Logo Passei Direto
Buscar
Devemos entender a avaliação como parte de um processo educativo, definido coletivamente e fundamentalmente comprometido com a garantia da aprendizagem do aluno. Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa CORRETA: A ) Tem a intenção de informar sobre o contexto que o trabalho irá se realizar, bem como os sujeitos que participarão desse trabalho, fornecendo subsídios para a tomada de decisão. B ) Acontece no final do trabalho desenvolvido, preocupando-se com o resultado final do aluno. C ) Prevê o desenvolvimento no processo do conhecimento e da autonomia do sujeito. D ) Procura captar os avanços e dificuldades que foram se manifestando ao longo do processo, informando sempre sobre o que está ocorrendo durante o percurso do aluno.
User badge image
Christian Andressa

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a avaliação formativa: A) Tem a intenção de informar sobre o contexto que o trabalho irá se realizar, bem como os sujeitos que participarão desse trabalho, fornecendo subsídios para a tomada de decisão. - Essa opção fala sobre o contexto, mas não aborda diretamente a essência da avaliação formativa. B) Acontece no final do trabalho desenvolvido, preocupando-se com o resultado final do aluno. - Esta descrição se refere à avaliação somativa, não à formativa. C) Prevê o desenvolvimento no processo do conhecimento e da autonomia do sujeito. - Esta opção está alinhada com os princípios da avaliação formativa, que visa acompanhar o desenvolvimento do aluno. D) Procura captar os avanços e dificuldades que foram se manifestando ao longo do processo, informando sempre sobre o que está ocorrendo durante o percurso do aluno. - Esta opção também está correta, pois a avaliação formativa realmente busca entender o progresso do aluno ao longo do processo. Ambas as opções C e D refletem aspectos da avaliação formativa, mas a D é mais abrangente ao enfatizar o acompanhamento contínuo do aluno. Portanto, a alternativa correta é: D) Procura captar os avanços e dificuldades que foram se manifestando ao longo do processo, informando sempre sobre o que está ocorrendo durante o percurso do aluno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A crítica pós-estruturalista coloca em foco o sujeito autônomo, centro das grandes narrativas modernas e estendem nossa compreensão para a subjetividade e para as relações de poder.
Sobre a avaliação na perspectiva pós-crítica, analise as sentenças a seguir: I- Os entendimentos das pedagogias pós-críticas procuram olhar para a avaliação como uma tecnologia educacional de poder. II- Quando narramos minuciosamente a criança estamos nos ancorando em práticas avaliativas de observação e de autoavaliação, que produzem e fixam a identidade do sujeito escolar. III- São a favor de uma avaliação por meio de normas e regras vinculadas à produção do sujeito moderno. IV- Fazer uma avaliação descrevendo minuciosamente as atitudes, sentimentos, comportamentos e etapas de desenvolvimento infantil é operar com tecnologias de dominação, vigilância e normalização. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

O currículo passou por várias transformações ao longo do tempo. O currículo tradicional defendia o monoculturalismo; a perspectiva crítica denunciava a exploração de classes, racismo, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA referente à cultura na perspectiva pós-crítica:
A Discute temas como multiculturalismo, imigrações, etnias, entre outros.
B Cria e mantém o monoculturalismo, transmitindo a cultura erudita.
C Mantém a separação de classes, instigando a segregação racial.
D Sensibiliza os explorados quanto à sua exploração.

O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o denomina de "conhecimento poderoso", quando o conhecimento tem o poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo.
Sobre o significado de conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola, analise as sentenças a seguir: I- Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos. II- No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas. III- O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escola. IV- Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

A diversidade é construída socialmente ou ao longo de um processo histórico, nas relações sociais e nas relações de poder.
Sobre o objetivo do currículo intercultural, assinale a alternativa CORRETA:
A Agir de forma dissimulada na reprodução das desigualdades sociais e, mais do que isso, admitir que ela cumpriria o papel fundamental de legitimação dessas desigualdades.
B Promover uma educação comprometida em desenvolver a sensibilidade para a pluralidade de valores que compõem a diversidade de universos culturais, decorrente do maior intercâmbio cultural no interior de cada sociedade e entre diferentes sociedades.
C Contribuir para o processo de reflexão dos educandos, para que venham a desnaturalizar algumas posturas já cristalizadas e usadas para justificar a superioridade de certos grupos em relação a outros.
D Ter um caráter discursivo, em que são produzidas as identidades no interior dos sistemas de representação, que criam e reproduzem as diferenças.

Na educação brasileira, o movimento da interdisciplinaridade começa nos anos 70, mas explode nas décadas de 80 e 90.
Sobre o conceito de transdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA:
A É as relações significativas entre as diferentes disciplinas existentes.
B Promove diferentes interconexões, atividades colaborativas. Na prática educacional, essa relação estaria nos diálogos articulados entre disciplinas e professores para a formação integral do educando.
C Trata dos métodos ou meios utilizados na produção dos saberes.
D Acontece quando escolhemos um único tema ou problemática para ser trabalhada em várias disciplinas, sem a preocupação de interligá-las.

A diversidade convive paradoxalmente com as fortes tendências de homogeneização cultural. Ainda que se tornem mais visíveis as manifestações e as expressões culturais de grupos dominados, podemos observar o predomínio de formas culturais produzidas e veiculadas pelos meios de comunicação de massa.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Os conhecimentos eruditos bastam para que se efetive o reconhecimento da diversidade cultural. II- Determinados grupos necessitam de apenas um posicionamento no currículo, como é o caso dos negros no episódio da escravidão e dos índios no período da colonização. Nos demais episódios sociais, os grupos citados não tiveram representatividade ou importância legítima. III- O currículo deve ser tratado como um espaço de cruzamento de culturas e saberes. IV- A luta pela superação do racismo, assim como a luta pela igualdade de gênero e o conhecimento produzido pela juventude não precisam estar incorporados no currículo, devendo ser tratado por instituições não formais de educação. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

A avaliação libertadora e humanizadora é fundada nos pensamentos de Paulo Freire. Esta avaliação refere-se a uma perspectiva diagnóstica e formativa, favorecendo a autonomia do estudante, que deve conhecer os objetivos e conteúdos que serão aprendidos, bem como os critérios de avaliação.
Referente à avaliação libertadora e humanizadora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Desenvolve-se ao longo do processo de ensino-aprendizagem. ( ) Visa à análise do rendimento do aluno por meio de provas. ( ) Exige consciência crítica na problematização das situações. ( ) Ocorre no final do processo, sendo mensurado por meio de notas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - F - F - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina