Logo Passei Direto
Buscar
Levando em consideração o conteúdo sobre o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH), analise os enunciados abaixo acerca das etapas do procedimento contencioso do SIDH e, após, assinale a alternativa correta:
I. A denúncia de violações de direitos humanos deve ser encaminhada pela vítima ou pelo representante legal à Comissão IDH, devendo conter todos os requisitos de admissibilidade previstos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH). II. Ainda que o Estado não tenha reconhecido a competência contenciosa da Corte IDH, é possível que o caso seja a ela encaminhado. III. Admite-se a possibilidade de amicus curiae nos procedimentos da Corte IDH, instituto que permite um importante diálogo com a sociedade civil. IV. Cabe apelação da decisão de mérito da Corte Interamericana de Direitos Humanos. C Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
User badge image
DireitosHumanizados

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada um dos enunciados: I. A denúncia de violações de direitos humanos deve ser encaminhada pela vítima ou pelo representante legal à Comissão IDH, devendo conter todos os requisitos de admissibilidade previstos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH). Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a denúncia deve seguir os requisitos estabelecidos. II. Ainda que o Estado não tenha reconhecido a competência contenciosa da Corte IDH, é possível que o caso seja a ela encaminhado. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. Mesmo que o Estado não reconheça a competência, a Corte pode receber casos. III. Admite-se a possibilidade de amicus curiae nos procedimentos da Corte IDH, instituto que permite um importante diálogo com a sociedade civil. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a figura do amicus curiae é permitida e é uma forma de interação com a sociedade civil. IV. Cabe apelação da decisão de mérito da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as decisões da Corte IDH são finais e não cabem apelações. Com base na análise, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: "Estão corretas apenas as afirmativas I e III" não é a resposta correta, pois a II também está correta. Assim, a resposta correta não está entre as opções apresentadas, pois a alternativa que deveria incluir I, II e III como corretas não foi fornecida. Você deve verificar as opções disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina