Logo Passei Direto
Buscar
Quando tratamos sobre a formação do Brasil, todas as afirmações são verdadeiras, exceto:
a. O Brasil foi a maior empresa colonial de Portugal. b. A colonização do Brasil já estava inscrita no contexto do capitalismo moderno. c. A exploração de matérias-primas no Brasil seria o início dessa empreitada colonial. d. A agricultura exigiu grandes números de mão de obra e extensões de terra. e. Para a colonização do Brasil, foram enviados para nosso território os cidadãos indesejados na Europa, como ladrões ou desocupados.
User badge image
Questões sobre Pedagogia da Educação Infantil

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações para identificar qual delas é falsa: a. O Brasil foi a maior empresa colonial de Portugal. - Essa afirmação é verdadeira, pois o Brasil foi a principal colônia portuguesa e gerou grande riqueza para a metrópole. b. A colonização do Brasil já estava inscrita no contexto do capitalismo moderno. - Essa afirmação também é verdadeira, já que a colonização ocorreu em um período em que o capitalismo estava em ascensão. c. A exploração de matérias-primas no Brasil seria o início dessa empreitada colonial. - Verdadeira, pois a exploração de recursos naturais foi um dos principais objetivos da colonização. d. A agricultura exigiu grandes números de mão de obra e extensões de terra. - Essa afirmação é verdadeira, já que a agricultura, especialmente a cana-de-açúcar, demandou grande quantidade de mão de obra. e. Para a colonização do Brasil, foram enviados para nosso território os cidadãos indesejados na Europa, como ladrões ou desocupados. - Essa afirmação é a que pode ser considerada falsa, pois a colonização envolveu principalmente a vinda de pessoas que buscavam oportunidades e não apenas cidadãos indesejados. Portanto, a alternativa que é falsa é: e. Para a colonização do Brasil, foram enviados para nosso território os cidadãos indesejados na Europa, como ladrões ou desocupados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião:
a. Na luta por ações afirmativas e pelo Estatuto da Igualdade Racial, defende-se muito mais do que o aumento de vagas para o trabalho e o ensino; defende-se um projeto político contra a opressão e a favor do respeito às diferenças.
b. O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.
c. A cota não tira direitos, mas rediscute a distribuição dos bens escassos da nação até que a distribuição igualitária dos serviços públicos seja alcançada.
d. A utilização das expressões “raça” e “racismo” pelos que defendem o sistema de cotas está relacionada ao entendimento informal, e nunca ao purismo biológico; trata-se de um conceito político aplicado ao processo social construído sobre diferenças humanas e, portanto, um construto em que grupos sociais se identificam e são identificados.
e. As universidades públicas no Brasil sempre operaram num velado sistema de cotas para brancos afortunados, visto que a metodologia dos vestibulares acaba por beneficiar os alunos egressos das escolas particulares e dos cursinhos caros.

As explicações abaixo se referem ao que se definiu como “racismo científico”: I - Ideologia construída no século XIX, que procurou diferenciar os indivíduos e grupos sociais em hierarquias, sendo uns superiores aos outros. II - Doutrina científica que passou a definir uma ordem natural da realidade social. III - Teoria que assume a igualdade entre todos os seres humanos, independentemente de cor, origem, gênero, idade, classe social etc. IV - Suas explicações associam as características fisiológicas, como cor de pele, de cabelo e traços exteriores, ao status social determinado a cada grupo. V - Vertente que trouxe para o plano da natureza a lógica e a organização dos grupos sociais. VI - Foi uma doutrina que serviu de base para a publicação da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Assinale apenas as afirmações corretas:
a. I, III, IV, V e VI.
b. I, II, IV e V.
c. I, II, III, IV e V.
d. III e VI.
e. III, IV, V e VI.

Todas as afirmacoes abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo “raça” não pode ser compreendido segundo uma perspectiva biológica, exceto:
a. segundo os estudos mais recentes da genética, não existem raças – somos uma única raça humana.
b. a explicação dada pela Biologia para o termo “raça” faz parte das concepções construídas pelo chamado “racismo científico” durante o século XIX.
c. não se pode atribuir características determinadas pela natureza a aspectos que são resultados de um processo cultural.
d. todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específico da lei.

Mais conteúdos dessa disciplina