Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
A assertiva que a gramática normativa aprova é:
A única alternativa INCORRETA sobre o trecho acima transcrito, em seu contexto, é:
(A) (linha 1) O pronome destacado em Três em cada quatro brasileiros se consideram católicos determina que se entenda a frase como equivalente a “Três em cada quatro brasileiros são considerados católicos”.
(B) (linha 4) A função do pronome esse restringe-se a sinalizar que o país referido é aquele que vem anunciado, logo em seguida, como o maior e mais populoso da “América católica”.
(C) (linhas 6 e 7) Em que um dia lhe valeu o desgastado título que o aclama como “o maior país católico do mundo”, o pronome destacado tem sentido possessivo, como em “Colocou-lhe no dedo a aliança prometida”.
(D) (linha 12) Se, em vez da caracterização original do processo, houvesse uma outra formulação, ela estaria correta, por exemplo, assim: “se trata de um processo cujo desfecho dependerão várias religiões”.
(E) (linhas 6 e 7) Em que um dia lhe valeu o desgastado título que o aclama como “o maior país católico do mundo”, o pronome destacado pode ser substituído por “a ele”, sem prejuízo do sentido e da correção originais.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é a única INCORRETA: (A) O pronome destacado em "Três em cada quatro brasileiros se consideram católicos" determina que se entenda a frase como equivalente a “Três em cada quatro brasileiros são considerados católicos”. - Esta afirmação é correta, pois o pronome "se" indica uma ação reflexiva. (B) A função do pronome esse restringe-se a sinalizar que o país referido é aquele que vem anunciado, logo em seguida, como o maior e mais populoso da “América católica”. - Esta afirmação parece correta, já que o pronome "esse" realmente refere-se ao país mencionado. (C) Em que um dia lhe valeu o desgastado título que o aclama como “o maior país católico do mundo”, o pronome destacado tem sentido possessivo, como em “Colocou-lhe no dedo a aliança prometida”. - Esta afirmação é INCORRETA, pois o pronome "lhe" não tem sentido possessivo nesse contexto, mas sim um sentido de objeto indireto. (D) Se, em vez da caracterização original do processo, houvesse uma outra formulação, ela estaria correta, por exemplo, assim: “se trata de um processo cujo desfecho dependerão várias religiões”. - Esta afirmação é INCORRETA, pois a concordância verbal está errada; o correto seria "dependerá". (E) Em que um dia lhe valeu o desgastado título que o aclama como “o maior país católico do mundo”, o pronome destacado pode ser substituído por “a ele”, sem prejuízo do sentido e da correção originais. - Esta afirmação é correta, pois a substituição não altera o sentido. Portanto, a única alternativa INCORRETA é a (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina