Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o artigo 887, do Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Sobre os títulos de crédito é incorreto afirmar que:
A) No artigo 887, do Código Civil, estão presentes os três elementos essenciais de um título de crédito: a autonomia das obrigações, a literalidade e a cartularidade.
D) Os títulos de crédito são títulos de apresentação e, pelo princípio da cartularidade, a apresentação do documento é essencial para o exercício dos direitos.
B) O título de crédito é um bem móvel e como tal está sujeito aos princípios gerais que regem os bens móveis, cabendo, por exemplo, constituir um penhor sobre o crédito ali representado.
C) Em decorrência do princípio da autonomia o avalista em documento apartado responderá da mesma maneira que o avalizado.
E) nenhuma das alternativas
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é incorreta em relação aos títulos de crédito, conforme o artigo 887 do Código Civil. A) No artigo 887, do Código Civil, estão presentes os três elementos essenciais de um título de crédito: a autonomia das obrigações, a literalidade e a cartularidade. - Esta afirmação está correta, pois realmente menciona os elementos essenciais. B) O título de crédito é um bem móvel e como tal está sujeito aos princípios gerais que regem os bens móveis, cabendo, por exemplo, constituir um penhor sobre o crédito ali representado. - Esta afirmação também está correta, já que os títulos de crédito são considerados bens móveis. C) Em decorrência do princípio da autonomia o avalista em documento apartado responderá da mesma maneira que o avalizado. - Esta afirmação é incorreta. O avalista não responde da mesma maneira que o avalizado, pois a autonomia do título de crédito implica que o avalista pode ter uma responsabilidade diferente. D) Os títulos de crédito são títulos de apresentação e, pelo princípio da cartularidade, a apresentação do documento é essencial para o exercício dos direitos. - Esta afirmação está correta, pois a apresentação do título é, de fato, essencial. E) Nenhuma das alternativas - Esta opção não se aplica, pois já identificamos uma alternativa incorreta. Portanto, a alternativa incorreta é: C) Em decorrência do princípio da autonomia o avalista em documento apartado responderá da mesma maneira que o avalizado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se a importância do endosso e do aval para a circulação e cumprimento das obrigações representados em um título de crédito, avalie as seguintes assertivas:
Estão corretas:
I- Através do endosso o endossante transfere e garante o pagamento da obrigação representada no título de crédito.
II- O endosso feito com cláusula 'não à ordem' produz apenas os efeitos de uma cessão de crédito.
III- Não é possível haver endosso parcial, mas poderá haver aval parcial (títulos típicos).
IV- Os avais simultâneos são os feitos por mais de uma pessoa, sem identificação do avalizado, e se presume serem dados em favor do sacador.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Nenhuma das alternativas.
I e II, apenas.
Todas as alternativas.

No que se refere ao conceito e aos princípios dos Títulos de crédito, assinale a alternativa correta.
O princípio da autonomia prevê que os títulos de crédito devem ser emitidos em documentos físicos.
De acordo com o princípio da cartularidade, no título de crédito vale o que nele está escrito.
Os princípios dos títulos de crédito podem ser facilmente identificados no conceito de títulos de crédito.
De acordo com o conceito de título de crédito, o exercício do direito mencionado no título não precisa de documento físico.
De acordo com o princípio da autonomia, as obrigações geradas com a emissão e transmissão dos títulos de crédito são autônomas entre si, podendo, entretanto qualquer obrigado opor exceções pessoais a terceiros de boa fé.

Em relação aos prazos da Lei nº. 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a alternativa correta.
Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 10 (dez) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados. Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 20 (vinte) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados; Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 15 (quinze) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados; Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 40 (quarenta) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados. Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 30 (trinta) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados;

Em relação à duplicata, é correto afirmar:
Em seu pagamento não podem ser deduzidos créditos a favor do devedor, ainda que relativos ao mesmo negócio jurídico, tendo em vista sua origem causal.
Uma só duplicata pode corresponder a mais de uma fatura, desde que todas correspondam a dívidas vencidas.
Não admite reforma ou prorrogação do prazo de vencimento, uma vez que se trata de título formal.
O comprador só pode resgatá-la após aceitá-la e a partir de sua data de vencimento.
Indicará ela sempre o valor total da fatura, ainda que o comprador tenha direito a qualquer rebate, mencionando o vendedor o valor líquido que o comprador deverá reconhecer como obrigação de pagar.

Sobre o tema Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial, e considerando a Lei nº 11.101/2005, marque a afirmação correta.
A Lei nº 11.101/2005 não se aplica a empresa pública e sociedade de economia mista. Os créditos trabalhistas cedidos a terceiros conservam sua natureza de oriundos da legislação do trabalho e mantém sua preferência na classificação dos créditos na falência. Até mesmo as obrigações a título gratuito são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência. O juiz fixará o valor e a forma de pagamento da remuneração do administrador judicial. No entanto, por se tratar de verba alimentar, mesmo em caso de desaprovação de suas contas, o administrador judicial terá direito a essa remuneração. As sociedades cooperativas que pedirem recuperação judicial poderão pedir a aplicação do plano especial.

A transmissão dos direitos emergentes de um título de crédito, através da transferência da propriedade do título, gerando uma nova garantia, uma nova co-obrigação, chama-se:
aceite
endosso
saque
aval
fiança

Assinale a alternativa correta quanto ao regime jurídico aplicável às Letras de Câmbio e Notas Promissórias.
A cláusula "à ordem" expressa no título, define a responsabilidade solidária de todos os garantidores do direito de crédito nele mencionado.
O Aval dado em uma nota promissória tem os mesmos efeitos jurídicos de uma fiança prestada em um contrato de mútuo.
A cobrança judicial do crédito mencionado em uma nota promissória contra o devedor principal independe do prévio protesto do título.
O endosso em uma nota promissória pode ser feito com a cláusula de sem garantia, o que impede a realização de novos endossos.
O Sacado de uma Letra de Câmbio e o Emitente de uma nota promissória são os devedores principais dos respectivos créditos e possuem a mesma responsabilidade em face do beneficiário.

A transmissão dos direitos emergentes de um título de crédito mediante a assinatura daquele que o transmite na cártula, através da transferência da propriedade do título, gerando uma nova garantia, uma nova co-obrigação, chama-se:
endosso
aval
saque
aceite
fiança

Mais conteúdos dessa disciplina