Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia

Colégio Objetivo
A fisiopatologia da cardiopatia isquêmica envolve especificamente dois processos: a oferta e a demanda de oxigênio pelo miocárdio. A isquemia miocárdica ocorre quando há desequilíbrio na oferta e na demanda de oxigênio (consumo). Em algumas condições, o comprometimento da oferta de oxigênio é secundário à diminuição do fluxo sanguíneo, sendo essa a fisiopatologia da maioria dos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e dos episódios de angina instável. Sobre o desenvolvimento de cardiopatia isquêmica e os fatores de risco convencionais para doença aterosclerótica coronária, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo.
II- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo e uso abusivo de cafeína.
III- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, vida sedentária e estado hormonal (deficiência de estrógeno).
IV- Tabagismo, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo, uso abusivo de cafeína e consumo excessivo de leguminosas.
A - Somente a sentença IV está correta.
B - Somente a sentença III está correta.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - Somente a sentença I está correta.
User badge image
Tópicos de Fisiopatologia

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo. Esta sentença lista fatores de risco convencionais para a cardiopatia isquêmica e está correta. II- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo e uso abusivo de cafeína. Esta sentença também está correta, pois inclui todos os fatores da sentença I e adiciona o uso abusivo de cafeína, que pode ser considerado um fator de risco em algumas circunstâncias. III- Tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, vida sedentária e estado hormonal (deficiência de estrógeno). Esta sentença está correta, pois inclui fatores de risco relevantes, mas a expressão "vida sedentária" é um pouco diferente de "atividade física desordenada", embora ambas se refiram à falta de atividade física. IV- Tabagismo, hiperlipidemia, diabetes melito e intolerância à glicose, resistência à insulina, obesidade, atividade física desordenada (não contínua), alcoolismo, uso abusivo de cafeína e consumo excessivo de leguminosas. Esta sentença é incorreta, pois o consumo excessivo de leguminosas não é considerado um fator de risco para cardiopatia isquêmica. Agora, considerando as análises: - A sentença I está correta. - A sentença II está correta. - A sentença III está correta. - A sentença IV está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C - As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Neuropatia diabética é uma síndrome clínica e/ou distúrbio nervoso causado pela diabetes. Algumas pessoas podem não ter qualquer sintoma, outras podem experimentar ou experienciar a presença de dor, formigamento, perda de sensibilidade, principalmente nas mãos, braços, pés e pernas. No entanto, esses problemas também podem ocorrer e repercutir em danos a outras estruturas, tais como sistema digestivo, coração e órgãos reprodutores. Sobre as causas desencadeadoras de neuropatia diabética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada, hiperglicemia, níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
( ) Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada, hipoglicemia, níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
( ) Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada, hipoglicemia, níveis ascendentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
( ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada, hipoglicemia, níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio, alterações microvasculares, entre outros.
a) F - V - V - F.
b) V - V - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - F - F.

A anatomia cardíaca apresenta várias estruturas intimamente interligadas e suas funções são importantes no processo de homeostase de todo o organismo, principalmente na difusão de substâncias do sangue para os tecidos e vice-versa. Qualquer alteração em uma das estruturas do coração pode afetar o seu funcionamento e a sua hemodinâmica, provocando sinais e sintomas característicos. O músculo cardíaco é formado por dois sincícios (câmeras), chamados de atrial e ventricular. Para que ocorra a contratilidade cardíaca, o músculo cardíaco conta com um gerador elétrico natural, dito como marcapasso fisiológico. Sobre esse marcapasso fisiológico, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nodo atrioventricular ou nódulo atrioventricular.
II- Feixe de Hiss.
III- Nodo sinusal ou nódulo sinusal.
IV- Nodo atrioventricular ou nódulo atrioventricular e feixe de Hiss.
A Somente a opção III está correta.
B As opções I e IV estão corretas.
C Somente a opção II está correta.
D Somente a opção I está correta.

O choque neurogênico acontece quando existe uma falha de comunicação entre o cérebro e o corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos percam a sua tonicidade e ocorra vasodilatação, dificultando a circulação devido à diminuição da pressão arterial. Quando isso ocorre, os órgãos nobres, como coração e cérebro, bem como os periféricos, deixam de receber o oxigênio e a glicose (energia) de forma suficiente, criando uma situação e condição de risco de vida àqueles que experienciam esse evento. Este tipo de choque é mais frequente em acidentes relacionados a traumas e quedas, em especial quando há lesão da medula espinhal.
Sobre os demais fatores possíveis de desencadear tal evento, assinale a alternativa CORRETA:
a) São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso como AVE (Acidente Vascular Encefálico), efeito de medicamentos ativador do SNC (Sistema Nervoso Central), uso de drogas e estados hiperglicemiantes.
b) São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso, efeito depressor de medicamentos, uso de drogas e estados hipoglicemiantes.
c) São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso, trauma craniano, efeito de medicamentos ativadores do SNC (Sistema Nervoso Central), uso de drogas e estados hiperglicemiantes.
d) São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso, efeito de medicamentos ativadores do SNC (Sistema Nervoso Central), uso de drogas e estados hiperglicemiantes.

O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca, ou seja, a perfusão celular estará comprometida e em risco de morte celular. Os sintomas mais comuns incluem estado mental alterado (confusão x delírios), taquicardia (coração batendo rápido), hipotensão (queda de pressão arterial) e oligúria (eliminação de pouca urina). O diagnóstico é basicamente clínico, incluindo mensuração de PA e, às vezes, utilização de exames laboratoriais para investigação e identificação das taxas de marcadores de hipoperfusão tecidual (por exemplo: lactato sanguíneo, PCR - Proteína C Reativa, entre outros). O tratamento consiste em reanimação por líquidos, incluindo hemoderivados se necessário (transfusão sanguínea), correção do distúrbio subjacente e, em alguns casos, utilização de fármacos vasopressores (aqueles que aumentam a força de contração do coração e respectivamente a pressão arterial). Entre os tipos de choque, encontramos o choque distributivo, que possui uma subdivisão quanto ao tipo de acometimento (origem).
Sobre as formas de choque distributivo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Choque neurogênico, choque cardiotônico e choque séptico.
B - Choque cardiogênico, choque anafilático e choque séptico.
C - Choque neurogênico, choque anafilático e choque séptico.
D - Choque elétrico, choque anafilático e choque séptico.

Mais conteúdos dessa disciplina