Logo Passei Direto
Buscar
A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorreu no século XVII, quando Johann Amos Comenius (1592-1670) escreveu a primeira obra clássica sobre Didática, a Didática Magna.
Nesse sentido, assinale a alternativa cujo conteúdo seja VERDADEIRO no que diz respeito ao educador Comenius.
a. A Didática Magna contraria os interesses entre professor e aluno.
b. Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores.
c. Comenius formulou a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e a criar princípios e regras de ensino.
d. Defendeu o princípio de que todos podem aprender, mas nem todos os conteúdos deveriam ser ensinados.
e. As ideias de Comenius surgiram após grandes atritos em relação ao processo de ensino.
User badge image
Didaticamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao educador Comenius e sua obra "Didática Magna": a. A Didática Magna contraria os interesses entre professor e aluno. Falso, Comenius defendia a harmonia entre os interesses de professores e alunos, buscando um ensino que beneficiasse ambos. b. Comenius desenvolveu ideias contrárias aos princípios dos educadores. Falso, suas ideias eram inovadoras e buscavam melhorar a educação, não eram contrárias aos princípios educacionais. c. Comenius formulou a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e a criar princípios e regras de ensino. Verdadeiro, ele realmente defendia a educação universal e a sistematização do ensino. d. Defendeu o princípio de que todos podem aprender, mas nem todos os conteúdos deveriam ser ensinados. Falso, embora Comenius acreditasse que todos poderiam aprender, ele não limitava a ideia de que todos os conteúdos deveriam ser ensinados, mas sim que o ensino deveria ser adaptado às capacidades dos alunos. e. As ideias de Comenius surgiram após grandes atritos em relação ao processo de ensino. Falso, suas ideias surgiram em um contexto de busca por melhorias na educação, não necessariamente após atritos. Portanto, a alternativa que contém o conteúdo verdadeiro sobre Comenius é: c. Comenius formulou a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e a criar princípios e regras de ensino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os séculos XVI e XVII, Comênio (1592-1670) convidava os educadores a pensar na questão educacional, propondo a criação de um método que fosse capaz de ensinar tudo a todos, especialmente o domínio da leitura e da escrita.
Sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atual, é correto afirmar que:
a. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele gradativamente se torna um cidadão colaborativo e formativo sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
b. A didática desde seu princípio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surge na modernidade.
c. A didática atualmente se dedica a elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
d. o pensamento corrente sobre a prática pedagógica moderna dá pistas sobre o caráter mantenedor da escola brasileira.
e. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na pratica mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.

No livro, Os Grandes Pedagogos – atualidades pedagógicas, destacamos algumas passagens que explicam o quanto Pestalozzi era envolvido com a educação: “...renunciei aos prazeiros da vida para consagrar-me a tentativa de educação do povo, e aprendi a conhecer-lhe a verdadeira situação e os meios de mudá-la”, “aperfeiçôo-me a mim mesmo, quando faço, aquilo que devo. A lei do que quero”. “Como produto do meu próprio eu, sinto-me independente do egoísmo de minha natureza animal e dos laços de minhas relações sociais, tendo a um tempo, o direito e o dever de fazer o que me enobrece e o que é vantajoso ela tem de mais alto, de mais nobre: a elevá-la pelo amor, e não é senão nessa força sagrada, o amor, que reconheço o instrumento de libertação do homem, de tudo quanto há nele de divino e de eterno”.
Diante disso, é correto afirmar que:
a. O pedagogo é representante da educação clássica. A filosofia segundo ele deve ser o eixo norteador das aulas;
b. O pedagogo é considerado o reformador ou o promotor da escola popular. Embora a posição da pedagogia seja um pouco obscura, ele defende a ideia, de que a escola precisa simplificar os conteúdos dados e evitar a decoreba. Fundamenta a educação no respeito e no amor, como forma de reconhecer, manter e promover em cada ser a dignidade da pessoa.
c. A instrução no seu pensamento pedagógico deveria lançar de máquina de ensinar, e por meio delas o aluno poderia verificar suas hipóteses de acerto das questões que ele mesmo poderia elaborar com o auxilia da máquina.
d. Ele promoveu uma revolução no conceito de escola no século XIV, incentivou a abertura de escolas na periferia das cidades e escola de campo.
e. A escola seria uma dádiva da classe dominante para o povo. Sua intenção era a de elevar maior número possível de pessoas para um nível mais elevado de cultura e poder aquisitivo.

O Emílio, obra de Rosseau, aborda temas políticos e filosóficos referentes à relação do indivíduo com a sociedade, lançado em 1762, o texto se divide em cinco “livros”, os três primeiros dedicados à infância de Emílio, o quarto à sua adolescência, e o quinto à educação de Sofia a “mulher ideal” e futura esposa de Emílio, e à vida doméstica e civil deste, incluindo a formação política. Na defesa de sua tese, de que o homem nasce naturalmente bom, Rousseau estima que é preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. Propôs um método educativo que chamou de educação negativa, na qual o papel do preceptor (professor) é, sobretudo, o de preservar a criança de qualquer influência exterior que pudesse afetar sua integridade moral e intelectual.
Para Rosseau, o ciclo completo desta nova educação comporta:
a. quatro períodos: de 0 a 5 anos fase puramente física; de 5 a 12 anos desenvolvimento do corpo e do caráter; de 12 a 15 anos iniciação da aprendizagem pela experiência e aprende uma profissão manual ou oficio; 15 aos 20 anos floresce a vida moral, religiosa e social.
b. quatro fases: de 0 a 5 anos o preceptor observa o desenvolvimento lúdico; de 5 a 12 anos em contato com a natureza são adquiridas as noções de convivência social e política; de 12 a 15 anos período dedicado á aprendizagem escolar tradicional; de 15 a 20 anos período de iniciação religiosa, formalização dos direitos políticos e formação da família seguindo a orientação do preceptor.
c. quatro fases: de 0 a 7 anos o preceptor observa o desenvolvimento escolar formal; de 7 a 12 anos em contato com a natureza são adquiridas as noções de ecologia; de 12 a 18 anos período dedicado à aprendizagem escolar tradicional; de 18 a 20 anos período de elevação cultural e solidária.
d. quatro fases: de 0 a 5 anos o preceptor determina os hábitos de comer, vestir e estudar; de 5 a 12 anos em contato com uma família indicada pelos pais são adquiridas as noções de convivência social e política; de 12 a 15 anos período dedicado à aprendizagem de história natural e línguas; de 15 a 20 anos período de iniciação religiosa, formalização dos direitos políticos e formação da família seguindo a orientação do preceptor.
e. quatro fases: 0 a 5 anos período animista; 5 a 12 anos período lúdico formal; dos 12 a 15 período regulador da família, 15 aos 20 anos aquisição dos preceitos formais da vida moral, religiosa e social.

Mais conteúdos dessa disciplina