Logo Passei Direto
Buscar
O Estado é criação de uma sociedade, de uma coletividade, para gerir o bem comum e manter-lhe a segurança etc., logo, o poder conferido ao Estado é dado pela própria sociedade. Aos poucos, percebeu-se que o Estado era apenas um para resolver muitas questões, o que resultou na divisão dele em entes.
Assinale a alternativa que aponta, corretamente, os entes federados brasileiros segundo a Constituição de 1988.
A União, estados, Distrito Federal e municípios.
B União, estados e Territórios.
C União e Territórios nacionais.
D Municípios e Distrito Federal.
E Distritos Federais e estados.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar quais são os entes federados brasileiros conforme estabelecido pela Constituição de 1988. A Constituição menciona que os entes federativos são: 1. A União 2. Os Estados 3. O Distrito Federal 4. Os Municípios Agora, vamos analisar as alternativas: A) União, estados, Distrito Federal e municípios. - Esta opção inclui todos os entes federados mencionados na Constituição de 1988. B) União, estados e Territórios. - Os Territórios não são mais considerados entes federados desde a Constituição de 1988. C) União e Territórios nacionais. - Novamente, os Territórios não são entes federados na atual Constituição. D) Municípios e Distrito Federal. - Esta opção não inclui a União e os Estados, portanto está incompleta. E) Distritos Federais e estados. - Esta opção também não inclui a União e os Municípios, portanto está incompleta. A alternativa correta que aponta os entes federados brasileiros segundo a Constituição de 1988 é: A) União, estados, Distrito Federal e municípios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“O governo somente é possível se for conhecida a força do Estado, sua capacidade e os meios de aumentá-la, assim como a força e a capacidade dos outros Estados, dos Estados rivais. Uma das primeiras formas desse saber foi o saber da arquitetura, mediante a construção das maquetes das cidades fronteiriças, segredos de Estado-Maior dos exércitos europeus, minuciosas em seu esquadrinhamento dos edifícios, casas, vias de circulação e pontes, dos fortes e dos hospitais, expressando as regras estruturais de combinação de elementos, quase uma genealogia do pensamento estruturalista. Em conjunto, uma preocupação com a reprodução e expansão do poder do Estado que se refere, necessariamente, à vida dos cidadãos, à administração de todos os aspectos de sua existência.” (SANTOS, José Vicente Tavares dos. A arma e a flor formação da organização policial, consenso e violência, p. 155-167. Revista Tempo Social, USP, v. 9, n. 1, p. 157.)
Em relação à formação do Estado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O Estado é uma decorrência da sociedade, criado como um ente que tem a função de manter a ordem.
II - O Estado recebe uma série de prerrogativas, dentre as quais a mais importante é o monopólio do uso da força.
III - Nos Estados Modernos, a força só pode ser usada legalmente pelo Estado com a justificativa de manter a ordem e o direito.
A Todas as assertivas estão corretas.
B Apenas as assertivas I e II estão corretas.
C Apenas a assertiva I está correta.
D Apenas a assertiva III está correta.
E Apenas as assertivas II e III estão corretas.

“Os princípios constitucionais gerais, embora não integrem o núcleo das decisões políticas que conformam o Estado, são importantes especificações dos princípios fundamentais. Têm eles menor grau de abstração, sendo mais facilmente determinável o núcleo em que operam como regras. Por tal razão, prestam-se de modo corrente à tutela direta e imediata das situações jurídicas que contemplam. Por serem desdobramentos dos princípios fundamentais, irradiam-se eles por toda a ordem jurídica. A maior parte dos princípios gerais concentra-se no art. 5º da Constituição, dedicado aos direitos e deveres individuais e coletivos, o que apenas ratifica a equiparação doutrinária que se costuma fazer entre direitos fundamentais e princípios.” (BARROSO, Luís Roberto; BARCELLOS, Ana Paula de. O Começo da História. A nova Interpretação Constitucional e o Papel dos Princípios no Direito Brasileiro. Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, p. 56-57.)
Sobre os direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
I – Todos os indivíduos devem respeitar os direitos fundamentais.
II - Sujeito passivo dos direitos fundamentais são apenas o Estado e as pessoas jurídicas que atuam em nome do Estado.
III - Com relação aos direitos individuais, os indivíduos da sociedade não precisam respeitar o direito do outro.
A Apenas a alternativa I está correta.
B Apenas a alternativa II está correta.
C Apenas a alternativa III está correta.
D Todas as alternativas estão corretas.
E Todas as alternativas estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina