Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de qualidade de vida é definido por Nahas (2013) como: “A percepção de bem-estar resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.”
Observando as características descritivas do conceito de qualidade de vida segundo o autor, assinale a alternativa correta:
A qualidade de vida não interfere diretamente na expectativa de vida da população.
Parâmetros individuais são caracterizados pelas condições de trabalho, moradia e transporte.
A assistência médica como um parâmetro socioambiental e o comportamento preventivo um parâmetro individual são fatores que impactam diretamente na qualidade de vida.
A cultura é um parâmetro individual que remete aos domínios culturais do indivíduo.
Os relacionamentos interpessoais são parâmetros socioambientais que contribuem para melhorar a qualidade de vida.
User badge image
EducaFit

há 8 meses

User badge image
EducaFit

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa correta é: "A assistência médica como um parâmetro socioambiental e o comportamento preventivo um parâmetro individual são fatores que impactam diretamente na qualidade de vida." Essa opção reflete a influência de fatores tanto individuais quanto socioambientais na qualidade de vida, conforme descrito por Nahas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em conformidade com Smirmaul (2017), a mecanização da vida diária e a revolução digital diminuíram enormemente a necessidade de locomoção do homem. Dos caçadores-coletores até a revolução digital, verificou-se a redução extrema dos níveis de atividade física realizados pelo homem.
Considerando o contexto apresentado e os estudos da disciplina, assinale a alternativa correta:
Durante a evolução da humanidade, sua existência e continuidade só foi possível por conta da escassez de alimentos e da alta demanda de movimento corporal. Isso auxiliou na manutenção da reserva energética para a sobrevivência.
O corpo humano adaptou-se durante 71 mil gerações. Nesse sentido, ao longo da evolução da história da humanidade, o organismo humano conseguiu se integrar com a realidade imposta pelo desenvolvimento tecnológico.
Portanto, pode-se afirmar que as patologias que acometem o ser humano nos dias atuais são decorrentes estritamente da má alimentação.
Nos antepassados, o acúmulo de gordura corporal era benéfico, pois ele promovia a reserva energética para a sobrevivência. Contudo, nos dias atuais, com a disponibilidade ilimitada de alimentos, surgiram várias doenças, como a obesidade e as doenças crônicas não-transmissíveis, que ocasionam a redução da expectativa de vida.
A redução da atividade física causou um equilíbrio corporal, uma vez que nos dias atuais, a expectativa de vida do homem é demasiadamente maior que em seus antepassados. Essa circunstância ocorre pois o homem se alimenta melhor e tem a capacidade de descansar para evitar sobrecargas e lesões.
O organismo humano apresenta dificuldade para se adaptar à escassez de alimentos e à elevada demanda de atividade física. Por outro lado, baixos níveis de atividade física estão associados a um maior risco de doenças (principalmente as crônicas) e redução da expectativa de vida.

Em 2011, Garber e colaboradores publicaram um posicionamento no Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), que aborda os benefícios da atividade física para crianças/jovens e adultos/idosos.
Assim, baseado nas informações apresentadas acima e de acordo com o material da disciplina, assinale a alternativa correta quanto ao posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte para melhoria da saúde de adultos e idosos, por meio da atividade física:
Aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, composição corporal, perfil metabólico, diabetes, síndrome metabólica, função cognitiva, risco de quedas, saúde óssea, ansiedade, tristeza e depressão.
Aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, composição corporal, perfil cardiovascular, perfil metabólico, saúde óssea, ansiedade, depressão, infarto, qualidade de vida, hipertensão e natalidade.
Mortalidade, doenças coronarianas, hipotensão, infarto, diabetes tipo II, síndrome metabólica, câncer de cólon, câncer de mama, depressão, aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, composição corporal, saúde óssea, qualidade do sono, saúde funcional, qualidade de vida, risco de quedas e função cognitiva.
Mortalidade, doenças coronarianas, hipertensão, infarto, diabetes tipo I, síndrome metabólica, câncer de cólon, câncer de mama, depressão, aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, composição corporal, saúde óssea, qualidade do sono, saúde funcional, qualidade de vida, risco de quedas e função cognitiva.
Mortalidade, doenças coronarianas, hipertensão, infarto, diabetes tipo II, síndrome metabólica, câncer de cólon, câncer de mama, depressão, aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, composição corporal, saúde óssea, qualidade do sono, saúde funcional, qualidade de vida, risco de quedas e função cognitiva.

A história narra que a partir do momento em que o homem começou a andar, foram compreendidas atividades físicas para a própria sobrevivência, como por exemplo: buscar e pesquisar locais com água, recolher e capturar alimentos, escapar de predadores e se movimentar. Assim, o desenvolvimento da humanidade está atrelado ao desenvolvimento da atividade física.
Nesse aspecto, ao considerar a perspectiva de evolução da atividade física, assinale a alternativa correta:
Somente depois da mecanização das atividades diárias (que aconteceu aproximadamente 60 anos atrás) e da revolução digital (que aconteceu 30 anos atrás) que houve uma redução intensa do movimento humano.
Durante a revolução industrial, o movimento humano reduziu enormemente e as pessoas passaram a realizar poucas quantidades de movimento.
A atividade física apresenta influência diminuta (pequena) sobre a saúde humana. O principal ponto que deve ser destacado é a alimentação. O pilar da saúde pode ser considerado a alimentação, em segundo lugar os relacionamentos e em terceiro lugar a atividade física. A saúde plena pode ser adquirida mediante uma alimentação equilibrada e a partir da obtenção de relacionamentos sadios.
O movimento humano reduziu drasticamente a partir da década de 1990, e, sobretudo, no início da década de 2000, em que houve a difusão das tecnologias; podemos destacar a utilização do computador pessoal e de celulares. Portanto, nesse instante, houve uma exponencial redução de atividades físicas, pois as pessoas passaram a se comunicar e trabalhar em suas casas.
Com a revolução da agricultura, o padrão de movimento das pessoas foi alterado substancialmente. A partir desse momento, houve um avanço do sedentarismo, uma vez que as pessoas detinham um lugar fixo e não viviam mais como nômades.

Em concordância com os aspectos abordados na disciplina de Atividade Física e Qualidade de Vida, atividades realizadas durante o dia tem impacto em nosso balanço energético. Nesse sentido, considerando o atual cenário dos avanços tecnológicos percebe-se que diversas mudanças ocorreram em nossas vidas interferindo nesse balanço energético.
Considerando o gasto energético e atividade física nos dias atuais, assinale a alternativa correta.
Olhar apenas para o gasto energético é demasiado simplista, uma vez que a inatividade física está relacionada a mais de 35 condições de saúde.
O gasto energético é o fator determinante para redução da gordura corporal. Nesse sentido, é indiferente realizar atividade física, pois apenas a redução de gordura corporal é considerada um fator determinante da saúde.
Nos dias atuais, o gasto energético das pessoas tem aumentado drasticamente, dado que as pessoas têm consciência dos malefícios causados pela inatividade física e dessa forma, a prática de exercícios físicos elevou-se exponencialmente.
O nível de atividade física tem caído drasticamente na sociedade atual. No entanto, esse fator não é considerado um problema, dado que os alimentos industrializados com o advento tecnológico apresentam menos calorias em sua composição.
A prática de exercícios físicos não pode compensar a redução de movimento causado pelas novas tecnologias. Portanto, o ponto que deve ser destacado é a redução da ingestão calórica e a atividade física é um fator secundário na promoção da saúde e qualidade de vida.

Mais conteúdos dessa disciplina