Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à representação, é correto afirmar:
A) sempre é retratável
B) nunca é retratável
C) é retratável em ação penal privada, mas não em ação penal pública
D) é retratável em ação penal pública incondicionada, mas não em ação penal pública condicionada
E) é retratável em ação penal pública condicionada, mas não em ação penal pública incondicionada
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à questão sobre a representação no Direito Processual Penal, é importante entender a diferença entre as ações penais e a possibilidade de retratação. A representação é um ato que pode ser exigido em ações penais privadas e em algumas situações de ações penais públicas condicionadas. Vamos analisar as alternativas: A) sempre é retratável - Incorreto, pois não é sempre retratável. B) nunca é retratável - Incorreto, pois em algumas situações é possível a retratação. C) é retratável em ação penal privada, mas não em ação penal pública - Parcialmente correto, mas não abrange todas as nuances. D) é retratável em ação penal pública incondicionada, mas não em ação penal pública condicionada - Incorreto, pois a ação pública incondicionada não depende de representação. E) é retratável em ação penal pública condicionada, mas não em ação penal pública incondicionada - Correto, pois a retratação é possível na ação penal pública condicionada, mas não na incondicionada. Portanto, a alternativa correta é: E) é retratável em ação penal pública condicionada, mas não em ação penal pública incondicionada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 1: Assinale a correta: A reabilitação criminal:
A) feita pelo juiz criminal através de requisição não é absoluto o sigilo pleiteado e, portanto, com a possibilidade de se ter acesso às informações por meio de pedido formulado pelo juiz criminal faz com que se torne relativo tal sigilo.
B) feita por qualquer juiz (civil, criminal, trabalhista) através de requisição não é absoluto o sigilo pleiteado e, portanto, com a possibilidade de se ter acesso às informações por meio de pedido formulado pelo juiz criminal faz com que se torne relativo tal sigilo.
C) feita pelo juiz criminal apenas, através de notificação ao delegado de polícia e demais órgãos jurídicos torna absoluto o sigilo pois somente o juiz da causa e daquele processo é quem terá acesso às informações.
D) feita por qualquer juiz (civil, criminal, trabalhista) através de requisição é absoluto o sigilo pleiteado e, portanto, com a impossibilidade de se ter acesso às informações por meio de pedido formulado por órgão de classe, paraestatais e diretores de empresas particulares a fim de o candidato ao emprego tenha sigilo sobre seu passado.
E) uma vez transitado em julgado a sentença condenatória e cumprida a pena pelo condenado é vedado se fazer qualquer busca e trazer à tona informações acerca de seu passado, tornando o sigilo de tais informações absoluto

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 2: A reabilitação poderá ser requerida:
A) decorridos 4 (quatro) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o período de prova da suspensão e o do livramento condicional, se não sobrevier revogação.
B) decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, não se computando o período de prova da suspensão e o do livramento condicional, e se não sobrevier revogação.
C) decorridos 4 (quatro) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, não computando-se o período de prova da suspensão e sim apenas o do livramento condicional, se não sobrevier revogação.
D) decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o período de prova da suspensão e o do livramento condicional, se não sobrevier revogação.
E) decorridos 5 (cinco) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o período de prova da suspensão e o do livramento condicional, se não sobrevier revogação.

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 3: A reabilitação é:
A) Medida constitutiva de direito de competência do juízo da condenação
B) Medida declaratória de competência do juízo da condenação
C) Medida declaratória de competência do juízo da execução penal
D) Medida constitutiva de direitos de competência do juízo da execução penal
E) Medida incidental na vida do condenado onde até não ser considerado reabilitado terá sua vida exposta, cuja competência é do juízo da execução penal

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 4: São documentos exigidos para instruir o pedido de reabilitação constate no CPP, exceto:
A) certidões comprobatórias de não ter o requerente respondido, nem estar respondendo a processo penal, em qualquer das comarcas em que houver residido durante o prazo a que se refere o artigo legal;
B) atestados de autoridades policiais ou outros documentos que comprovem ter residido nas comarcas indicadas e mantido, efetivamente, bom comportamento;
C) atestados de bom comportamento fornecidos por pessoas a cujo serviço tenha estado;
D) quaisquer outros documentos que sirvam como prova de sua regeneração;
E) prova de haver ressarcido o dano causado pelo crime dentro de 5 anos ou a impossibilidade de fazê-lo dentro desse prazo.

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 5: “A condenação ou condenações anteriores não serão mencionadas na folha de antecedentes do reabilitado, nem em certidão extraída dos livros do juízo, salvo quando requisitadas por juiz criminal” (art. 748 CPP). Portando, pode-se afirmar que acerca da sigilosidade é ela:
A) absoluta
B) relativa
C) parcial
D) total
E) dependente

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 6: A reabilitação alcança:
A) apenas as penas privativas de liberdade quando impostas isoladamente.
B) apenas as penas privativas de liberdade e restritivas de direitos.
C) apenas as penas de reclusão.
D) tanto as penas de reclusão como as de detenção.
E) as penas privativas de liberdade, restritivas de direito e a de multa.

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 7: “Declaração judicial de que estão cumpridas ou extintas as penas impostas ao sentenciado, que assegura o sigilo dos registros sobre o processo e atinge outros efeitos da condenação”. Esta definição se refere ao instituto:
A) da reabilitação criminal
B) do livramento condicional
C) do sursis penal
D) da medida de segurança
E) da suspensão condicional do processo

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 8: Quanto ao requisito objetivo da reparação do dano causado para a concessão de reabilitação criminal, assinale a alternativa INCORRETA:
A) dispensa reparação se prescrito o débito no âmbito civil
B) pobreza, na acepção jurídica do termo, justifica a dispensa da reparação do dano
C) somente os crimes patrimoniais admitem reparação de dano
D) ainda que julgada improcedente ação indenizatória de natureza civil, subsiste a obrigação de reparação de danos como requisito da reabilitação criminal
E) inexiste reparação no tocante aos crimes que não produzem dano patrimonial e nos crimes vagos

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 9: O pressuposto para o cabimento de reabilitação criminal consiste:
A) em bom comportamento carcerário do condenado
B) no transcurso de dois anos do cumprimento de sanção penal
C) ter sido o agente indiciado formalmente em inquérito policial
D) na existência de uma sentença condenatória transitada em julgado
E) na existência de uma sentença condenatória em primeira instância judicial

EXTINCAO DA PUNIBILIDADE
Exercício 10: No tocante à revogação da reabilitação criminal, identifique a alternativa correta:
A) a simples condenação criminal já é suficiente para a sua revogação
B) a condenação criminal transitada em julgado é suficiente para a sua revogação
C) a condenação criminal transitada em julgado, que reconhece o sujeito como reincidente, é suficiente para a sua revogação
D) a condenação criminal transitada em julgado, que reconhece o sujeito como reincidente, é suficiente para a sua revogação
E) a condenação criminal transitada em julgado, que reconhece o sujeito como reincidente, a pena que não seja de multa, é suficiente para a sua revogação

Mais conteúdos dessa disciplina