Logo Passei Direto
Buscar
São fatores crônicos responsáveis relacionados à maior sensibilidade à insulina: Sarcopenia e osteoporose; Aumento da massa adiposa e aumento da massa de tecido magra; Queda do número de capilares e aumento da massa adiposa. Redução da massa adiposa e diminuição da massa de tecido magro; Redução da massa adiposa e aumento da massa de tecido magro;
User badge image
Thays Wevenny

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Parece que sua pergunta está relacionada a fatores que influenciam a sensibilidade à insulina, mas não está clara. Se você está buscando entender como a sarcopenia, osteoporose, massa adiposa e massa de tecido magro se relacionam com a sensibilidade à insulina, posso te ajudar com isso! Aumentar a massa de tecido magro e reduzir a massa adiposa geralmente está associado a uma maior sensibilidade à insulina. Por outro lado, a sarcopenia e o aumento da massa adiposa podem levar a uma resistência à insulina. Se precisar de mais detalhes sobre algum desses pontos, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o texto abaixo e preencha as lacunas CORRETAMENTE: A __________________ é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e __________________. Os _______________ são a matéria-prima para a produção do(a) __________________ que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios. A sequência CORRETA é
proteína – sais minerais – lipídios – gordura.
glicose – hepático – carboidratos – glicogênio.
gordura – hepático – sais minerais – glicogênio.
proteína – carboidratos – lipídios - glicogênio.
gordura – sais minerais -carboidratos – gordura.

O exercício em ambiente com temperatura elevada faz com que os mecanismos termorreguladores do corpo ajam na proteção contra o superaquecimento. Quando a troca de calor ocorre envolvendo a transferência direta do calor de uma molécula para outra através de um líquido, sólido ou gás, é pelo processo de:
convecção.
Condução.
radiação
circulação.
evaporação

Segundo Powers, apenas os esportes ou exercícios de intensidade moderada a alta representam uma ameaça de distúrbios acidobásicos durante o exercício. São exercícios que envolvam risco de distúrbio acidobásico devido à sua intensidade: I. Nado de 100M. II. Maratona. III. Vôlei. IV. Futebol americano. Quais estão corretos?
Apenas I
I, II, III e IV.
Apenas II, III e IV.
Apenas II.
Apenas I e III.

A função básica do sistema cardiocirculatório é proporcionar fluxo sanguíneo necessário para manter a homeostasia dos vários tecidos do organismo; ou seja, atender às necessidades dos tecidos: transportar nutrientes, remover produtos de excreção, levar hormônios, etc. O fluxo sanguíneo para cada tecido do corpo é quase sempre precisamente controlado em relação às necessidades metabólicas dos músculos esqueléticos em atividade e, portanto, as respostas cardiovasculares ao exercício serão dependentes do seu tipo, intensidade e duração. Segundo Araújo, Leite e Barros, os principais efeitos cardiovasculares que ocorrem durante os exercícios são: I. Descarga simpática em massa. II. O aumento do débito cardíaco. III. A diminuição da pressão arterial. Quais estão corretas?
Apenas III.
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e II.
Apenas I.

Para que o jogador consiga manter um alto nível de desempenho é necessária uma preparação, embasamento e aperfeiçoamento das capacidades físicas condicionais e coordenativas. Capacidades estas essenciais para a execução das ações durante o jogo. Para isto, é preciso que ocorra o fornecimento de energia necessária para a realização destes movimentos. Assim, os sistemas energéticos e vias metabólicas utilizadas são fundamentais para que haja este abastecimento energético. Em relação as vias metabólicas, analise as assertivas abaixo: I. O sistema aeróbio (oxidativo) predomina durante exercícios de intensidade baixa a moderada, quando há oxigênio disponível para o músculo. II. Em intensidades de exercício mais altas, a demanda de ATP é alta, e a energia não pode ser suprida somente pelo metabolismo aeróbio (oxidativo). Portanto, o sistema anaeróbio lático (glicolítico) deve preencher essa lacuna. III. Quando a energia muscular é necessária por um curto período, o sistema de fosfocreatina é capaz de suprir a maior parte do ATP necessário. É correto o que se afirma em:
apenas a afirmação II está correta.
apenas as afirmacoes I e III estão corretas.
apenas as afirmações II e III estão corretas.
todas as afirmações são verdadeiras.
apenas as afirmações I e II estão corretas.

Sobre a prática de atividades físicas durante a gestação, analise as afirmativas a seguir:
É CORRETO o que se afirma em
I. O peso ao nascer não é impactado de maneira clinicamente significativa pelos programas de exercícios pré-natais.
II. Embora o exercício pré-natal seja seguro para o feto, a evidência atual indica que o exercício não é suficiente para proteger a criança contra doenças cardiometabólicas.
III. A atividade física pré-gravidez ou nas primeiras semanas de gravidez reduz o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus gestacional.
IV. Exercícios físicos durante a gestação estão associados à prevenção de incontinência urinária e à redução dos sintomas de depressão no pós-parto.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.

Uma gestante sedentária, sem vivência de atividade física, deve iniciar a prática de alongamento muscular na seguinte semana de gestação:
15a
12a
14a
13a
11a

Em relação às adaptações cardíacas ao treinamento, analise as assertivas abaixo: I. O treinamento aeróbico a longo prazo em geral faz aumentar a massa e o volume do coração, com maiores volumes sistólicos terminais no ventrículo esquerdo observados durante o repouso e o exercício. II. O exercício a longo prazo altera as propriedades contráteis das fibras do músculo cardíaco que incluem uma maior sensibilidade à ativação pelo CA2+, mudanças na relação força-comprimento e um rendimento de potência aumentado. III. A doença também induz um aumento cardíaco considerável. Na hipertensão, o coração trabalha cronicamente contra uma resistência excessiva ao fluxo sanguíneo. Isso distende o músculo cardíaco, que, de acordo com mecanismo de Frank Starling, gera uma força compensatória destinada a superar a maior resistência enfrentada pela ejeção sistólica. Quais estão corretas?
Apenas II e III.
Apenas III.
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II.

Da utilização da molécula de ATP para o fornecimento de energia para a contração muscular resultam os componentes ADP (difosfato de adenosina) e P. A ressíntese do ATP irá ocorrer a partir da energia liberada na quebra da:
Fosfourease.
Fosfoureia.
Fosfoquinase.
Fosfocreatina.

Sobre a Fisiologia do exercício, analise os itens: I. Compete ao estudo das funções do organismo relacionados ao esporte, treinamento e exercício físico, seus principais objetivos são estudar as diferentes formas de exercícios, visando melhora da capacidade de rendimento físico, buscando melhora da saúde através da continuidade da Atividade Física. II. Busca compreender todas as ações que ocorrem no corpo humano durante o exercício físico, bem como o efeito obtido por sua prática constante (ou seja, efeito crônico promovido pelo exercício). III. Envolve o estudo dos músculos envolvidos no movimento, hormônios liberados, estado emocional, ativação neuromuscular e uma série de mecanismos que estão ativados no organismo durante a atividade física. IV. Também é possível estudar o gasto energético e como esse gasto é reposto (por meio do repouso e da alimentação correta e equilibrada). V. O conhecimento básico da fisiologia do exercício pode proporcionar uma consciência sobre a necessidade da atividade física/exercício físico para o bem-estar físico, social e mental. Estão CORRETAS:
II, III e V apenas.
I, II, III, IV e V.
I, IV e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, II e III apenas.

Segundo especialistas em aptidão física, a manutenção da força muscular deve ser a prioridade número um do trabalho com idosos. Sobre os efeitos desse parâmetro físico em idosos, NÃO é correto afirmar que:
A força muscular ajuda a melhorar a mobilidade funcional.
A força muscular ajuda a melhorar a utilização da glicose.
A força muscular ajuda a aumentar a perda óssea.
A força muscular ajuda a diminuir o risco de quedas.
A força muscular ajuda a prevenir a obesidade.

Adolescentes de diferentes classes sociais e de diferentes regiões do Brasil utilizam os chamados anabolizantes visando a aumentar o volume dos músculos, gerando modificações na estética corporal. Entretanto, o uso indiscriminado dessas drogas provoca efeitos colaterais bastante nocivos, dentre eles distúrbios sexuais e hepáticos. Diante deste fato, a tarefa pedagógica do professor de Educação Física é
identificar os alunos que utilizam anabolizantes, a fim de prescrever doses adequadas desses produtos.
identificar os alunos que utilizam anabolizantes e registrar o fato para decisões futuras.
denunciar o aluno ao Conselho Regional de Educação Física.
convencer os alunos a diminuir o uso de anabolizantes e aumentar os exercícios de força para a turma.
discutir o contexto que leva os jovens a utilizar anabolizantes, analisando os efeitos do uso, em uma perspectiva preventiva.

Mais conteúdos dessa disciplina