Logo Passei Direto
Buscar
Diferentemente de outras abordagens, a Teoria Histórico-Cultural tem como um de seus pressupostos que o desenvolvimento da personalidade não é natural, mas histórico e social, ou seja, depende da integração do indivíduo desde os primeiros momentos de vida na sociedade, que é repleta de exigências, expectativas e costumes.
Quais alternativas são consoantes com a perspectiva de desenvolvimento da personalidade na infância? Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Na infância, a criança está ainda alheia. Portanto, não tem como formar uma consciência sobre os objetos e seu conhecimento sobre as relações humanas e, sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência).
II - Nos primeiros anos de vida, a criança aprende valores, normas de conduta e capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular diante do mundo.
III - A infância é o período espontâneo do desenvolvimento da formação da personalidade.
IV - Na infância se estabelecem os primeiros níveis da formação da personalidade e trazem as marcas do sujeito humano.
A - II – I. – IV.
B - II – III - IV.
C - I – II – III.
D - I - III – IV.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Na infância, a criança está ainda alheia. Portanto, não tem como formar uma consciência sobre os objetos e seu conhecimento sobre as relações humanas e, sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência). Falso, essa afirmativa não está de acordo com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, que reconhece que a criança, mesmo em estágios iniciais, começa a desenvolver consciência e interagir com o mundo ao seu redor. II - Nos primeiros anos de vida, a criança aprende valores, normas de conduta e capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular diante do mundo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete a ideia de que a criança se desenvolve socialmente e culturalmente desde cedo. III - A infância é o período espontâneo do desenvolvimento da formação da personalidade. Falso, embora a infância seja um período importante, a formação da personalidade é influenciada por interações sociais e culturais, não sendo apenas espontânea. IV - Na infância se estabelecem os primeiros níveis da formação da personalidade e trazem as marcas do sujeito humano. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece que a infância é crucial para a formação da personalidade. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B - II – IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da teoria do cérebro triuno, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - A função proeminente do cérebro néocortex é atinente ao plano do comportamento emocional do indivíduo. A partir desse plano, o indivíduo consegue incorporar novas aprendizagens com sustentação na experiência e, de modo mais amplo, refere-se a um processo responsável pela sobrevivência. Ou seja, refere-se ao cérebro responsável pela dimensão lógica do conhecimento e a racionalização.
II - A racionalidade e o pensamento são gerados por impulsos nervosos que se instauram como importantes potenciais de ação. Esses impulsos se movimentam por meio do córtex. Trata-se de um cérebro lógico formado por uma memória temporária, o qual tem dificuldades de se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, é esse nível que nos ajuda a decidir racionalmente entre fazer uma coisa ou outra.
III - Os estados emocionais, na maioria das vezes, acabam por envolver muitas áreas do sistema límbico. Quando consideramos estados como a alegria ou a raiva, notamos que esse processo se dá em intercalações entre estruturas ativadas e outras inibidas, concomitantemente. Dessa forma, esse sistema processa nossas emoções no plano bioquímico.
IV - A Teoria do Cérebro Triuno ainda é a única visão macro evolutiva no mercado sobre a morfologia e genética do cérebro humano e de como as emoções humanas estariam a partir daí prefiguradas. Assim, o homem ao longo de sua condição evolutiva constituiu uma caminhada que o impulsionou para uma etapa em que se edificou o patamar de ser pensante e dotado de saberes.
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

Que alternativas podemos considerar contribuições fundamentais para o avanço da neurociência?
Assinale a alternativa CORRETA:
I - Fritsch e Hitzig confirmaram que a linguagem se processa no córtex cerebral.
II - Kandel, o pai da neurociência, lecionou no sentido de que somos produtos das nossas sinapses e refletimos o que aprendemos e o que lembramos ao mesmo tempo.
III - Ramón e Cajal afirmaram que os estímulos são travados por meio de sinapses neurais.
IV - Fritsch e Hitzig por meio de estímulos cerebrais, perceberam que todo cérebro responde a mudanças efetivas.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.

Quais alternativas expressam uma reflexão que se aproxima da compreensão da adolescência e do papel da mídia na sociedade contemporânea?
Assinale a alternativa CORRETA:
I - A mídia pode contribuir para consolidar uma cultura agressiva, ao mesmo tempo em que pessoas já agressivas a utilizam para reafirmar suas crenças e atitudes, as quais, por sua vez, são reforçadas pelo conteúdo da programação divulgada. Essa interação confirma-se, de maneira mais marcante, em relação a processos de longo prazo.
II - É preciso considerar que há uma interação entre as características subjetivas das crianças e adolescentes e suas experiências no dia a dia para relacionar o impacto e/ou influência da televisão. A violência na mídia satisfaz necessidades diversas: ela 'compensa' as frustrações e as carências em áreas problemáticas. Para os meninos, ela cria um quadro de referência em relação a 'modelos atraentes de papeis'.
III - De acordo com pesquisas recentes, crianças passam pelo menos 50% mais tempo ligadas à televisão ou internet do que em qualquer outra atividade não-escolar, incluindo a elaboração de deveres de casa, convívio com a família, amigos ou leitura. Os meninos são, em particular, fascinados por heróis agressivos e disseminados pela mídia.
IV - A fascinação pela violência está quase sempre relacionada a personalidades fracas e a dificuldades emocionais, mas, mesmo com todas as dificuldades, conseguem controlar a situação e são recompensadas (no final) por sua agressividade e podem lidar com quase todos os tipos de problemas.
A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativa I, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - A plasticidade cerebral é uma compreensão ainda muito tímida que de fato não demonstrou colaborar para os estudos no campo educacional, nem se configurar como uma ferramenta importante para a atuação do professor com seus alunos no ato pedagógico.
IV - A interpretação do termo mediar, quando se trata do trabalho educativo do(a) professor(a) refere-se ao fato de que ele assume a tarefa de promover o encontro entre dois elementos do processo de ensino aprendizagem: a criança que aprende e o objeto cultural que é por ela apreendido.
A) F – V – V – V.
B) F – V – F – F.
C) F – F – V – F.
D) V – V – V – F.

Quais as alternativas que mais se aproximam das discussões em curso na ciência do desenvolvimento? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas.
I - A ciência do desenvolvimento tem como uma de suas missões descrever as características dos contatos que são relevantes para o desenvolvimento, para a manutenção de estados de saúde ou para a aquisição de condições patológicas. II - Uma das tarefas básicas da ciência do desenvolvimento é compreender como o comportamento individual entra em contato com outras dimensões significativas do seu entorno. III - A ciência do desenvolvimento implica pensar o desenvolvimento humano abarcando desde os sistemas fisiológicos e bioquímicos até as relações compostas por sequências de interações entre indivíduos, grupos e sociedades. IV - A ciência do desenvolvimento demanda a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços científicos ocorridos nas últimas décadas do século XIX, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desse processo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – V – F.
B V – F – F – F.
C F – V – F – F.
D V – F – V – F.

Assinale as afirmativas CORRETAS:
I - O pensamento humano caminhou, ao longo da história, na direção de uma concepção dualista, em que afetividade e cognição passam a ser interpretadas como dimensões distantes e partes de diferentes processos, não sendo mais possível analisá-las conjuntamente.
II - Somente no século XX, com o advento de teorias filosóficas, sociológicas e psicológicas centradas nos determinantes culturais, históricos e sociais do processo de constituição humana, criaram-se as bases para uma nova compreensão sobre o próprio homem e, no nosso caso, das relações entre razão e emoção.
III - Os currículos e programas desenvolvidos, nos diferentes momentos da nossa política educacional, centraram-se no desenvolvimento da dimensão racional cognitiva, através do trabalho pedagógico em sala de aula, em detrimento da dimensão afetiva.
IV - Herdamos uma concepção segundo a qual o trabalho educacional envolve e deve ser dirigido, essencialmente, para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, centrados na razão, sendo que a afetividade não deve estar envolvida nesse processo.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Quais as alternativas que se encontram em sintonia com a teoria de Piaget?
Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem.
II - Explicar como os conhecimentos se originam.
III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento.
IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia).
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D) As afirmativa II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina