rurais.
III - Para a doutrina, independentemente da atividade exercida pelo trabalhador, sendo rural a atividade do empregador, rurais serão seus empregados.
A) Apenas o item II é falso.
B) Todos os itens são verdadeiros.
C) Apenas o item III é falso.
D) Apenas o item I é falso.

Os direitos dos empregados urbanos possuem previsão constitucional estabelecida na Carta Magna.
Analisando os direitos da referida categoria, assinale a alternativa correta:
A) São direitos dos trabalhadores urbanos: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; mas não lhe é garantida proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa.
B) São direitos dos trabalhadores urbanos: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; e, remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
C) São direitos dos trabalhadores urbanos: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; mas não lhe é garantida licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 120 dias.
D) São direitos dos trabalhadores urbanos: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos; salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; mas não lhe é garantido repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

José foi admitido como empregado do Banco Macau S/A para exercer a função de auxiliar administrativo, sendo posteriormente promovido a gerente de relacionamento, ocupando-se, na maior parte de sua jornada, da venda de produtos financeiros (seguros, título de capitalização, leasing, etc.). Nessa nova fase, José trabalhou também com produtos de outras empresas do Grupo Macau, recebendo comissionamento pelas respectivas vendas, dentro dos limites da jornada legal.
Considerando essa situação, é correto afirmar:
A ) José terá vínculo de emprego apenas com o Banco Macau, visto que, em relação às demais empresas do Grupo Macau, seu trabalho era eventual.
B ) José, em nenhuma hipótese, terá vínculo de emprego com as demais empresas do Grupo Macau.
C ) José ter apenas um vínculo, mas a sua remuneração, para fins, por exemplo, de férias, 13º salário, contribuição social e FGTS, será composta pela soma de todas as parcelas recebidas, inclusive das comissões pagas pelas empresas do Grupo.
D ) José terá obrigatoriamente tantos vínculos de emprego quantas forem as empresas do Grupo Macau, ainda que cumpra apenas uma jornada, pois a legislação não exige exclusividade como pressuposto da relação de trabalho.

O empregador detém o risco da atividade do empreendimento e possui um poder diretivo ligado a este risco. Utilizando de forma razoável esta direção da empresa, conforme autorização legal, analise os itens e assinale a resposta correta sobre este assunto:
A) Mesmo que haja a extinção do estabelecimento em que o empregado laborava, não é autorizado ao empregador fazer a transferência deste empregado.
B) A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.

Nos moldes do arts. 2º e 3º da CLT é empregado, portanto, só é empregado a pessoa física que prestar serviço de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste, com pessoalidade e mediante pagamento de salário. Faltando uma dessas características, a figura existente é a do trabalhador, mas nunca a do empregado. Repetindo-se, todo empregado é um trabalhador, mas nem todo trabalhador é um empregado. Analise as alternativas abaixo e considerando a previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho, são requisitos legais para configuração da relação de emprego: Assinale a alternativa correta:
A) Onerosidade, eventualidade dos serviços e subordinação jurídica.
B) Subordinação jurídica, pessoalidade na prestação dos serviços e exclusividade na contratação.
C) Pessoalidade na prestação dos serviços, autonomia na prestação laboral e remuneração.
D) Subordinação jurídica, prestação de serviço não eventual e pessoalidade na prestação dos serviços.

José foi contratado para prestar serviços como profissional autônomo para exercer a atividade com exclusividade e de forma contínua para a empresa WireLux Ltda.
Considerando a reforma trabalhista, assinale a alternativa correta:
A) A contratação como autônomo é lícita, visto que foi realizada de forma contínua.
B) Pode-se afirmar que não houve ilicitude na contratação, caso não houvesse a exclusividade.
C) A qualidade de empregado estará afastada.
D) O vínculo empregatício estará configurado, pois há a presença dos elementos caracterizadores do empregado, como a pessoalidade, a subordinação e a habitualidade.

A relação de emprego é estabelecida se presentes alguns requisitos definidos pela lei e explicados pela doutrina e jurisprudência. Com a presença destes requisitos há a configuração do empregado e, portanto, caracterizada a relação de empregado.
Sobre esta relação de emprego, assinale a alternativa correta:
A Pessoa física que exerce o trabalho pessoalmente com subordinação, mediante salário e com habitualidade.
B Pessoa física que exerce labor com total autonomia, mediante paga remuneratória mensal.
C Pessoa física ou jurídica que exerce atividade com habitualidade e mediante paga remuneratória.
D Pessoa física que exerce o trabalho pessoalmente de forma eventual, com subordinação, mediante paga remuneratória.

A Consolidação das Leis do Trabalho traz o fundamento legal do empregador, que é uma das partes essenciais do contrato de trabalho. O texto consolidado apresenta um conceito de empregador.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:
A Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
B O entendimento da CLT é de que não é possível a equiparação ao empregador, sob qualquer aspecto, dos profissionais liberais e das instituições de beneficência.
C Não há previsão celetista para o enquadramento do grupo econômico, onde este se apresenta quando uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia.
D O entendimento da CLT é de que só é possível a equiparação ao empregador das associações recreativas, para os efeitos exclusivos da relação de empregado.

O grupo econômico aparece sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:
A) As empresas integrantes do grupo econômico possuem responsabilidades distintas pelas obrigações da relação de emprego, mesmo no caso de seu enquadramento como integrantes do grupo econômico.
B) Para a doutrina, o grupo econômico só existe de maneira vertical.
C) Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.
D) O grupo econômico pode existir de maneira vertical ou horizontal, contudo, a responsabilidade pelo pagamento das verbas trabalhistas somente será configurada de maneira solidária quando o grupo econômico estiver na forma vertical.

A empresa Universal Industrial limitada, que tem por sócio majoritário Dionísio, passou por grandes dificuldades financeiras que culminaram com o encerramento de suas atividades. Dionísio vendeu o galpão onde estava estabelecida a empresa com todo o mobiliário, equipamentos e instalações para Zeus, que instalou no local a empresa Olímpica Industrial limitada, com quadro societário e inscrição no CNPJ distintos da Universal. Afrodite, que trabalhava como recepcionista empregada na Universal há um ano, permaneceu laborando para a Olímpica por mais oito meses até a sua dispensa, sem receber as horas extras, as férias com 1/3, o FGTS mensal, a multa rescisória de 40% do FGTS e o aviso prévio. Nessa situação, a responsabilidade pelo pagamento das verbas trabalhistas de Afrodite será da empresa: Assinale a alternativa correta:
A) Universal, pelo período de um ano em que foi sua empregada, e da Olímpica, pelos oito meses finais, dividindo-se todas as verbas trabalhistas na exata proporção dos meses trabalhados.
B) Universal em caráter principal e, de forma subsidiária, a Olímpica, visto que a situação se assemelha à terceirização, conforme entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho.
C) Universal, porque, sendo a empresa que contratou Afrodite, não poderia ter vendido o empreendimento sem ter quitado os contratos de trabalho de seus empregados, assumindo, assim, todo o ônus moral e jurídico da transação.
D) Olímpica, em razão da sucessão de empresas, que implica a responsabilidade do sucessor por todos os direitos trabalhistas, conforme previsão legal contida na Consolidação das Leis do Trabalho.

A Constituição Federal prevê a regulação dos serviços notariais e de registro que são exercidos em caráter privado, como também a Lei nº 8.935/1994. Analise as afirmacoes e assinale a correta:
A) Os notários e os oficiais de registro poderão, para o desempenho de suas funções, contratar escreventes, dentre eles escolhendo os substitutos, e auxiliares como empregados, com remuneração livremente ajustada e sob o regime da legislação do trabalho.
B) Lei regulará as atividades, disciplinará a responsabilidade civil e criminal dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e definirá a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário, não cabendo aos notariais a responsabilidade pelo pagamento das verbas trabalhistas em eventual ação contra eles intentada.

Mais conteúdos dessa disciplina