Buscar

o que significa salário maternidade?

💡 1 Resposta

User badge image

Pedro Ferencz

Regulamentação básica: artigos 71-73, da Lei 8.213/91; artigos 93-103, do RPS (Decreto 3.048/99).

 

O salário-maternidade é um benefício previdenciário devido a todas as seguradas do RGPS, sem exceção, que visa substituir a sua remuneração em razão do nascimento do seu filho ou da adoção de uma criança, pois nesse período é preciso que a mulher volte toda a sua atenção ao infante, sendo presumida legalmente a sua incapacidade temporária de trabalhar.

 

No caso de empregos concomitantes, a segurada fará jus ao salário-maternidade relativo a cada emprego. Por sua vez, nos moldes do artigo 299, da Instrução Normativa INSS PRES 45/2010, no caso de atividade simultânea na condição de segurada empregada com contribuinte individual ou doméstica, a segurada fará jus ao salário-maternidade relativo a cada atividade.

 

Deveras, em regra, o salário-maternidade será pago pelo período de 120 dias, com data de início no 28° dia que anteceda o parto, até 91 dias após o referido evento.

 

 

AMADO, Frederico. Direito e Processo Previdenciário. 2012, JusPodvim- Salvador, BA. p. 563 - 564.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais