Logo Passei Direto
Buscar
No colonialismo, territórios e povos foram dominados como extensão de poder da metrópole e o imperialismo como imposição e controle de governos e mercados.
A partir dessa afirmação, assinale a alternativa que a contradiga:
A) Colonialismo português no Brasil anterior à independência e imperialismo do Reino Unido na Índia.
B) Colonialismo é o processo de expansão e dominação colonial.
C) Imperialismo é um movimento de auxílio dos impérios aos países pobres.
D) Colonialismo requer muito capital investido no território dominado.
E) Imperialismo faz uso tanto do Direito, quanto da força militar e das estratégias de controle cultural.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a alternativa que contradiz a afirmação sobre colonialismo e imperialismo, vamos analisar cada uma das opções: A) Colonialismo português no Brasil anterior à independência e imperialismo do Reino Unido na Índia. - Esta opção não contradiz a afirmação, pois exemplifica os conceitos de colonialismo e imperialismo. B) Colonialismo é o processo de expansão e dominação colonial. - Esta definição é coerente com a afirmação e não a contradiz. C) Imperialismo é um movimento de auxílio dos impérios aos países pobres. - Esta opção contradiz a afirmação, pois sugere que o imperialismo tem uma conotação positiva de auxílio, enquanto a afirmação fala sobre imposição e controle. D) Colonialismo requer muito capital investido no território dominado. - Esta afirmação é verdadeira e não contradiz a afirmação original. E) Imperialismo faz uso tanto do Direito, quanto da força militar e das estratégias de controle cultural. - Esta opção também não contradiz a afirmação, pois descreve métodos de controle que se alinham com a definição de imperialismo. Portanto, a alternativa que contradiz a afirmação é: C) Imperialismo é um movimento de auxílio dos impérios aos países pobres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta uma caracterização correta de Colonialismo, Imperialismo e globalização.
a. Colonialismo, imperialismo e globalização no período moderno seriam modos capitalistas de controle de territórios por causa de suas riquezas e, portanto, daqueles que eram, até então, seus antigos donos, governos e povos.
b. No colonialismo, territórios e povos foram dominados como extensão absoluta de poder da metrópole, no imperialismo ocorreu imposição e controle de governos e mercados, enquanto na globalização o principal objetivo dos Estados poderosos é implantar estruturas administrativas, alfandegárias e tributárias para poder extrair riquezas dos territórios sob domínio metropolitano.
c. As relações estabelecidas entre Portugal e o território do atual Brasil (até a proclamação da independência), do Reino Unido com os países da Ásia (como a Índia até a proclamação da independência) e dos Estados Unidos da América com os países das Américas Central e do Sul (Porto Rico e Colômbia), são exemplos de colonialismo, globalização e imperialismo, respectivamente.
d. Colonialismo, imperialismo e globalização são processos exclusivamente econômicos da geografia política e sua abordagem é uma questão simples de geoeconomia.
e. Os três termos referem-se a processos muito similares, podendo-se, portanto, aplicá-los indistintamente.

Existe um debate no que concerne à classificação geopolítica em clássica e contemporânea.
Assinale a alternativa que melhor o situe numa perspectiva dinâmica, mais próxima da realidade atual.
a. Ao analisarmos a complexidade da realidade social contemporânea deveríamos defender uma geopolítica cujas territorialidades ocorressem acima e abaixo da escala do Estado; isto é, blocos econômicos, grandes cartéis e corporações transnacionais (acima) e agentes individuais e grupais sediados em lugares e regiões (abaixo).
b. O território nacional é a escala privilegiada de poder, a única.
c. As empresas privadas, de qualquer porte, não são agentes potenciais de análise geopolítica.
d. Os militares são os principais agentes geopolíticos.
e. A geopolítica não pode se tornar área de estudo, pois é apenas discurso.

O chamado 'Primeiro Choque do petróleo', em 1973, expôs a fragilidade das economias mundiais demandantes deste recurso, concentrado e controlado por poucos, o que evidencia sua marca geopolítica.
Seguindo a lógica da afirmação, assinale a alternativa que contenha uma consequência desta:
a. Há muita resistência às fontes alternativas de energia, pois tanto os detentores de reservas de combustível fóssil quanto aqueles que o empregam em larga escala, não pagarão a conta das transformações na matriz.
b. O choque provocado pela Opep não prejudica os países não produtores.
c. Os países membros da Opep tentaram com a medida ajudar Israel, antigo aliado no Oriente Médio.
d. Os únicos que saíram ilesos da crise foram os Estados Unidos, pois seu parque industrial, bem como seus produtos estavam em sintonia com os novos parâmetros de consumo ditados pela escassez produzida.
e. Não houve iniciativas de desenvolvimento de fontes alternativas ao petróleo, pois nenhuma outra serve aos mesmos propósitos.

É comum a confusão entre os conceitos de geografia política e geopolítica. Embora sejam interligados, ambos possuem diferentes objetos de estudo.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito às distinções entre geografia política e geopolítica.
a. A geopolítica tem a finalidade precípua de explicar a realidade geográfica (ambiental) do poder (organizações e estruturas espaciais políticas), seus componentes objetivos e estratégicos.
b. A geopolítica não tem uma dimensão teórica.
c. A geopolítica nasce como disciplina acadêmica.
d. A geografia política é ação pura.
e. O pensamento de Ratzel e de outros teóricos da geografia política frisaram as questões referentes: à sociedade, à identificação, descrição e correlação espacial dos recursos ambientais, à produção e ao desenvolvimento do Estado, às delimitações territoriais, aos conflitos de poder entre os Estados e, principalmente, ao conceito de Estado nação e seu papel no sistema internacional de poder. Já a geopolítica como ações geoestratégicas teria nascido muito antes da tentativa de sistematizá-la cientificamente.

Mais conteúdos dessa disciplina