Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Considerando os solos e seus processos de formação, analise as seguintes afirmacoes.
Está correto o que se afirma somente em:
I. O solo é formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultantes da ação integrada, entre outras coisas, do clima e dos organismos sobre o relevo.
II. Os solos alóctones resultam do intemperismo da rocha subjacente.
III. A adição pode ocorrer através da lixiviação ou erosão dos solos.
a. III
b. II e II
c. I e II
d. I
User badge image
Praticando Para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O solo é formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultantes da ação integrada, entre outras coisas, do clima e dos organismos sobre o relevo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve adequadamente a formação do solo. II. Os solos alóctones resultam do intemperismo da rocha subjacente. Falso, os solos alóctones são aqueles que se formam a partir de materiais que foram transportados de outro lugar, enquanto os solos autóctones se formam a partir do intemperismo da rocha subjacente. III. A adição pode ocorrer através da lixiviação ou erosão dos solos. Falso, a adição refere-se à incorporação de novos materiais ao solo, enquanto a lixiviação e a erosão são processos que removem materiais do solo. Com base nas análises, apenas a afirmativa I está correta. Portanto, a alternativa que contém a afirmativa verdadeira é: d) I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas. A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico.
A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
a. A drenagem
b. O terraceamento
c. O desmatamento
d. A aração

Nas evoluções das paisagens de tempos pretéritos houve drástica alteração de um clima mais seco para bem mais úmido com importantes mudanças geomorfológicas, onde as drenagens "cavaram ou dissecaram o relevo", surgindo novos rios e riachos nas superfícies mais jovens. As densidades de drenagens são indicativas de variações de solos que podem ser constatadas no estudo da Fotopedologia e interpretação de imagens. Outros critérios utilizados nesse estudo são: relevo, tonalidade da imagem, uso atual, e vegetação natural.
Como regra geral: nos locais com densidade de drenagem paralela, são identificados Latossolos e Neossolos Quartzarênicos, nos locais com densidade de drenagem dendrítica, radial, anular e retangular ocorrem predominantemente Argissolos, Luvissolos, Nitossolos, Cambissolos, Neossolos Litólicos.
a. O risco de erosão é muito mais acentuado nos locais com densidade de drenagem paralela do que dendrítica
b. No período muito chuvoso, a possibilidade de encalhar caminhões numa "estrada de terra não cascalhada" é muito maior na paisagem com drenagem dendrítica do que paralela.
c. O comprimento do declive é menor nos locais com drenagem paralela em comparação com a dendrítica.
d. Todas alternativas corretas.

No Brasil cada vez mais a fronteira agrícola segue na direção de solos com baixos teores de argila porque os solos mais argilosos já foram escolhidos. A argila é importante porque está diretamente ligada com a disponibilidade de água, adsorção de nutrientes, e CTC dos solos; é muito utilizada no cálculo do gradiente textural entre os horizontes A e B na classificação de um solo, e no cálculo das doses de gesso e herbicidas.
Assinale a alternativa correta:
A fração argila tem duplo sentido: Granulométrico (argila, silte, areia fina, areia grossa), com diâmetro menor que 0,002 mm; de tão fina, possui elevada superfície específica; Mineralógico (montmorilonita, caulinita, haloisita, etc.), as cargas elétricas negativas e positivas dos solos estão diretamente ligadas a fração argila, geralmente predominando as negativas (cargas elétricas variáveis ou dependentes de pH e cargas permanentes ou independentes de pH).
a. Todos os solos arenosos no horizonte A são ressecados
b. Todas afirmativas incorretas
c. Não ocorrem nematóides nos solos argilosos
d. Não se deve plantar eucalipto, pinus, citrus, e mandioca nos solos argilosos.

A cor do solo reflete os teores de matéria orgânica, óxidos de ferro e as classes de drenagem interna, e é a sensação visual que primeiro chama atenção na identificação dos solos. A tabela Munsell de cores é rotineiramente utilizada na identificação das cores dos diversos solos.
Numa mesma topossequência na paisagem de solos derivados do mesmo material de origem, os mais vermelhos (ou hematíticos) situam nas partes mais altas e os mais amarelos (goethiticos) ocorrem nas posições mais baixas limitando-se com os solos de várzeas (Gleissolos). Numa região ocorrem solos com grande variações de tipos de solos, voce espera que:
a. A hematita colore o solo de amarelo.
b. Todo solo de cor 2,5YR possui elevado potencial nutricional abaixo da camada arável (eutróficos).
c. O risco de inundação pelas chuvas é freqüente no solo de cores neutras.
d. Solo com mosqueamento possui drenagem interna rápida.

O solo é a ________ da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo _______ da rocha-mãe e pela ______ de matéria orgânica.
a. camada orgânica, depósito e acumulação.
b. camada inorgânica, surgimento e variação.
c. camada superficial, desgaste e decomposição.
d. principal camada, complexo e variação.

Mais conteúdos dessa disciplina