Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A potência média da corrente elétrica é uma potência mais conveniente e fácil de medir, já que a instantânea é muito mais complicada. A potência média é aquela que podemos verificar em um wattímetro, por exemplo. Nada mais é do que a potência instantânea que conseguimos captar naquele exato momento da medição. Portanto, a medida da potência média da corrente elétrica é o watt.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O indutor não dissipa potência.
II- O resistor dissipa potência.
III- O indutor e o capacitor dissipam potência.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O indutor não dissipa potência. Verdadeiro, o indutor armazena energia na forma de um campo magnético e não dissipa potência, ou seja, não converte energia elétrica em calor. II- O resistor dissipa potência. Verdadeiro, o resistor converte energia elétrica em calor, dissipando potência. III- O indutor e o capacitor dissipam potência. Falso, tanto o indutor quanto o capacitor não dissipam potência. Eles armazenam energia (o indutor no campo magnético e o capacitor no campo elétrico) e não a convertem em calor. Agora, vamos ver quais sentenças estão corretas: - A sentença I está correta. - A sentença II está correta. - A sentença III está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Depois de anos investigando o funcionamento de nossas pernas, um grupo de cientistas construiu uma traquitana simples, mas extremamente sofisticada, que é capaz de diminuir o consumo de energia de uma caminhada em até 10%. Uma pessoa caminhando, sem a traquitana, gasta 80 cal a cada metro. Utilizando o equipamento e reduzindo em 10% seu consumo de energia, essa pessoa percorreu uma distância D com velocidade média igual a 7,0 km/h e gastou energia correspondente a um prato de feijoada de 504 kcal. Os valores da distância D e da potência P consumida na caminhada são, respectivamente:
Qual é a alternativa correta?
a) 5,7 km e 700 W.
b) 6,3 km e 622 W.
c) 7,0 km e 560 W.
d) 6,3 km e 155 W.

O fator de potência conhecido por f.p. é definido como sendo o cosseno da diferença de fase entre a tensão e a corrente. Ele é também considerado como sendo o ângulo da impedância de carga em um circuito elétrico ou em um sistema de potência. Sua expressão matemática é dada por: f.p.=cos(tetha), onde: theta é a diferença de fase entre v e i. E e theta podem ser expresso em graus ou em radianos. Dada uma carga, Vrms = 110 cm ângulo de 85° [V], Irms = 0,4 com ângulo de 15° [A], determine o fator de potência e a impedância de carga:
Qual é a alternativa correta?
a) f.p. = 0,421 (atrasado), Zc = (94,56 + j268,4) [ohms].
b) f.p. = 0,320 (adiantado), Zc = (95,06 + j227,4) [ohms].
c) f.p. = 0,302 (adiantado), Zc = (92,06 + j276,4) [ohms].
d) f.p. = 0,342 (atrasado), Zc = (94,06 + j258,4) [ohms].

Os equipamentos utilizados em uma instalação industrial (motores elétricos de indução, transformadores etc.) são em sua maioria consumidores parciais de energia reativa indutiva a qual não produz nenhum trabalho útil. A energia reativa indutiva apenas é necessária para a formação do campo magnético dos referidos equipamentos. A potência reativa indutiva necessária à criação do campo magnético é normalmente transmitida a partir de uma fonte geradora distante da indústria, sobrecarregando o sistema e acarretando perdas nos sistemas de transmissão e distribuição. Dessa forma, seria interessante que a potência reativa indutiva fornecida (trocada) pela fonte geradora fosse fornecida por uma fonte local (na própria indústria) de maneira a aliviar o sistema fornecedor de energia. Assim, o sistema poderia transportar mais energia que efetivamente resulte em trabalho útil (energia ativa/potência ativa no eixo do motor).
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para corrigir o fator de potência, geralmente, utilizamos um banco de capacitores.
( ) O fator de potência é dito estar em atraso quando a corrente precede a tensão.
( ) O fator de potência atrasado de uma carga pode ser corrigido colocando-se um capacitor em paralelo com a carga.
( ) O fator de potência é dito estar em avanço quando a corrente sucede a tensão.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.

Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto S = V.I*, cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S. Note que o símbolo I* representa o conjugado complexo da grandeza corrente elétrica. Sua parte real é igual à potência média P e sua parte imaginária é igual à potência reativa Q.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O módulo de S é a potência aparente S= V.I.
( ) O ângulo de fase adiantado, ou seja, quando a corrente I está adiantada em relação à tensão V, determina uma potência Q adiantada.
( ) O ângulo de fase atrasado, ou seja, quando a corrente I está atrasada em relação à tensão V, determina uma potência Q atrasada.
( ) O módulo de S é a potência aparente P= V.I.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 11,3% da energia consumida no Brasil e 88,1% no Paraguai. Em 2019, um dos anos mais secos na história da usina, a Itaipu produziu 79.444.510 MWh (79,4 milhões de MWh). Em 2016, a produção chegou a 103.098.366 MWh (103 milhões de MWh), um novo recorde mundial de produção anual. A maior marca anterior havia sido estabelecida em 2013, com 98.630.035 MWh.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A variação de frequência e, consequentemente, de tensão e de potência existentes entre os países que constituem fronteira com o Brasil, tais como o Paraguai e o Uruguai devem ser observadas.
II- Na Usina Hidroelétrica de Itaipu ocorre a geração de energia em duas diferentes frequências.
III- Ficou definido que metade da energia gerada nessa usina seria em 60 Hz, padrão usado no Brasil, e a outra metade seria em 50 Hz, que é o padrão utilizado no Paraguai.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Na indústria podem-se citar as seguintes cargas típicas que contribuem para o baixo fator de potência: injetoras, fornos de indução ou a arco, sistemas de solda, prensas, guindastes, pontes rolantes, bombas, compressores, ventiladores, tornos, retíficas, sistemas de galvanoplastia e eletrólise, entre outros.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 1.
II- Os bancos de capacitores reduzem a potência reativa fornecida pelo transformador e, são destinados à compensação da carga indutiva nas indústrias.
III- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 100.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

As principais cargas que causam baixo fator de potência são lâmpadas fluorescentes, transformadores em vazio (sem carga) ou com baixa carga e motores de indução (motores mais usados na indústria). A forma de compensar o baixo Fator de Potência é a instalação de bancos de capacitores em paralelo na entrada de energia ou no próprio equipamento com carga indutiva. Esses bancos introduzem na instalação uma carga capacitiva, que tem o efeito contrário da carga indutiva. Isso compensa o baixo Fator de Potência e ajusta o valor para mais próximo de 1, evitando as multas.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
a) O valor do capacitor é de, aproximadamente, C = 1055 [microFarad].
b) O valor do capacitor é de, aproximadamente, C = 1155 [microFarad].
c) O valor do capacitor é de, aproximadamente, C = 1000 [microFarad].
d) O valor do capacitor é de, aproximadamente, C = 1250 [microFarad].

Mais conteúdos dessa disciplina