Logo Passei Direto
Buscar
Considere as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. A cláusula penal compensatória refere-se à inexecução completa da obrigação. A multa compensatória não pode ser cumulada com a prestação principal, posto que a substitui, tornando-se alternativa para o credor. II. A cláusula penal moratória serve aos casos de inadimplemento relativo da prestação ou descumprimento de cláusula especial estipulada pelas partes. Nesse caso, o credor pode exigir a prestação principal mais a multa fixada em razão da mora. III. O valor fixado em cláusula penal pode exceder o da obrigação principal. IV. Deve ser reduzido o valor firmado em cláusula penal pelo juiz, se a obrigação principal for cumprida parcialmente de forma proveitosa para o credor.
A) Somente I, II e III são corretas.
B) Somente II, III e IV são corretas.
C) Somente I, III e IV são corretas.
D) Somente I, II e IV são corretas.
E) Todas são corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada proposição: I. A cláusula penal compensatória refere-se à inexecução completa da obrigação. A multa compensatória não pode ser cumulada com a prestação principal, posto que a substitui, tornando-se alternativa para o credor. Verdadeiro. A cláusula penal compensatória é aplicada em caso de inexecução total e, de fato, substitui a obrigação principal. II. A cláusula penal moratória serve aos casos de inadimplemento relativo da prestação ou descumprimento de cláusula especial estipulada pelas partes. Nesse caso, o credor pode exigir a prestação principal mais a multa fixada em razão da mora. Verdadeiro. A cláusula penal moratória é aplicada em caso de atraso e permite a cumulação da multa com a obrigação principal. III. O valor fixado em cláusula penal pode exceder o da obrigação principal. Verdadeiro. O valor da cláusula penal pode, sim, ser superior ao valor da obrigação principal, conforme o que foi acordado pelas partes. IV. Deve ser reduzido o valor firmado em cláusula penal pelo juiz, se a obrigação principal for cumprida parcialmente de forma proveitosa para o credor. Verdadeiro. O juiz pode reduzir a cláusula penal se a prestação foi cumprida parcialmente e de forma proveitosa. Com base na análise, todas as proposições (I, II, III e IV) são corretas. Portanto, a alternativa correta é: E) Todas são corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A novação é extinção da obrigação pelo modo indireto, espécie de adimplemento, em que nova obrigação é criada com a modificação de objeto ou de sujeito da obrigação originária (elemento novo), enquanto esta se extingue com todos os seus acessórios.
Quanto à novação subjetiva, é correto afirmar que:
A) Assim como a cessão de crédito, depende de anuência da parte que não negociou a novação.
B) Não depende de anuência da parte que não participou da novação.
C) Depende de anuência da parte que não negociou a novação, ao contrário da cessão de crédito, em que o cedido não é consultado para fins de anuência.
D) Sempre ocorre quanto ao polo passivo, com a substituição do devedor por terceiro.
E) Deve ocorrer no polo ativo, para a substituição do credor.

Considere as proposições que seguem:
I. Na novação subjetiva passiva, o devedor com a anuência do credor se faz substituir por terceiro. Os acessórios da obrigação anterior se extinguem, liberando-se então o fiador. Este só garantirá a nova obrigação se der anuência.
II. A novação subjetiva passiva pode ocorrer por delegação – o devedor indica terceiro para resgatar o seu débito, com o que concorda o credor; ou por expromissão, quando sem a ciência do devedor, o próprio credor aceita que terceiro assuma o débito do devedor principal.
III. A novação objetiva não depende da anuência das partes.
A) Somente I.
B) Somente I e III.
C) Somente II e III.
D) Somente II.
E) Somente I e II.

Um dos pressupostos para a novação é a existência de obrigação anterior, pois a finalidade da novação é o adimplemento obrigacional pela criação de nova obrigação.
Assim, pode-se afirmar que:
A) se a obrigação não existe, é possível a novação.
B) não se pode novar obrigação nula ou inexigível, como por exemplo dívidas de jogos (jogos lícitos, contratos).
C) a obrigação anulável não pode ser novada.
D) a obrigação natural não pode ser novada se se tratar de dívida prescrita.
E) a dívida de jogo ou de aposta (espécies contratuais) pode ser objeto de novação, porque assim a novação torna exigível obrigação que a lei determina inexigível.

Quanto à compensação, examine as afirmacoes seguintes e assinale a alternativa correta:
I. Trata-se da extinção da obrigação total ou parcial pelo adimplemento através do modo indireto, ocasionada pelo fato de haver reciprocidade entre as dívidas, sendo ao mesmo tempo credor e devedor os sujeitos envolvidos.
II. Se X deve a Y e Y deve a X, prestações da mesma natureza, as duas dívidas se extinguem até o valor em que corresponderem.
III. Dívidas que são pagas em lugares diversos não podem ser compensadas sem dedução das despesas necessárias à operação.
IV. Sendo a mesma pessoa obrigada por várias dívidas compensáveis devem ser observadas as regras da imputação do pagamento (Ex.: se o devedor e o credor ficarem silentes, a lei considera extinta a dívida vencida em primeiro lugar).
A) I, II e III são falsas.
B) I, III e IV são falsas.
C) I e IV são falsas.
D) III e IV são falsas.
E) Todas as proposições são verdadeiras.

Analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
A confusão é comum em matéria de direito sucessório, em que o autor da herança deixa dívida ou crédito para os próprios sucessores, que eram, por sua vez, os credores ou os devedores PORQUE Ao receber por herança um crédito do qual é o próprio devedor, não irá se auto executar o sucessor. A dívida é considerada extinta. Da mesma maneira, ao receber por herança uma dívida da qual o sucessor é o próprio credor, não irá o sucessor promover o pagamento a si próprio.
A) As duas afirmações são corretas e a segunda justifica a primeira.
B) As duas afirmações são corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
C) Apenas a primeira afirmação é correta.
D) Apenas a segunda afirmação é correta.
E) As duas afirmações são incorretas.

Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Para parte da doutrina a obrigação com a confusão se neutraliza, visto que pode voltar a existir caso a fonte da confusão seja extinta.
B) Cessando a confusão, para logo se restabelece, com todos os seus acessórios, a obrigação anterior.
C) No fideicomisso, se o fiduciário é credor ou devedor do fideicomitente, autor da herança, fica neutralizada a obrigação enquanto não for repassada a herança ou legado ao fideicomissário.
D) A confusão na solidariedade ativa ou passiva só extingue a obrigação concernente à parte do credor ou devedor solidário em relação ao qual ocorreu a confusão, persistindo no mais a obrigação e a solidariedade.
E) A confusão na solidariedade passiva extingue a obrigação para todos os codevedores.

Mais conteúdos dessa disciplina