Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: Ao longo da teoria freudiana, coletamos informações de que o eu é uma instância que emana da percepção e tem como traço essencial ser consciente. Contudo, a maior parte da vida psíquica em Freud mostra-se inconsciente, apresentando o eu, tido até então como a sede da experiência subjetiva, como sendo afetado de forma passiva por essa 'parte obscura' do aparelho psíquico.
O conceito freudiano que corresponde à 'parte obscura' do aparelho psíquico é
pulsão.
édipo.
inconsciente.
recalque.
ego.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação ao conceito freudiano que corresponde à "parte obscura" do aparelho psíquico. 1. pulsão - Refere-se a forças motivacionais que impulsionam o comportamento, mas não é exatamente a "parte obscura". 2. édipo - Relaciona-se ao complexo de Édipo, que é uma fase do desenvolvimento psicossexual, mas não é a parte obscura do aparelho psíquico. 3. inconsciente - Este é o conceito que se refere à parte da mente que contém pensamentos, memórias e desejos que estão fora da consciência, sendo a "parte obscura" mencionada. 4. recalque - É um mecanismo de defesa que envolve a repressão de conteúdos inconscientes, mas não é o termo que abrange toda a parte obscura do aparelho psíquico. 5. ego - O eu (ou ego) é a instância consciente que lida com a realidade, mas não é a parte obscura. Diante dessa análise, a opção correta que corresponde à "parte obscura" do aparelho psíquico é: inconsciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura é um mar de possibilidades, sensações, histórias, lembranças, predições, enfim, tudo o que pode ser pensado, também pode estar presente na literatura. Os formalistas russos criaram um método para a leitura e análise de uma obra literária, que inclui:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. ênfase mais na análise descritiva do que avaliativa
II. estudo de aspectos morfológicos de um texto literário
III. análise das referências culturais presentes em um texto literário
II.
I e II.
I.
II e III.
III.

A Nova Crítica surgiu na década de 1930 e consolida-se entre as décadas de 1940 e 1960, nos Estados Unidos da América, principalmente em Universidades do sul do país.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
(I) Porque evitavam "colar" na descrição de um texto literário assertivas de outras áreas que não a da Teoria da Literatura
(II) Porque as análises de outras áreas não explicavam a relação de um texto com um contexto histórico, bem como não explicavam como este mesmo texto foi construído
A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.
As afirmativas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
A afirmativa I é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.

Leia o poema Maçã, de Manuel Bandeira.
Pensando no conceito de estranhamento criado pelos formalistas russos, e observando a imagem da maçã, presente no poema de Manuel Bandeira, podemos afirmar que:
a imagem da maçã corresponde à definição inscrita no dicionário.
O poeta apresenta de forma inovadora a fruta maçã, pois tal imagem está associada às metáforas inusitadas.
A imagem da maçã estabelece ligação com a sua concepção no seio social.
O poema revitaliza o conceito de fruta, que fica ligada ao teor divino.
Maçã aparece no poema de forma estranhada, já que se refere a um objeto real.

A indústria cultural, combatida pela Escola de Frankfurt, tem como base o desenvolvimento de uma crítica estruturada ao processo de produção de arte, que dessa forma se torna industrial e voltada ao desempenho econômico.
A indústria cultural tem por objetivo, além do aspecto econômico:
desenvolver uma arte voltada para a contemplação e valorização estética, elementos essenciais da democracia.
desenvolver um lazer prazeroso e merecido para as camadas trabalhadoras, que são a base da economia de qualquer país.
buscar uma crítica da realidade e dos processos de consumo através da estética e da valorização da cultura.
enviar mensagens que passam despercebidas da racionalidade e demonstram formas universalizadas de vida e de consumo.
aumentar o lucro crescente e isso fica muito claro nos filmes desenvolvidos que se preocupam mais com a bilheteria do que com a história.

A Teoria Crítica é uma escola de pensamento que foi decisiva para a revolução do pensamento científico no século XX, e que possui grande influência, sobretudo nas ciências humanas, até os dias atuais.
Analise as afirmativas sobre a recepção da Teoria Crítica no Brasil:
I- Nos estudos literários, sobressaem a pesquisa e a obra de Roberto Schwarz;
II- Hélio Oiticica leva a fundo a teoria estética de Marcuse na direção da ¿antiobra¿ de arte que promove a experiência estética para além das belas artes;
III- Os intelectuais brasileiros, sem distinção, receberam com aprovação os conceitos elaborados pela Escola de Frankfurt.
II.
III.
I e II.
I.
II e III.