Logo Passei Direto
Buscar
A Lei n° 8.987/95 indica como prioritária a resolução consensual dos litígios nas concessões. Quanto aos modos amigáveis de resolução de conflitos derivados da concessão, é correto afirmar:
a. Apesar da arbitragem oferecer maior segurança jurídica e efetividade do que a via judicial, ela aumenta os custos, implicando maiores preços cobrados pelo particular.
b. O estímulo ao uso da arbitragem por parte da Administração se limita a novos contratos de concessão, visto que aqueles em vigor sem a previsão da arbitragem nas cláusulas contratuais não podem ser alterados para acrescentá-la.
c. Somente o direito público designado como “disponível” é passível de questionamento na via arbitral.
d. Não é recomendável que os documentos editalícios disponham os contornos do procedimento arbitral, pois isso colabora para o engessamento do Edital.
User badge image
PublicoGestor

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei n° 8.987/95 e à resolução consensual de litígios nas concessões: a) Apesar da arbitragem oferecer maior segurança jurídica e efetividade do que a via judicial, ela aumenta os custos, implicando maiores preços cobrados pelo particular. - Essa afirmação pode ser verdadeira em alguns contextos, mas não é uma regra geral, pois a arbitragem pode, em certos casos, ser mais rápida e menos custosa que a judicial. b) O estímulo ao uso da arbitragem por parte da Administração se limita a novos contratos de concessão, visto que aqueles em vigor sem a previsão da arbitragem nas cláusulas contratuais não podem ser alterados para acrescentá-la. - Essa afirmação é correta, pois a arbitragem deve estar prevista no contrato desde o início, e não pode ser imposta a contratos já existentes. c) Somente o direito público designado como “disponível” é passível de questionamento na via arbitral. - Essa afirmação é imprecisa, pois a arbitragem pode ser utilizada em diversas questões, mas não se limita apenas ao direito disponível. d) Não é recomendável que os documentos editalícios disponham os contornos do procedimento arbitral, pois isso colabora para o engessamento do Edital. - Essa afirmação não é correta, pois é importante que os editais especifiquem os procedimentos para garantir clareza e segurança jurídica. Após essa análise, a alternativa correta é: b) O estímulo ao uso da arbitragem por parte da Administração se limita a novos contratos de concessão, visto que aqueles em vigor sem a previsão da arbitragem nas cláusulas contratuais não podem ser alterados para acrescentá-la.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A matriz de riscos de um contrato retrata a identificação dos principais riscos que podem interferir no ciclo de vida do contrato e sua alocação à responsabilidade de cada uma das partes.
Sobre ela, é correto:
a. A finalidade fundamental da matriz de risco é identificar todos os possíveis riscos do projeto para medir a necessidade de garantias financeiras.
b. Situações de indefinições e incertezas são comuns nas licitações, de forma que já são levados em conta previamente pelos licitantes e não modifica suas propostas, nem impacta o processo licitatório.
c. A elaboração de uma matriz de risco é balizada por limites impostos pelo ordenamento jurídico.
d. A má formulação de matrizes de risco contratuais dificilmente acarreta em insucessos dos contratos de concessão e PPP, visto que sempre há ocorrência de situações não previstas normais em relações de longo prazo.

A prestação de serviços públicos no país necessita de investimentos em infraestrutura para que possa ser feita de maneira adequada, tenha regularidade, continuidade e possibilite a competição no mercado internacional.
Analise as afirmativas a seguir em relação às características necessárias para a adequada execução dos serviços públicos:
I) Eficiência e segurança
II) Planejamento e competitividade
III) Cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas
IV) Regularidade e continuidade
a. I, II e III
b. II, III e IV
c. I, III e IV
d. Todas as alternativas

Os estudos técnicos são peças-chave para o desenvolvimento de um projeto de PPP ou concessão. Sobre esses estudos, é correto afirmar:
a. Se aloca ao parceiro privado a responsabilidade de confecção do projeto devido ao deslocamento dos riscos decorrentes de sua concepção para quem terá o encargo de executar e gerir a obra por longo termo (o concessionário).
b. Os estudos técnicos são representados, predominantemente, por projetos técnicos de engenharia voltados apenas para a fase de implementação do projeto (fase de obras).
c. Tanto menor será a responsabilidade do contratante público quanto maior o grau de detalhamento e vinculação do projeto apresentado por ocasião da licitação.
d. As informações levantadas pelos estudos técnicos servirão de base para a licitação e o seu nível de detalhamento é superior a um anteprojeto, de forma que é capaz de representar várias opções técnicas existentes.

Quanto aos critérios técnicos e econômicos da proposta, assinale a alternativa correta:
a. A apresentação das propostas econômicas ocorre, geralmente, em documentos escritos, inseridos em envelopes lacrados. No entanto, caso a unidade federativa possua um sistema on-line com mecanismo equivalente aos envelopes lacrados, é possível a apresentação por meios virtuais.
b. Não cabe recurso administrativo no caso de classificação ou desclassificação de proposta técnica ou de proposta de preços, visto que não há previsão legal para tanto.
c. Após a apresentação das propostas escritas, todos os licitantes participantes da etapa de propostas escritas podem ofertar lances verbais para tentar superar a vantajosidade da melhor proposta econômica escrita.
d. Há dois métodos de julgamento de propostas técnicas. No primeiro, o método de técnica mínima, tem-se um critério eliminatório que exige certa pontuação mínima quanto à técnica para classificação do licitante e posterior análise econômica de sua proposta. No segundo, o método da melhor técnica, o critério é qualitativo, com atribuição de pontuação para a proposta técnica de cada licitante, assim como para proposta econômica, com seleção pela melhor nota extraída de média ponderada.

Mais conteúdos dessa disciplina