Logo Passei Direto
Buscar
(IF-MT/2014 - adaptado) O planejamento pedagógico pressupõe que o ato de ensinar e aprender requer esforço metódico e crítico do professor, no sentido de desvelar a compreensão de algo. Nessa perspectiva, são consideradas práticas docentes mediadoras:
Analise cada uma das assertivas acima. Para isso, use (V) se for verdadeira e (F) se for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) I - debate, uso de tecnologias digitais e proposição de exercícios que recorrem à memorização.
( ) II - diálogo, troca de experiências e proposição de situações desafiadoras que colocam o pensamento dos alunos em movimento.
( ) III - debate crítico e dialógico, uso de atividades repetitivas e aplicação de procedimentos já consagrados entre os saberes docentes.
( ) IV - provocação, disposição de objetos e situações e manutenção de relações já existentes entre os alunos e os conhecimentos a serem ensinados.
F – V – F - F
V – V – F -F
V – F - F - V
F – F - V - V
V - V- V- F
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: ( ) I - debate, uso de tecnologias digitais e proposição de exercícios que recorrem à memorização. É falsa (F). Embora o debate e o uso de tecnologias digitais sejam práticas mediadoras, a proposição de exercícios que apenas recorrem à memorização não é considerada uma prática mediadora eficaz, pois não promove uma compreensão crítica. ( ) II - diálogo, troca de experiências e proposição de situações desafiadoras que colocam o pensamento dos alunos em movimento. É verdadeira (V). Essas práticas são mediadoras e incentivam a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. ( ) III - debate crítico e dialógico, uso de atividades repetitivas e aplicação de procedimentos já consagrados entre os saberes docentes. É falsa (F). Embora o debate crítico e dialógico seja uma prática mediadora, o uso de atividades repetitivas e a aplicação de procedimentos já consagrados não promovem a inovação e a reflexão crítica. ( ) IV - provocação, disposição de objetos e situações e manutenção de relações já existentes entre os alunos e os conhecimentos a serem ensinados. É verdadeira (V). Essas práticas ajudam a conectar o conhecimento prévio dos alunos com novos conteúdos, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: F – V – F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para a pergunta “avaliar para quê?”, podemos encontrar uma gama enorme de respostas. A resposta depende do sentido dado pela escola e pelo professor à avaliação. Esse sentido, por sua vez, está sempre relacionado à concepção de educação que se tem. Quando se compreende que o papel da escola é ajudar na formação do cidadão, a principal finalidade da avaliação no processo escolar é?
superar a alienação da relação pedagógica por meio de um planejamento formal, como requer a pedagogia comportamentalista.
preparar o aluno para a vida verificando se ele domina os conhecimentos que necessitará mobilizar no futuro.
verificar o desenvolvimento da aprendizagem, sem a atribuição de notas, mas a partir de uma pedagogia do esforço-recompensa.
ajudar na formação integral do sujeito pela mediação da efetiva construção do conhecimento, a aprendizagem por parte de todos os alunos envolvimento dos educandos e ajudá-los em suas dificuldades.

(IBADE - 2019 - Prefeitura de Vitória – ES- adaptado) Organização didática da aula, nos anos iniciais, como ação colaborativa, pressupõe um processo de previsão e de organização de ações intencionais.
Nessa perspectiva, o planejamento deve:
prever alguma flexibilidade, já que as aprendizagens são um processo de construção coletiva.
partir do pressuposto de que sempre haverá outros momentos para cumprir o que está previsto, oferecendo liberdade de escolha para os alunos.
promover alguns minutos de conversa ou de brincadeira com os alunos, para garantir o cumprimento das tarefas previstas.
antecipar ações e atividades que vão ocorrer durante a aula, a fim de evitar a rotina e a improvisação, sem falhas ou desvios do que estava previsto.
ser seguido rigorosamente, para que os objetivos sejam cumpridos.

Mais conteúdos dessa disciplina