Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: "[...] a pedagogia histórico-crítica destaca, no campo curricular, o papel dos conteúdos críticos e significativos, de modo que sua apropriação possa contribuir para que o aluno amplie sua compreensão de mundo e, desta forma, tenha também maiores possibilidades de intervenção sobre ele". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, D.; SOARES, K.C.D. Currículo e Sociedade. Curitiba: Intersaberes. 2019. Texto da rota de aprendizagem 4, p.7.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 4, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função da escola a partir da concepção da pedagogia histórico-crítica:
A Acolher os educandos para que não fiquem ociosos.
B Elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade que o cerca.
C Tornar o educando capaz de conquistar sua emancipação econômica, política, social e cultural.
D Oferecer ao educando uma oportunidade de elevar suas experiências de vida.
E Criar oportunidades para que cada aluno possa competir na sociedade com as mesmas condições que seus pares, sem distinção.
User badge image
Didaticamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta, precisamos entender a proposta da pedagogia histórico-crítica, que enfatiza a formação crítica do aluno e a sua capacidade de compreender e intervir na realidade social. Analisando as alternativas: A) Acolher os educandos para que não fiquem ociosos. - Essa opção não reflete a função crítica e transformadora da escola proposta pela pedagogia histórico-crítica. B) Elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade que o cerca. - Esta alternativa está alinhada com a proposta de conscientização e crítica da pedagogia histórico-crítica. C) Tornar o educando capaz de conquistar sua emancipação econômica, política, social e cultural. - Embora essa opção também seja relevante, ela é mais específica em relação à emancipação, enquanto a pedagogia histórico-crítica foca na formação crítica e na compreensão da realidade. D) Oferecer ao educando uma oportunidade de elevar suas experiências de vida. - Essa opção é mais genérica e não aborda diretamente a crítica e a intervenção na realidade. E) Criar oportunidades para que cada aluno possa competir na sociedade com as mesmas condições que seus pares, sem distinção. - Essa alternativa foca na competição, o que não é o foco da pedagogia histórico-crítica. A alternativa que melhor representa a função da escola a partir da concepção da pedagogia histórico-crítica é: B) Elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade que o cerca.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto abaixo: “No que se refere ao ensino de história e cultura afro-brasileira, a Lei nº 10.639/ 2003 define que [...] Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médios, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 165.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a Lei nº 10.639/ 2003, é correto afirmar que:
A Inclui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
B Ambiciona o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas disciplinas de história e geografia, com vistas a valorizar as contribuições do povo negro para o Brasil.
C Criada para que as futuras gerações comemorem o dia da Abolição da Escravatura de forma mais consciente, por isso a defesa do seu ensino nas aulas de história.
D Insere o ensino da cultura afro-brasileira em sala de aula para relacioná-lo ao uso de diversos conhecimentos empíricos produzidos pelos povos afro, diminuindo a influência cientificista na educação.
E Declara que o ensino de História e Cultura Afro-brasileira deve se dar exclusivamente nas aulas de literatura e artes, a fim de ensinar às futuras gerações a valorização da produção afro.

Mais conteúdos dessa disciplina