Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma afecção que acomete a região externa das mãos devido à compressão do nervo mediano.
Um funcionário que sofre de Síndrome do Túnel do Carpo deve:
A) afastar-se de todas as atividades de Ginástica Laboral
B) evitar os exercícios que provoquem dor, embora o alongamento da região (sem dor) geralmente é recomendado como forma de amenizar o problema
C) passar a fazer os movimentos da mão apenas quando necessário, assim a dor vai cessar
D) realizar os alongamentos da região até a mesma amplitude de quando não havia dor, para não perder a flexibilidade
E) dormir mais horas por dia, pois o sono é um reparador natural neste caso
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a Síndrome do Túnel do Carpo, é importante considerar as recomendações adequadas para quem sofre dessa condição. A síndrome é causada pela compressão do nervo mediano e pode ser aliviada com cuidados específicos. Analisando as opções: A) Afastar-se de todas as atividades de Ginástica Laboral - Isso não é recomendado, pois a ginástica laboral pode ajudar a prevenir e aliviar os sintomas. B) Evitar os exercícios que provoquem dor, embora o alongamento da região (sem dor) geralmente seja recomendado como forma de amenizar o problema - Esta opção é correta, pois é importante evitar movimentos que causem dor, mas alongamentos suaves podem ajudar. C) Passar a fazer os movimentos da mão apenas quando necessário, assim a dor vai cessar - Isso não é uma abordagem ideal, pois a inatividade pode piorar a condição. D) Realizar os alongamentos da região até a mesma amplitude de quando não havia dor, para não perder a flexibilidade - Essa abordagem pode ser arriscada, pois forçar a amplitude pode agravar a dor. E) Dormir mais horas por dia, pois o sono é um reparador natural neste caso - Embora o sono seja importante, isso não aborda diretamente a questão da síndrome. A opção que melhor reflete a abordagem correta para um funcionário que sofre de Síndrome do Túnel do Carpo é: B) evitar os exercícios que provoquem dor, embora o alongamento da região (sem dor) geralmente é recomendado como forma de amenizar o problema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo: “No Brasil, até a década de 80, a L.E.R. era conhecida como "doença dos digitadores", devido aos primeiros casos de tenossinoviteterem sido diagnosticados em digitadores (Sato et al, 1993). Em virtude do acometimento de outras categorias profissionais, hoje a L.E.R. já é considerada um problema de saúde pública. Desta forma, não somente os digitadores são considerados categorias profissionais com risco de desenvolver a doença, como também as formas clínicas da L.E.R. abrangem mais patologias do que apenas a tenossinovite. As L.E.R.s são consideradas como acidente de trabalho, pois de acordo com o §2º, art. 132 do Decreto Nº2.172 de 05/06/97,"constatando-se que a doença resultou de condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a previdência social deve equipará-la a acidente de trabalho". Neste contexto, a empresa ou órgão competente, ficam obrigados a emitir a CAT (comunicação de acidente de trabalho), quando da ocorrência do acidente de trabalho, no caso, as L.E.R.s, conforme art. 134 do Decreto Nº2.172 de 05/06/97 (DOU, 06/03/97). Sorock & Courtney (1996) consideram que os fatores de trabalho como: excessiva exposição a movimentos repetitivos por demanda da tarefa; posturas incorretas; emprego de força; baixa temperatura; vibração e fatores psicossociais como o estresse, estão intimamente relacionados aos distúrbios músculo-esqueléticos em grupos ocupacionais expostos a essas situações de trabalho” http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/ergo6.htm acessado em 25/2/2016.
De acordo com os conceitos apresentados no texto, um programa de Ginástica Laboral que esteja trabalhando com funcionários de digitação:
A) deve cuidar da possibilidade de amenizar a superutilização das estruturas dos dedos, mãos, punhos e antebraço
B) deve ser interrompido, visto que a digitação não é mais vista como causadora de LER
C) deve ser ministrado pelo médico do trabalho, uma vez que a doença é considerada como acidente de trabalho
D) pode ser ministrada pelo Professor de Educação Física e pelo Fisioterapeuta, desde que estes tenham pós-graduação em medicina do trabalho
E) o Professor de Educação Física não tem ações possíveis para diminuir a chance de ocorrência das LER.

Leia o texto abaixo e responda à questão a seguir: “A informatização de postos de trabalho gerou mudanças profundas nos hábitos, nas atitudes e nos esquemas de operação das tarefas. Nestas condições é que surgem fatores que podem predispor o trabalhador a desenvolver e/ou agravar as doenças/disfunções ligadas ao sistema músculoesquelético, mais conhecidas como L.E.R./ D.O.R.T. E é ainda na extrema economia e na própria característica dos movimentos da atividade laboral no escritório, aliadas a um sedentarismo no tempo livre que se suprime o alcance de índices desejáveis de força, de flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória e de gordura corporal necessários às integridades morfofuncionais do organismo relacionados à saúde.“ (Juvêncio & Silva, 2004)
Um funcionário que passa grande parte do dia operando um computador está sujeito a condições predisponentes ao aparecimento de LER/DORT. Assinale a alternativa que NÃO CORRESPONDE a identificação de uma condição de LER/DORT e sua correta relação com os fatores que podem aumentar sua incidência:
A) tendinites nos extensores e flexores dos dedos, devido à alta repetitividade presente na digitação
B) problemas de visão, pois devido a muito tempo na mesma distância focal, a musculatura envolvida sofre fadiga
C) problemas posturais, devido ao longo tempo permanência na posição sentada, que sobrecarregará sobretudo a região lombar, quando não estiver adequadamente apoiada
D) estresse psicológico, pois com a grande cobrança por agilidade na execução das tarefas o trabalhador vai sendo oprimido pelo tempo reduzido e sofrerá o efeito do estresse
E) problemas na coluna cervical, com a compressão desequilibrada dos discos intervertebrais, principalmente quando o monitor encontra-se em posição abaixo dos olhos, obrigando o usuário a olhar para baixo, sobrecarregando também a musculatura dorsal

Mais conteúdos dessa disciplina