Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a teoria da empresa toda e qualquer atividade pode ser considerada empresária: a. Nenhuma das alternativas está correta. b. Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade. c. Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Portanto, é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços. d. Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é à toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o “negócio do tráfico”. e. Todas as alternativas estão corretas.
User badge image
hallison magno

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Nenhuma das alternativas está correta. - Essa opção não pode ser verdadeira se alguma das outras opções estiver correta. b) Desde que lícita e lucrativa. Critérios como habitualidade, pessoalidade, emprego de fatores de produção são irrelevantes frente à lucratividade. - Essa afirmação é imprecisa, pois a teoria da empresa considera a habitualidade e a organização da atividade, não apenas a lucratividade. c) Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística). Portanto, é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços. - Esta opção está correta, pois reflete a definição de empresário segundo a teoria da empresa, que considera a atividade econômica organizada e a impessoalidade. d) Atividades ilegais também podem ser consideradas atividades empresárias, pois conjugam os fatores de produção, bem como são exercidas com impessoalidade. Não é à toa que muitos especialistas chamam o crime organizado de a “empresa do crime” ou o “negócio do tráfico”. - Embora atividades ilegais possam envolver fatores de produção, não são consideradas empresariais no sentido legal e formal. e) Todas as alternativas estão corretas. - Como já vimos, nem todas as alternativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c) Desde que lícita e que conjugue os fatores de produção, e a atividade prestada não seja de caráter pessoal (não seja uma atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística). Portanto, é empresário aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É correto dizer que:
a. É possível existir direito sem sociedade, e sociedade sem o Direito. As pessoas, assim como o mercado, se autorregulam, conforme suas religiões e posicionamentos políticos.
b. O indivíduo tem obrigações e direitos autônomos. Ele não tem nada a ver com a convivência em sociedade. Tal afirmação é tão verdadeira que podemos provar de forma fácil, por exemplo, com a morte de uma pessoa. Assim que uma pessoa morre, morre com ela suas obrigações e direitos, e esse desaparecimento repentino de direitos e obrigações não gera e nunca gerou conflitos sociais.
c. O direito busca a pacificação social, porém sempre está atrasado em relação às demandas. Pode-se afirmar que o direito só surge para pacificar algum conflito preexistente.
d. O direito sempre se antevém ao conflito social que ele busca resolver. Primeiro surgem as normas e só então os conflitos, assim é correto afirmar que a sociedade sempre está atrasada em relação ao Direito. Prova disso é que a norma sempre prevê um conflito futuro a ser solucionado.
e. Conflitos sociais não existem, normas não existem, direito não existe, tudo é uma mentira inventada pelas emissoras de televisão para dominar a massa consumidora e trabalhadora deste país.

Das situações abaixo, quais podem ser consideradas relações jurídicas?
I) Relação de compra e venda entre duas empresas
II) Relação entre o estado como credor de tributos e as empresas como devedoras desses tributos;
III) Casamento entre duas pessoas
IV) Relação entre a empresa de energia elétrica e um aviário de frango que usa essa energia em seus maquinários
Relação íntima em que um dos envolvidos envia fotos íntimas a outro sob a promessa de não divulgação de referidas imagens.
a. Estão incorretas somente as alternativas III e V.
b. Todas as alternativas estão incorretas.
c. Estão corretas somente as alternativas I e IV.
d. Estão corretas somente as alternativas II, III e V.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É correto afirmar que: a. O Direito nasce da necessidade de regulamentar a vida em grupo/comunidade, e seu principal objetivo é a pacificação social b. O direito nasce da necessidade de vingar e punir ao extremo qualquer deslize de um sujeito que vivem em sociedade. Só dessa forma todos andam na linha, tendo medo da punição severa do estado. c. O Direito só surgiu depois da invenção da escrita, onde o ser humano começou a organizar em código suas leis escritas sendo que se não há lei escrita, não há direito. d. O direito na verdade não existe pois a maioria não pode impor regras contra a minoria, portanto cada um deve fazer o que bem entender, mesmo que isso traga o caos e gere conflitos sociais severos. Tem como objetivo a existência do próprio indivíduo e. O Direito surge da necessidade de regulamentar a vida de um indivíduo, que mesmo isolado, deve cumprir regras. Tem como objetivo o equilíbrio entre o indivíduo isolado e as plantas e animais.

Tendo em vista a hierarquia das normas (pirâmide de kelsen) podemos afirmar que:
I- A constituição federal é a norma suprema do nosso país, sobrepondo sobre todas as outras, sendo que se uma lei fere a constituição nao poderá ter validade.
II- Emenda constitucional pode, em alguns casos, estar sobre a constituição, pois se ela revoga parte da constituição, poderia revogá-la por completo.
III- Tratados internacionais de direitos humanos estão acima das Demais leis, sendo que quando o Brasil adere à um tipo de tratado deste, todas as normas infraconstitucionais devem se adequar à ele.
IV- As leis ordinárias são chamadas assim justamente porque elas manipulam as demais Leis para fazer o que ela quer. Ordinária!
V- As normas individuais (contratos privados realizados) podem revogar Leis. Por exemplo, um acordo trabalhista em que o funcionário aceita receber um pouco menos do que teria de direito, é um pactuação individual, que se sobrepõe à Lei (que manda o patrão pagar o que deve pagar).
a. Estão corretas as afirmacoes I, II e V.
b. Estão corretas as afirmações I, II, III, e V.
c. Estão incorretas as afirmações IV, V e III.
d. Estão corretas as afirmações I e III.
e. Estão incorretas as afirmações IV, III e II.

Mais conteúdos dessa disciplina