Logo Passei Direto
Buscar
course.content.assessment.attempt.menu

Teste

Atividade de Sistematização – Unidade IV

Atividade de Sistematização – Unidade IV

1 de 4 questões restantes

Conteúdo do teste

Pergunta 1

Pergunta 1

0,17 Pontos

Pergunta 1

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta em relação à educação no Brasil no século XIX.


I – A ideia de criar, no século XIX, colégios orientados pelos padrões religiosos ia em direção oposta à dos outros países. Percebem-se nessa tendência os resquícios deixados pela Igreja. Na época os colégios sem vínculos religiosos eram mais inovadores e progressistas.


II – A Reforma Leôncio de Carvalho, em 1879, significou uma importante renovação para a educação no período do Império, na medida em que propunha a liberdade no ensino. Leôncio de Carvalho, ministro do Império e professor da Faculdade de Direito de São Paulo, criou o Decreto de nº 7.247, que instituiu a liberdade no ensino. Essa reforma abrangia os ensinos primário e secundário, no município da Corte, e também o ensino superior, em todo o Brasil. Segundo esse decreto, qualquer pessoa que se sentisse preparada tinha liberdade para formular o seu próprio método e ensinar.


III – O contexto educacional do Brasil no século XIX não apropriou-se dos interesses da elite, mesmo sendo esta que dominava a estrutura social, e a educação seguia os moldes que atendiam a interesses democráticos. Foi um período de incentivo à formação de professores, haja vista a importância dada à educação elementar.

Estão corretas as afirmações II e III, apenas.

Está correta a afirmação II, apenas.

Estão corretas as afirmações I e II, apenas.

Está correta a afirmação III, apenas.

Estão corretas as afirmações I e III, apenas.

Pergunta 2

Pergunta 2

0,17 Pontos

Pergunta 2

Em relação às reformas de Marquês de Pombal, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.


I – Uma ação fundamental foi a implantação do ensino público oficial. Para desenvolver essa nova estrutura, a Coroa portuguesa estabeleceu um modelo educacional com nom
User badge image
Neemias Rodrigues

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as afirmações da Pergunta 1 sobre a educação no Brasil no século XIX: I – A ideia de criar, no século XIX, colégios orientados pelos padrões religiosos ia em direção oposta à dos outros países. Percebem-se nessa tendência os resquícios deixados pela Igreja. Na época, os colégios sem vínculos religiosos eram mais inovadores e progressistas. Essa afirmação é um tanto confusa, pois, embora colégios sem vínculos religiosos possam ter sido mais inovadores, a afirmação de que a ideia de colégios religiosos ia em direção oposta aos outros países não é totalmente precisa. Portanto, essa afirmação é questionável. II – A Reforma Leôncio de Carvalho, em 1879, significou uma importante renovação para a educação no período do Império, na medida em que propunha a liberdade no ensino. Essa afirmação é verdadeira, pois a reforma realmente trouxe mudanças significativas, promovendo a liberdade de ensino e abrangendo diferentes níveis de educação. III – O contexto educacional do Brasil no século XIX não apropriou-se dos interesses da elite, mesmo sendo esta que dominava a estrutura social, e a educação seguia os moldes que atendiam a interesses democráticos. Essa afirmação é falsa, pois a educação da época, em grande parte, refletia os interesses da elite, e não os interesses democráticos. Com base nessa análise, a única afirmação correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: "Está correta a afirmação II, apenas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina