Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta sobre a fonética e os estudos linguísticos no século XIX.
Desde o início do século XIX, a fonética já encontrou um lugar sólido e bem definido dentro da história dos estudos linguísticos. Em 1876, simbolicamente, foi marcada o advento da disciplina com a publicação do livro Fundamentos da fisiologia vocal, por Eduard Sievers.
A publicação de Fundamentos da fisiologia vocal demarcou o advento da disciplina fonética, colocada sob o domínio da fisiologia, ao priorizar um estudo biológico da linguagem.
Em 1876, a publicação de Fundamentos da fisiologia vocal, de Eduard Sievers, demarcou o advento da disciplina fonética, separada da fisiologia e colocada sob o domínio da linguística. Com isso, iniciou-se a preocupação pela forma como os sons eram produzidos.
Os aspectos fisiológicos ganharam espaço dentro dos estudos linguísticos, de modo que a fonética se desenvolveu atrelada à gramática histórica-comparativa pela busca da evolução dos sons vocais do grego e latim.
Embora tenha início no século XIX, o estudo completo da fonética se desenvolveu no século XX, junto ao estruturalismo americano, que visava estudar as formas linguísticas e como os órgãos influenciam essa formação.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre a fonética e os estudos linguísticos no século XIX: 1. A primeira alternativa menciona que a fonética encontrou um lugar sólido e bem definido, e que a publicação de "Fundamentos da fisiologia vocal" marcou o advento da disciplina sob o domínio da fisiologia. Essa afirmação é verdadeira, mas não aborda a separação da fonética da fisiologia. 2. A segunda alternativa afirma que a publicação de "Fundamentos da fisiologia vocal" demarcou a fonética como uma disciplina separada da fisiologia e sob o domínio da linguística. Essa afirmação é correta, pois realmente houve uma mudança de foco para a linguística. 3. A terceira alternativa diz que os aspectos fisiológicos ganharam espaço dentro dos estudos linguísticos, e que a fonética se desenvolveu atrelada à gramática histórica-comparativa. Embora a fonética tenha relação com a gramática histórica, a afirmação não é totalmente precisa em relação ao desenvolvimento da fonética como uma disciplina independente. 4. A quarta alternativa afirma que o estudo completo da fonética se desenvolveu no século XX, junto ao estruturalismo americano. Embora o estruturalismo tenha influenciado a fonética, a afirmação não é correta em relação ao desenvolvimento inicial da fonética no século XIX. Após essa análise, a alternativa correta é a b): "Em 1876, a publicação de Fundamentos da fisiologia vocal, de Eduard Sievers, demarcou o advento da disciplina fonética, separada da fisiologia e colocada sob o domínio da linguística."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A concepção de leitura é a de processamento cognitivo (GOODMAN, 1991), constituindo-se em procedimentos de natureza ascendente e/ou descendente. O ascendente caracteriza-se por movimentos das partes para o todo, em que o leitor privilegia a observação das marcas linguísticas do texto. O descendente caracteriza-se por movimentos do todo para as partes, em que os conhecimentos prévios do leitor preponderam. Esses tipos de processamento se realizam por meio de estratégias de leitura, como o skimming, o scanning, a seleção, a leitura detalhada, o automonitoramento, a autoavaliação, a autocorreção e a predição.
Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA.
A hierarquia cognitiva não faz parte do processo psicolinguístico, sendo este horizontal e universal.
Diferentes fatores externos influenciam no processo de aquisição da língua, a exemplo do conhecimento de mundo e da interdisciplinariedade, sendo eles intrínsecos e indissociáveis da formação comunicativa.
A formação de inferências durante a comunicação é prejudicial ao entendimento da mensagem a ser passada.
O trabalho da memória a partir da formação de diferentes conexões é importante para o mecanismo linguístico, de forma a unificar a linguagem, tornando-a menos flexível.
O estudo da psicolinguística envolve a compreensão da personalidade sobre o processo de apreensão da linguagem, o que permite entender que cabe ao docente, no processo de ensino, anular tal fator a fim de homogeneizar a língua.

Mais conteúdos dessa disciplina