Logo Passei Direto
Buscar
A NBR 5462 de novembro de 1994 realiza uma ampla discussão a respeito dos principais conceitos e terminologias que rodeiam a confiabilidade e a mantenabilidade dos equipamentos. Dentre os conceitos apresentados e discutidos temos, por exemplo, os tipos de manutenção, bem como conceitos básicos relacionados à manutenção. A respeito desses conceitos básicos, leia as afirmações abaixo e assinale a única alternativa correta.
a. Item: qualquer parte, componente, dispositivo, subsistema, unidade funcional, equipamento ou sistema que possa ser considerado individualmente.
b. Defeito: função ou combinação de funções de um item que são consideradas necessárias para prover um dado serviço.
c. Pane: evento caracterizado pelo término da capacidade de um item de desempenhar a função requerida.
d. Falha: desvio de uma característica de um item em relação a seus requisitos.
e. Função requerida: o estado de item caracterizado pela incapacidade de desempenhar uma função requerida e, normalmente, ocorre depois da falha, mas também pode existir sem uma falha anterior.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a única que está correta de acordo com a NBR 5462: a. Item: qualquer parte, componente, dispositivo, subsistema, unidade funcional, equipamento ou sistema que possa ser considerado individualmente. - Esta definição está correta. b. Defeito: função ou combinação de funções de um item que são consideradas necessárias para prover um dado serviço. - Esta definição não está correta, pois "defeito" refere-se a uma falha em um item, não a uma função. c. Pane: evento caracterizado pelo término da capacidade de um item de desempenhar a função requerida. - Esta definição está correta, mas não é a única alternativa correta. d. Falha: desvio de uma característica de um item em relação a seus requisitos. - Esta definição está correta. e. Função requerida: o estado de item caracterizado pela incapacidade de desempenhar uma função requerida e, normalmente, ocorre depois da falha, mas também pode existir sem uma falha anterior. - Esta definição não está correta, pois a função requerida refere-se à capacidade de um item de desempenhar uma função, não à incapacidade. Dentre as opções, a única que se destaca como correta e que não apresenta confusão é a alternativa a) "Item: qualquer parte, componente, dispositivo, subsistema, unidade funcional, equipamento ou sistema que possa ser considerado individualmente." Portanto, a resposta correta é a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A manutenção industrial teve seu surgimento no século XVI, quando a produção industrial começou a crescer, de modo que manter as máquinas em pleno funcionamento era de grande importância. Com a Segunda Guerra Mundial (a partir de 1939), a manutenção industrial tornou-se ainda mais necessária, fazendo com que fossem desenvolvidas técnicas de planejamento, organização e controle das manutenções. A evolução da manutenção pode ser dividida em algumas gerações. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
a. Segunda geração: ocorre a partir de 2005, em que o foco é a gestão de ativos, que devem produzir em sua capacidade máxima para obter o melhor retorno. A manutenção preditiva ganha ainda mais atenção com o monitoramento das condições de forma on e off-line.
b. Primeira geração: abrange o período antes da Segunda Guerra Mundial, quando os equipamentos eram simples. A produtividade não era prioridade, então, eram realizados apenas serviços de limpeza e lubrificação, além de reparos após a quebra, caracterizando uma manutenção corretiva não programada.
c. Terceira geração: entre os anos 1950 e 1970, houve aumento da mecanização e necessidade de maior disponibilidade, confiabilidade e produtividade. Os custos de manutenção começaram a se elevar e surgiu o conceito de manutenção preventiva.
d. Quarta geração: inicia a partir da década de 1970, quando o sistema just in time fazia com que pequenas pausas para manutenção paralisassem a fábrica. A necessidade de monitoramento de condições deu origem à manutenção preditiva, facilitada pelo uso de tecnologias.
e. Quinta geração: caracterizada por minimização de manutenções corretivas e preventivas, análise de falhas, preocupação com segurança e meio ambiente, gerenciamento de ativos.

Mais conteúdos dessa disciplina