Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
O coronavírus possui o genoma envolto em algumas proteínas dispostas em uma camada externa chamada de “envelope”, que é derivada da membrana celular do hospedeiro. Como todos os vírus “envelopados” (tal como o HIV e os herpesvírus), são sensíveis a sabões, detergentes e solventes de gorduras. Nesse envelope de dupla camada lipídica, são inseridas proteínas, muitas vezes contendo açúcares, que fazem parte da camada mais externa da partícula viral ou “vírion”.
Essas proteínas do envelope viral são sintetizadas nas células hospedeiras, no(s)
a) ribossomos livres do citoplasma.
b) retículo endoplasmático rugoso.
c) retículo endoplasmático liso.
d) ribossomos do interior no núcleo.
e) fragmentos da sua própria membrana.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos entender onde as proteínas do envelope viral são sintetizadas nas células hospedeiras. As proteínas do envelope viral, como as do coronavírus, são geralmente sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso (RER), que é a parte da célula onde os ribossomos estão associados e onde ocorre a síntese de proteínas que serão secretadas ou que farão parte de membranas. Analisando as alternativas: a) Ribossomos livres do citoplasma - Esses ribossomos geralmente sintetizam proteínas que permanecem no citoplasma, não as que vão para o envelope viral. b) Retículo endoplasmático rugoso - Correto, pois é onde as proteínas do envelope são sintetizadas. c) Retículo endoplasmático liso - Este está mais relacionado à síntese de lipídios e não à síntese de proteínas. d) Ribossomos do interior no núcleo - Não é onde ocorre a síntese de proteínas virais. e) Fragmentos da sua própria membrana - Não é um local de síntese, mas sim uma estrutura já formada. Portanto, a alternativa correta é: b) retículo endoplasmático rugoso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A membrana plasmática em uma célula é a grande responsável pelo controle da passagem de substâncias da região extracelular para intracelular e também no sentido contrário. Isso é chamado de permeabilidade seletiva e resulta da presença de diversos tipos de transporte.
Em relação a esses mecanismos de transporte na membrana plasmática, marque a resposta correta.
a) A osmose é um transporte que ocorre sem gasto de energia. Nele, percebe-se o deslocamento de soluto da região hipertônica (maior concentração) em direção à região hipotônica (menor concentração).
b) A difusão simples ocorre com a passagem de solvente da região de menor concentração em direção à região de maior concentração. Essa diluição torna possível o equilíbrio entre regiões distintas, deixando o meio isotônico.
c) A bomba de sódio e potássio é um processo que ocorre contra o gradiente de concentração, bombeando sempre altas concentrações de potássio para o meio extracelular e grandes quantidades de sódio para o meio intracelular. É um mecanismo que ocorre sem gasto de energia.
d) Proteínas presentes na membrana plasmática podem atuar no transporte de algumas moléculas, como a glicose, por exemplo. Esse mecanismo de transporte é chamado de difusão facilitada, ocorre de uma região de maior concentração da substância em direção a uma região de menor concentração. Não apresenta gasto de energia.
e) A fagocitose é um processo que ocorre sem gasto de energia e possibilita à célula lançar estruturas moleculares do meio intracelular para o meio extracelular.

Mais conteúdos dessa disciplina