Logo Passei Direto
Buscar
No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a atividade praticada pelos monges nos mosteiros a partir do século X.
A Os monges produziram o “Organon”, para transmitir o conhecimento pedagógico dentro do Palácio.
B Ensinavam as técnicas da construção de palácios com muros fortificados.
C Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã.
D Os monges eram os responsáveis pelo senso dos escravos.
E Os monges com a Igreja exerciam atividade de mordomos do rei.
User badge image
EducacaoHistorica

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Analisando a citação e o contexto histórico, a atividade dos monges a partir do século X era predominantemente voltada para a preservação e transmissão do conhecimento. Os mosteiros se tornaram centros de aprendizado e cópia de textos, especialmente os clássicos e religiosos, além de serem locais de reflexão teológica. Vamos analisar as alternativas: A) Os monges produziram o “Organon”, para transmitir o conhecimento pedagógico dentro do Palácio. - O "Organon" é uma obra de Aristóteles, mas não é especificamente associada à atividade dos monges. B) Ensinavam as técnicas da construção de palácios com muros fortificados. - Embora a construção fosse importante, não era a principal atividade dos monges. C) Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã. - Esta alternativa reflete com precisão a atividade dos monges, que se dedicavam à cópia de manuscritos e ao estudo da teologia. D) Os monges eram os responsáveis pelo senso dos escravos. - Não é uma atividade típica dos monges. E) Os monges com a Igreja exerciam atividade de mordomos do rei. - Embora os monges tivessem influência, essa não era uma atividade central. Portanto, a alternativa correta é: C) Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina