Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o trecho de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, leia as afirmativas a seguir, no que diz respeito à Arte Conceitual:
São corretas apenas as:
I. A arte conceitual valoriza mais o enfoque estético do que a percepção intelectual e reflexiva sobre o papel da arte.
II. O intuito da arte conceitual é de agradar o espectador, por meio de obras meramente contemplativas.
III. Em 1967, o artista norte-americano Sol LeWitt preconizou que o objetivo de sua arte era tornar o trabalho mentalmente interessante para o espectador.
IV. LeWitt foi o primeiro a denominar essa nova arte, que valorizava o conceito acima de tudo, como arte conceitual.
A afirmativas I e II.
B afirmativas II e III.
C afirmativas III e IV.
D afirmativas I e IV.
E afirmativas I, II e III.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a Arte Conceitual: I. A arte conceitual valoriza mais o enfoque estético do que a percepção intelectual e reflexiva sobre o papel da arte. Falso. A arte conceitual prioriza a ideia e o conceito em detrimento do aspecto estético. II. O intuito da arte conceitual é de agradar o espectador, por meio de obras meramente contemplativas. Falso. A arte conceitual não busca apenas agradar, mas provocar reflexão e questionamento. III. Em 1967, o artista norte-americano Sol LeWitt preconizou que o objetivo de sua arte era tornar o trabalho mentalmente interessante para o espectador. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois LeWitt realmente enfatizava a importância do conceito. IV. LeWitt foi o primeiro a denominar essa nova arte, que valorizava o conceito acima de tudo, como arte conceitual. Verdadeiro. Essa afirmativa também está correta, pois LeWitt é frequentemente associado à definição e popularização da arte conceitual. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são III e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) afirmativas III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto: “O termo é criado por Marcel Duchamp (1887–1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias) [...]. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 15 maio 2017.
De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, no que diz respeito ao ready-made, podemos afirmar que:
A O termo designa os objetos cotidianos que perdem a identidade da sua forma.
B O termo contribuiu para um momento de inversão na arte, em que nasce primeiro a forma e depois a ideia e/ou conceito.
C O termo transporta os objetos do cotidiano para o campo da arte, já que antes eram vistos apenas com enfoque na sua utilidade.
D O termo expande-se para o surrealismo até a pop art, por meio de obras tais como pinturas e esculturas.
E O termo invade produtos encontrados nos supermercados, como caixas de sabão em pó, vistos nos museus como objeto descartável de consumo.

Leia o fragmento de texto e observe a imagem: Fonte: 20 cent italian Euro coin isolated on white. Disponível em: . Ac e s s o em: 29 maio 2017. “Dinamismo e simultaneidade são termos paradigmáticos da proposta futurista. A ênfase na ação e na pesquisa do movimento aparece tanto no romance Mafarka, o Futurista, de Marinetti, e no Manifesto Técnico da Literatura Futurista (1912) quanto nas artes visuais, por exemplo na escultura Formas Únicas na Continuidade do Espaço (1913), de Boccioni, e nas telas Os Funerais do Anarquista Galli (1911), de Carrà, e Dinamismo de um Cão na Coleira (1912), de Balla. As inspirações nas pesquisas de cor e nos efeitos de luz do pós-impressionismo divisionista assim como nas técnicas das composições cubistas são evidentes, ainda que o futurismo italiano sublinhe na contramão do cubismo a carga emotiva e a expressão de estados de alma na arte (Estados de Alma nº 1. Os Adeuses, 1911, de Boccioni)”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 14 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
De acordo com o excerto de texto, a imagem dada e o conteúdo do livro -base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, no que diz respeito à obra intitulada Formas únicas na continuidade do espaço (1913), de Boccioni, leia as afirmativas a seguir:
I. O pedestal presente na obra contradiz a ideia de movimento, pois quando observamos a escultura disforme, as linhas dinâmicas sugerem o movimento de um passo.
II. O pedestal vai na direção oposta e segura toda a figura no chão, criando um contraste de estaticidade.
III. Os blocos de bronze parecem dar leveza e “soltar” cada um dos pés indefinidos pelo movimento.
IV. Os artistas começaram a enfatizar a linha de contorno das obras tridimensionais reforçando a sensação de movimento.
A I, II e III
B II, III e IV
C I e III
D III e IV
E I e II

Leia o fragmento de texto: “Na realidade, a palavra colagem era muito limitada para definir um objeto tão vasto. Um termo mais elástico poderia ser o que o Museu de Arte Moderna escolheu para batizar sua exposição de 1961 sobre esses novos acontecimentos: ‘A arte da assemblage’. No catálogo da exposição, os curadores explicaram que haviam adaptado a palavra dos textos de Jean Dubuffet e, além disso, relacionaram outros termos que poderiam ser igualmente aplicados a esse material: colagem, assemblage, papier collé, decollage (oposto da colagem), decupagem, fotomontagem”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERL, J. New Art City: Nova York – capital da arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 318.
Partindo do conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional sobre a Assemblage, bem como em relação à leitura do trecho acima, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as Verdadeiras e F para as Falsas:
( ) As representações de violões feitas por Picasso, algumas de papel, outras de metal e arame, já prenunciavam o procedimento da assemblage.
( ) A obra Violão, de Picasso, apresenta uma técnica específica com o uso limitado de técnicas e modos de compor uma obra.
( ) A obra Violão, de Picasso, trata-se de uma “escultura” com espaços mais fechados, nos quais a forma do objeto real é desmontado e reagrupado com materiais mais pesados.
( ) O principal enfoque da assemblage é a reunião de materiais variados a fim de compor uma obra, em que os objetos cotidianos utilizados ainda mantenham sua identidade.
A V – F – F – V
B F – V – V – F
C F – V – F – V
D V – F – V – F
E F – F – V – V

Leia o fragmento de texto sobre a arte abstrata: “Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção específica, o termo liga-se às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 15 maio. 2017.
A partir dos conteúdos abordados nas aulas, da citação acima e do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o abstracionismo, leia as sentenças abaixo, assinalando V para as Verdadeiras F para as Falsas:
( ) A arte abstrata teve seu auge com a pintura, mas, no campo tridimensional, também encontramos trabalhos que escaparam do naturalismo.
( ) Marcel Duchamp é um representante da arte abstrata norte-americana, mais conhecido por suas pinturas abstratas.
( ) Frank Stella é um representante da arte abstrata norte-americana, produzindo esculturas que exploravam possibilidades do espaço.
( ) A escultura abstrata teve seu desenvolvimento influenciado pelo expressionismo abstrato, movimento norte-americano que valorizava novas experiências no processo artístico.
A F – V – F – V
B V – F – V – V
C V – F – V – F
D F – V – V – F
E F – F – V – V

Leia o fragmento de texto: “Para desenvolver um bom trabalho de Arte o professor precisa descobrir quais são os interesses, vivências, linguagens, modos de conhecimento de arte e práticas de vida de seus alunos. Conhecer os estudantes na sua relação com a própria região, com o Brasil e com o mundo, é um ponto de partida imprescindível para um trabalho de educação escolar em arte que realmente mobilize uma assimilação e uma apreensão de informações na área artística”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRAZ, M.H.; FUSARI, M.F.R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001. p. 22.
A partir dos conteúdos abordados nas aulas, no livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional e na citação acima, relacione corretamente os elementos da coluna 1 às respectivas características elencadas na coluna 2 sobre o ensino de arte:
COLUNA 1: 1) Ana Mae Barbosa 2) Abordagem Triangular 3) Leitura da obra de arte 4) História da arte
( ) Análise crítica da materialidade da obra a partir de princípios estéticos ou semiológicos, ou gestálticos ou iconográficos.
( ) Estudo das obras de arte a partir da contextualização histórica, relação com o período artístico e com outros artistas.
( ) Autora do livro A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos.
( ) Metodologia do ensino que parte da ideia de um ensino da arte que interliga a leitura da obra de arte, a história da arte e o fazer artístico.
A 3 – 4 – 1 – 2.
B 3 – 1 – 2 – 4.
C 4 – 3 – 1 – 2.

Mais conteúdos dessa disciplina