Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Lactente de 2 meses de vida, levado para consulta médica. Genitora relata que o filho apresenta episódios em que fica com os lábios roxos, fato notado principalmente após receber as vacinas do 2º mês de vida, quando teve febre e chorou muito. Lactente sem comorbidades conhecidas, nascido de parto vaginal, Apgar 8 e 9. Recebeu alta da maternidade 36h após o nascimento. Ao exame físico: BEG, eupneico, cianose de lábios e extremidades. À ausculta cardíaca, presença de sopro sistólico em borda esternal esquerda, grau 3/6. Sobre o caso descrito, podemos afirmar que:
O teste do coraçãozinho é um método de triagem para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas críticas. Um RN cujo teste teve como resultado SpO2 98% em MSD e SpO2 94% em MID poderá ser liberado para alta e acompanhamento ambulatorial de rotina.
Provavelmente o lactente é portador de uma cardiopatia congênita cianogênica, sendo a Persistência do Canal Arterial (PCA) a principal hipótese neste caso.
A Comunicação Interventricular (CIV) é uma cardiopatia acianogênica de hipofluxo pulmonar. Já a Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia cianogênica de hiperfluxo pulmonar.
Provavelmente trata-se de Tetralogia de Fallot. Nessa cardiopatia, o sopro sistólico auscultado tende a diminuir sua intensidade durante os episódios de crise de hipóxia.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao caso do lactente de 2 meses com cianose e sopro cardíaco. 1. O teste do coraçãozinho é um método de triagem para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas críticas. Um RN cujo teste teve como resultado SpO2 98% em MSD e SpO2 94% em MID poderá ser liberado para alta e acompanhamento ambulatorial de rotina. - Essa afirmação é verdadeira, mas não se relaciona diretamente com o caso clínico apresentado. 2. Provavelmente o lactente é portador de uma cardiopatia congênita cianogênica, sendo a Persistência do Canal Arterial (PCA) a principal hipótese neste caso. - A PCA é uma cardiopatia acianogênica e não cianogênica, portanto, essa afirmação não é correta. 3. A Comunicação Interventricular (CIV) é uma cardiopatia acianogênica de hipofluxo pulmonar. Já a Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia cianogênica de hiperfluxo pulmonar. - A CIV é uma cardiopatia acianogênica, mas a Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia cianogênica, e a descrição de "hiperfluxo pulmonar" não é precisa para a Tetralogia de Fallot. Portanto, essa afirmação é confusa e não é totalmente correta. 4. Provavelmente trata-se de Tetralogia de Fallot. Nessa cardiopatia, o sopro sistólico auscultado tende a diminuir sua intensidade durante os episódios de crise de hipóxia. - A Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia cianogênica e pode causar cianose, especialmente durante crises. O sopro sistólico pode realmente diminuir durante as crises de hipóxia, o que faz essa afirmação ser a mais correta. Diante da análise, a alternativa correta é: Provavelmente trata-se de Tetralogia de Fallot. Nessa cardiopatia, o sopro sistólico auscultado tende a diminuir sua intensidade durante os episódios de crise de hipóxia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Avalie os trechos do prontuário descritos nas alternativas abaixo, relacionando com o local correto de descrição pelo método SOAP e marque a alternativa correta:
(alternativa A) “Paciente refere que já fez uso de diversos medicamentos tópicos, sem orientação médica, e que não apresentou sucesso. Afirma irregularidade menstrual, nega alergias e uso de medicamentos” – esse trecho corresponde à parte “Avaliação” dentro do acrônimo SOAP.
(alternativa B) “Solicito exames laboratoriais, encaminho para avaliação com o ginecologista (para uso de anticoncepcional), para acompanhamento nutricional e psicológico, prescrevo medicação tópica antiacneica” – esse trecho corresponde à parte “Objetivo” no acrônimo SOAP.
(alternativa C) “Paciente apresenta IMC 28 kg/m², CA 95 cm, PA 110 x 75 mmHg, eupneica, normocorada, hidratada. Apresenta pápulas, pústulas e nódulos na face e no tronco anterior, além de cicatrizes de acne.” – esse trecho corresponde à parte “Plano” no acrônimo SOAP.
(alternativa D) (CORRETA) “A paciente refere sentir-se envergonhada com as lesões. Afirma que não consegue fazer amigos, pois prefere ficar sozinha na escola e não gosta de sair de casa. Deseja realizar um tratamento efetivo para esse problema” – esse trecho corresponde à parte “Subjetivo” no acrônimo SOAP.

Assinale a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta.
(alternativa A) Deiscência de anastomose; laparotomia exploradora.
(alternativa B) (CORRETA) Tromboembolismo pulmonar; angiotomografia de tórax.
(alternativa C) Pneumonia; tomografia de tórax.
(alternativa D) Atelectasia pulmonar; tomografia de tórax.

Mais conteúdos dessa disciplina