Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: “Neste sentido, também a primeira literatura dos descobrimentos, com seu tom grandiloquente, é literatura barroca Como também o é, em bloco, a literatura dos jesuítas: não só por sua temática contrarreformista, por sua concepção trágica da vida e do pecado, mas também por sua forma”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEGAGNO-PICCHIO, Lucia História da literatura brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar/Lacerda Editores, 2004, p. 98.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Literatura Brasileira, é correto afirmar que esses dois conceitos são:
A visão laica e visão alegórica.
B visão literária e visão transfiguradora.
C visão religiosa e visão reformista.
D visão religiosa e visão transfiguradora.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a questão, precisamos entender os conceitos mencionados no fragmento e como eles se relacionam com a literatura barroca e a literatura dos jesuítas. O fragmento menciona a literatura barroca, que é caracterizada por um tom grandiloquente e uma temática contrarreformista, além de uma concepção trágica da vida e do pecado. Isso sugere uma forte influência religiosa, típica do período barroco, que estava ligado à Igreja e à contrarreforma. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Visão laica e visão alegórica - A visão laica não se encaixa bem no contexto da literatura barroca e jesuíta, que é fortemente religiosa. B) Visão literária e visão transfiguradora - Embora a literatura tenha uma visão literária, a transfiguração não é um conceito central aqui. C) Visão religiosa e visão reformista - A literatura dos jesuítas é contrarreformista, mas a visão reformista não se aplica diretamente. D) Visão religiosa e visão transfiguradora - A visão religiosa é adequada, mas a transfiguradora não é um conceito que se destaca no contexto. A alternativa que melhor se encaixa no contexto do fragmento, considerando a temática contrarreformista e a influência religiosa, é: D) Visão religiosa e visão transfiguradora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto abaixo: “- Nonada. Tiros que o senhor ouviu não foram de briga de homem não, Deus esteja. [...] Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de fazer balancê, de se remexerem dos lugares. O que eu falei foi exato? Foi. Mas teria sido? Agora, acho que nem não. São tantas horas de pessoas, tantas horas de pessoas, tantas coisas em tantos tempos, tudo miúdo recruzado. Se eu fosse filho de mais ação, e menos ideia, isso sim, tinha escapulido, calado, no estar da noite, varava dez léguas, madrugava, me escondia do largo do sol, varava mais dez, encostava no São Francisco bem de frente da Januária, passava, chegava em terra cidadã, estava no pique”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rosa, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio,1958, p. 175 et passim.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Literatura Brasileira, em relação à obra e à narrativa de O grande sertão: veredas, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Esse romance simula a narração oral por meio da história de Riobaldo, ex-jagunço, agora estabelecido proprietário de terras.
II. ( ) Há na narrativa a história de um amor “antinatural” por um homem, Diadorim, jagunço filho do grande líder Joca Ramiro.
III. ( ) Por causa do pacto com o diabo, Riobaldo perde suas terras, fica na miséria e acaba preso por causa dos crimes que cometeu quando era jagunço.
IV. ( ) Riobaldo deseja descobrir, ao narrar, se o diabo existe – visto que, se existisse, sua alma estaria condenada em virtude de um pacto que teria feito para matar Hermógenes.
A V – F – V – V
B V – V – F – V
C V – V – V – F
D F – V – F – V
E F – F – V – V

Mais conteúdos dessa disciplina