Logo Passei Direto
Buscar
A evolução do sistema de saúde ocorreu dependente de vários acontecimentos históricos antigos. Diversos fatores influenciaram na transformação dos serviços de assistência à saúde e na criação de políticas públicas. O enredo dessa transformação é constituído por diferentes civilizações, de forma que cada uma contribuiu para a evolução. Por fim, os acontecimentos tornam-se semelhantes por volta do século XIX, mas apesar de seguir um padrão em diferentes partes do mundo ainda assim existem particularidades relevantes específicas de cada país. (Autora, 2021)
Nesse contexto assinale verdadeiro ou falso nas alternativas sobre esses acontecimentos: • Os gregos valorizavam o olhar sanitarista e preocupavam-se com o estilo de vida, práticas de higiene e nutrição das pessoas. • Os romanos contribuíram com construções do sistema de esgotos e de distribuição de água, aprimorando as condições sanitárias. • A Idade Média ficou marcada por várias doenças infecciosas devastadoras e forte influência da igreja sobre as decisões médico-sanitárias. • As teorias científicas surgiram na idade moderna, mas contribuíram muito pouco para o esclarecimento de causas das doenças. • O avanço de técnicas de isolamento e manuseio de organismos microscópicos contribuiu para o conhecimento sobre microrganismos e mecanismos de transmissão de doenças.
a. V-V-F-V-F.
b. V-V-F-V-V.
c. F-V-F-F-V.
d. V-F-F-V-F.
e. F-V-F-V-F.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os acontecimentos históricos relacionados à evolução do sistema de saúde: 1. Os gregos valorizavam o olhar sanitarista e preocupavam-se com o estilo de vida, práticas de higiene e nutrição das pessoas. - Verdadeiro (V). Os gregos realmente tinham uma preocupação com a saúde pública, incluindo práticas de higiene e nutrição. 2. Os romanos contribuíram com construções do sistema de esgotos e de distribuição de água, aprimorando as condições sanitárias. - Verdadeiro (V). Os romanos são conhecidos por suas inovações em engenharia, incluindo aquedutos e sistemas de esgoto, que melhoraram as condições sanitárias. 3. A Idade Média ficou marcada por várias doenças infecciosas devastadoras e forte influência da igreja sobre as decisões médico-sanitárias. - Falso (F). Embora a Idade Média tenha sido marcada por doenças infecciosas, a afirmação é verdadeira, pois a igreja teve uma influência significativa nas decisões médico-sanitárias. 4. As teorias científicas surgiram na idade moderna, mas contribuíram muito pouco para o esclarecimento de causas das doenças. - Falso (F). As teorias científicas que surgiram na Idade Moderna, como a teoria germinal das doenças, contribuíram significativamente para o entendimento das causas das doenças. 5. O avanço de técnicas de isolamento e manuseio de organismos microscópicos contribuiu para o conhecimento sobre microrganismos e mecanismos de transmissão de doenças. - Verdadeiro (V). O desenvolvimento de técnicas de isolamento e o estudo de microrganismos foram fundamentais para a compreensão das doenças infecciosas. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. V 3. F 4. F 5. V A sequência correta é: a. V-V-F-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema de redes de atenção é um sistema extremamente complexo no qual o serviço de saúde pretende oferecer assistência à saúde para a comunidade. Ao aplicar todas as diretrizes e princípios espera-se alcançar um sistema de saúde universal, integral, unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Para que o sistema de rede funcione, os estabelecimentos de saúde devem fortalecer os vínculos entre si e evitar a fragmentação da atenção, ou seja, a interrupção da continuidade do atendimento. A fragmentação é evitada quando a interação intra e inter equipe funciona. (BRASIL, 2009)
Sobre a comunicação no sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A interação intraequipe relaciona-se com o atendimento nos setores de saúde e a inter equipe com outros setores da comunidade.
b. A interação intraequipe relaciona-se com o trabalho multidisciplinar e a inter equipe com a comunicação entre diferentes setores de atenção.
c. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação de setores de atenção da microrregião e a inter equipe com setores da macrorregião.
d. A interação intraequipe relaciona-se com a atuação multidisciplinar e a inter equipe com a valorização do trabalho em conjunto.
e. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação entre diferentes setores de atenção e a inter equipe com o trabalho multidisciplinar.

O projeto de reforma sanitária direcionou para a criação de uma nova constituição e de um sistema de saúde que não envolvia a participação do setor privado. A constituição de 1988 implementou mudanças significativas no papel do Estado, instituindo que a partir de então a saúde deveria ser tratada como um direito de todos e um dever do Estado.
Com relação as mudanças instituídas na criação da Constituição de 1988, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
O Estado passou a ser responsável por garantir a saúde, independente da participação do setor privado.
A saúde começou a ser tratada com um sentido de caridade humanitária.
O acesso a saúde deveria ser oferecido de forma universal, desde que fossem trabalhadores.
Os serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde eram oferecidos de forma privada.
As atividades preventivas receberam grande atenção visando reduzir o risco de doenças.
a. F-V-F-V-V;
b. V-V-V-F-V;
c. V-F-V-F-V;
d. F-V-V-V-F;
e. V-F-F-F-V;

Com relação aos princípios, o SUS apresenta três princípios doutrinários: a integralidade, a universalidade e a equidade que devem guiar a forma que o serviço de assistência à saúde é oferecido à população. Além desses, também existem os princípios organizativos: regionalização, hierarquização, participação popular e descentralização. (BRASIL, 1990b)
Com relação aos princípios do SUS, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
A integralidade corresponde à diretriz do atendimento integral e reconhece o atendimento de todas as necessidades do indivíduo.
A universalidade está relacionada com a organização dos serviços de assistência à saúde em níveis de complexidade.
A equidade busca valorizar as necessidades de cada grupo e atuar promovendo medidas que reduz o impacto das diferenças.
A regionalização e hierarquização estão interligados por um sistema de funcionamento denominado redes de atenção.
A integralidade é a garantia de acesso aos serviços de saúde do nível mais básico até o mais complexo de assistência.
a. V-F-V-V-F;
b. V-V-V-F-V;
c. F-V-F-V-V;
d. V-F-F-F-V;
e. F-V-V-V-F;

A abordagem da saúde pode ser feita através de modelos, como por exemplo, o Modelo da História Natural da Doença (HND), que tentam esquematizar as inter-relações dinâmicas entre determinantes sociais e características intrínsecas do indivíduo. O modelo de história natural da doença (HND) representa o conjunto de processos interativos que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. (Leavell & Clark, 1976:7).
Sobre esse modelo, analise as afirmações a seguir:
I. O processo patológico não pode ser desencadeado apenas pela presença de um agente e sim pela Interação entre eles.
II. No período da pré-patogênese ocorre uma inter-relação entre o agente da doença, a suscetibilidade do indivíduo e o ambiente de exposição.
III. O modelo é dividido em dois períodos independentes e não relacionados: a pré-Patogênese e a patogênese.
IV. O estímulo é resultado da interação entre a clínica do paciente e o ambiente em que ele está exposto.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I está correta.

A abordagem da saúde pode ser feita através de modelos que tentam esquematizar as inter-relações dinâmicas entre determinantes sociais e características intrínsecas do indivíduo. Esse tipo de abordagem da saúde é o que representa de forma mais completa a realidade da saúde coletiva. Existem vários modelos diferentes, todos com relevante complexidade intrínseca. O modelo de História Natural da Doença (HND) representa um desses modelos e ilustra a evolução dos processos patológicos em dois períodos, o período de pré-patogênese e o de patogênese.
Sobre o modelo da História Natural da Doença (HND), assinale a alternativa correta:
a. Os elementos agente, suscetibilidade e ambiente interagem no período de patogênese.
b. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são relacionados e complementares.
c. Os sintomas clínicos da doença ocorrem nos dois períodos, o de pré-patogênese e de patogênese.
d. O período de pré-patogênese o indivíduo encontra-se sintomático e doente.
e. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são independentes e não complementares.