Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O IPI é um tributo federal que incide sobre produtos industrializados. Ele será seletivo em função da essencialidade do produto, o que significa que quanto mais essencial ele for, menor será o imposto. Sobre o IPI, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É fato gerador somente a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.
II- Será calculado mediante aplicação de alíquotas constantes na TIPI.
III- Será não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores.
IV- É trimestral o período de apuração do imposto.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre o IPI: I- É fato gerador somente a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial. Verdadeiro, o fato gerador do IPI realmente ocorre na saída do produto do estabelecimento industrial. II- Será calculado mediante aplicação de alíquotas constantes na TIPI. Verdadeiro, o IPI é calculado com base nas alíquotas que estão na Tabela de Incidência do IPI (TIPI). III- Será não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores. Verdadeiro, o IPI é um imposto não cumulativo, permitindo a compensação do imposto pago nas etapas anteriores. IV- É trimestral o período de apuração do imposto. Falso, a apuração do IPI é mensal, não trimestral. Agora, vamos verificar as alternativas: A) Somente a sentença III está correta. (Incorreta, pois I, II e III estão corretas) B) As sentenças II e III estão corretas. (Incorreta, pois I também está correta) C) Somente a sentença II está correta. (Incorreta, pois I e III também estão corretas) D) As sentenças I, II e IV estão corretas. (Incorreta, pois a IV está incorreta) Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: não há uma alternativa correta. As sentenças I, II e III estão corretas, mas a IV está incorreta. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ICMS é um tributo estadual que incide sobre operações relacionadas a mercadorias e serviços de transporte (exceto o municipal) e de serviços de comunicação. Sobre o ICMS, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Possui mais que um fato gerador, sendo que operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares, são alguns exemplos.
II- Apesar de possuir mais que um fato gerador, o ICMS possui apenas uma base de cálculo, que é o valor da operação.
III- Possui diversas alíquotas que variam conforme as operações.
IV- É cumulativo não sendo possível compensar o que for devido em cada operação.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Ao contabilizar uma receita com prestação de serviços, torna-se necessário registrar na contabilidade o valor do ISS devido pela empresa. A contabilização será realizada a partir de débitos e créditos em contas contábeis.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento da provisão do ISS em uma prestação de serviços normal:
A D – ISS s/ serviços (DR). C – Disponibilidades (AC).
B D – ISS s/ serviços (DR). C – ISS a recolher (PC).
C D – ISS a recolher (PC). C – Disponibilidades (AC).
D D – ISS a recolher (PC). C – ISS s/ serviços (DR).

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada” (BRASIL, 1966, s.p.). Além de compreender o conceito de tributo previsto na legislação, é relevante entender os elementos tributários: fato gerador, contribuinte, base de cálculo, alíquota, crédito, compensação e pagamento. Considerando a definição do elemento crédito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Utilização do crédito fiscal do tributo para fazer a compensação dos valores que têm para pagar no final do período (normalmente um mês).
B) Indica o percentual aplicado sobre a base de cálculo para encontrar o valor do tributo.
C) O momento do pagamento do tributo efetuado em moeda corrente, podendo variar em mensal, trimestral ou anual.
D) Direito de acumular créditos fiscais decorrentes do pagamento de tributos na aquisição de mercadorias, insumos e outras operações.

A Constituição Federal menciona, em seu artigo 195, que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e das seguintes contribuições sociais incidentes sobre: a folha de salários e demais rendimentos do trabalho; a receita ou o faturamento e o lucro. Sobre a incidência das contribuições sociais sobre a folha de salários, receita ou faturamento e lucro, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- CSLL.
II- COFINS.
III- FGTS.
A) I - III - II.
B) III - I - II.
C) III - II - I.
D) I - II - III.

O fato gerador é o momento em que se cria a exigência da obrigação principal ou acessória para o contribuinte (aquele que tem o dever de pagar o tributo). Diferentemente do ISS, por exemplo, o ICMS possui vários fatos geradores.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um fato gerador do ICMS:
A Prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores.
B Prestação de serviços constantes da lista da Lei Complementar 116/2003, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador.
C O total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
D Faturamento das pessoas jurídicas de direito privado.

“Considerada uma das mais modernas e extensas do mundo, a Constituição Federal (CF) de 1988 elenca os direitos individuais e coletivos dos brasileiros, com destaque à proteção da família, da cultura, dos direitos humanos, da educação e da saúde. Por essa razão, é considerada a lei maior do ordenamento jurídico nacional, composto por vários normativos. A hierarquia entre as leis é essencial a esse ordenamento, em especial para garantir o controle de constitucionalidade das normas ou para solucionar eventual conflito entre elas”. Sobre a hierarquia das leis brasileiras, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição Federal não aborda profundamente sobre cada tributo e são necessárias leis complementares: leis que complementam aquilo que foi abordado na CF.
II- A hierarquia das leis compõe-se de impostos, taxas e contribuições de melhoria, leis complementares, em resoluções do Senado Federal, e, nos limites das respectivas competências, em leis federal, estadual ou municipal.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

A Constituição Federal fixa tributos, mas menciona que cabe à Lei Complementar dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas tributos estaduais:
A) ICMS, IPVA e ISS.
B) ICMS, IPVA e ITCMD.
C) ICMS, PIS e ITCMD.
D) ICMS, COFINS e IPI.

Algumas empresas possuem o direito de acumular créditos fiscais decorrentes do pagamento de tributos na aquisição de mercadorias, insumos e outras operações. Apenas empresas que estão em regimes “não cumulativos” do tributo possuem direito a esse crédito. Além disso, alguns tributos podem ser tanto cumulativos como não cumulativos, o que influencia é o regime de tributação da empresa.
Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de tributo que será sempre cumulativo:
A) IPI.
B) ISS.
C) ICMS.
D) COFINS.

Mais conteúdos dessa disciplina