Logo Passei Direto
Buscar
Leia e avalie o trecho a seguir: "O processo de usinagem por descargas elétricas foi o primeiro processo não convencional de usinagem a se popularizar na indústria metal mecânica. É um processo térmico de fabricação caracterizado pela remoção de material consequente a sucessivas descargas elétricas que ocorrem entre um eletrodo e uma peça, através de um líquido dielétrico conhecido pela sigla EDM = Eletrical Discharge Machining."
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do processo de Usinagem por Descarga Elétrica, podemos afirmar que se trata de um tipo de processo de usinagem:
que funciona devido à capacitância eletrostática entre dois eletrodos.
que funciona devido à diferença de potencial aplicada entre duas placas condutoras de eletricidade.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O processo de usinagem por descargas elétricas (EDM) funciona devido à diferença de potencial aplicada entre o eletrodo e a peça a ser usinada. Quando essa diferença de potencial é suficientemente alta, ocorrem descargas elétricas que removem material da peça. Portanto, a afirmação correta é que se trata de um tipo de processo de usinagem que funciona devido à diferença de potencial aplicada entre duas placas condutoras de eletricidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A figura mostrada apresenta os principais motivos que inspiraram o desenvolvimento dos assim chamados processos não convencionais (ou não tradicionais) de usinagem.
A respeito desses processos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) a(s) Falsa(s).
I. ( ) O processo de usinagem por princípios eletroquímicos, a chamada usinagem eletroquímica (ECM – Electrochemical machining) está baseada na respectiva remoção química de átomos da peça a ser usinada através de um processo de dissolução eletroquímica controlada.
II. ( ) A usinagem por laser utiliza um respectivo fluxo de elétrons através de uma alta velocidade, sendo o mesmo focalizado em uma respectiva superfície de uma peça com o objetivo de realizar a remoção do material através do processo de fusão e do processo de vaporização.
III. ( ) A efetivação do processo de usinagem por feixe de elétrons se dá quando a luz não refletida é então absorvida ocasionando assim o respectivo aquecimento da superfície da peça que está em processo de usinagem e, através da quantidade de calor suficiente apresentada, inicia o derretimento e a consequente evaporação do material.
IV. ( ) O processo caracterizado como usinagem por eletroerosão está associado necessariamente à aplicação de uma diferença de potencial com uma corrente contínua entre duas placas que são consideradas como condutoras de eletricidade e chamadas de eletrodo-ferramenta e peça.

Mais conteúdos dessa disciplina