Buscar

PEÇA- AÇÃO DE consignação de pagamento

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA __ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP.
RICARDO, brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF:..... e com RG nº...., residente e domiciliado a rua ...., nº...., bairro..., cidade Goiânia, Estado de Goiás, por meio de seu advogado que esta subscreve( procuração Anexo), vem à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 539 e seguintes do Código de Processo Civil, propor a presente
AÇÃO DE CONSIGANAÇÃO DE PAGAMENTO
Em face de CANARINHO CONTABILIDADE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº ....., com sede na rua....,nº..., bairro da Liberdade, cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, pelos fatos a seguir alinhados.
1 - DOS FATOS
O autor contratou os serviços da empresa ré para que efetuasse o gerenciamento de sua contabilidade, consoante comprova o contrato anexo. 
No curso do contrato o autor decidiu denunciar o contrato e para tanto, notificou a empresa ré com 30 dias de antecedência, informando as razões de sua decisão, cumprindo com os termos da cláusula... do contrato celebrado entre as partes. Importante ressaltar que referida notificação foi devidamente entregue ao representante da empresa ré, conforme comprova o recibo anexo. 
Passado o prazo de trinta dias, o autor dirigiu-se à empresa ré para efetuar o pagamento da última parcela devida em razão da prestação dos serviços de contabilidade objeto do contrato firmado pelas partes, mas recebeu recusa expressa de seu representante, sob a alegação de que a denúncia unilateral não poderia ser levada a efeito pelo autor, não obstante a existência de previsão contratual expressa nesse sentido. Além disso, o representante da ré justificou a recusa em receber a última parcela com o argumento de que pretendia uma indenização, a título de lucros cessantes, pela quebra do contrato por parte do autor. 
Diante dos fatos narrados, não houve alternativa ao autor senão a propositura da presente demanda, para que seja extinta a sua obrigação, com o pagamento da parcela devida.
 2 - DO DIREITO
Pretende o autor, com a presente ação, a consignação da parcela que entende devida, extinguindo-se, por conseguinte, sua obrigação, com a sua consequente liberação do vínculo obrigacional.
. 
cumpre mencionar que, conforme previsão contratual, as prestações pagas pelo autor durante a vigência do contrato deveriam ser satisfeitas na sede da empresa, nesta Capital, o que firma a competência desta comarca para o ajuizamento da presente demanda, a teor do art. 540 do Código de Processo Civil. 
No que tange ao mérito, cabe dizer que o contrato de prestação de serviços firmado pelas partes prevê expressamente em sua cláusula nº... a possibilidade de denúncia unilateral, por qualquer das partes, desde que fosse concedido um aviso prévio com 30 dias de antecedência. 
E assim procedeu o autor, notificando previamente a empresa ré, em estrito cumprimento aos termos do contrato objeto da presente lide e a teor da regra disposta pelo art. 473 do Código Civil. 
Contudo, decorrido o prazo de 30 dias contados da notificação, ao tentar realizar o pagamento, recebeu o autor recusa expressa do representante da ré de receber o pagamento da parcela devida para a extinção da obrigação entre as partes, o que justifica o ajuizamento da presente ação consignatória. 
Com efeito, existindo estipulação expressa no contrato firmado entre as partes, no sentido de que era permitida a denúncia unilateral do contrato, mediante a apresentação de aviso prévio, torna-se injustificada a recusa da ré em receber a última parcela do contrato. 
Com isso, está disposto o presente caso na hipótese prevista no inciso I do artigo 335 do Código Civil, vejamos: 
“Artigo 335. A consignação tem lugar:
 I – se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma”. 
Com a permissão legal acima exposto, e diante da recusa da Empresa Canarinho Contabilidade Ltda. em receber o pagamento da última parcela, desta forma se faz necessária a presente ação para que o autor possa consignar a quantia que entende devida, extinguindo-se a sua obrigação.
.
6 - DOS PEDIDOS
a) Que seja deferido o depósito da quantia de R$ 3.000,00 a(Três mil reais), a ser consignada. (art. 542, inciso I do CPC);
b) Procedência para que seja declarada extinta a obrigação; 
c) A citação do credor (réu), para levantamento da quantia ou oferecimento de resposta, sob pena de revelia. (art. 542, inciso II do CPC);
d) A condenação do Réu em sucumbência; 
e) A designação de audiência prévia de conciliação, nos termos do art. 319, VII, do CPC;
Requer a produção por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente a documental e testemunhal.
 Atribui-se o valor de R$ 3.000,00 (Três mil reais).
Nestes termos,
Pede-se e espera deferimento;
CIDADE (DATA) –
Advogado- OAB/UF

Mais conteúdos dessa disciplina