Logo Passei Direto
Buscar
A Análise Stakeholder permite relacionar os atores envolvidos e identificar, para cada um deles: os interesses, a participação, o nível de influência, e os possíveis impactos caso o programa não atenda aos requisitos.
Dentre os resultados dessa ferramenta de apoio ao planejamento e à gestão, não se inclui:
a. Identificar possíveis conflitos de interesses entre os atores relacionados com o programa, permitindo a atuação com vistas à desativação das divergências que poderiam afetar o bom andamento das ações.
b. Compreender melhor as relações de interesse e os níveis de influência dos atores sobre o programa, de forma a identificar as forças com maior potencial de risco à boa execução das ações.
c. Compreender as razões que levam o programa a atingir um determinado nível de desempenho.
d. Estabelecer relações de responsabilidade e prazo pela realização de tarefas no cronograma de execução de uma atividade.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas não é um resultado da Análise Stakeholder: a) Identificar possíveis conflitos de interesses entre os atores relacionados com o programa, permitindo a atuação com vistas à desativação das divergências que poderiam afetar o bom andamento das ações. - Este é um resultado típico da Análise Stakeholder, pois envolve entender as relações entre os atores. b) Compreender melhor as relações de interesse e os níveis de influência dos atores sobre o programa, de forma a identificar as forças com maior potencial de risco à boa execução das ações. - Também é um resultado esperado da Análise Stakeholder, já que envolve a identificação de influências. c) Compreender as razões que levam o programa a atingir um determinado nível de desempenho. - Embora isso possa ser relevante, não é um foco direto da Análise Stakeholder, que se concentra mais nas relações e influências dos atores. d) Estabelecer relações de responsabilidade e prazo pela realização de tarefas no cronograma de execução de uma atividade. - Este item se refere mais à gestão de projetos do que à Análise Stakeholder, que não se preocupa diretamente com cronogramas e responsabilidades. Portanto, a alternativa que não se inclui nos resultados da Análise Stakeholder é: d) Estabelecer relações de responsabilidade e prazo pela realização de tarefas no cronograma de execução de uma atividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do processo de planejamento das organizações, assinale a única opção correta:
A respeito do processo de planejamento das organizações, assinale a única opção correta:
a. Uma das características marcantes do planejamento estratégico é a possibilidade de ser feito sem um processo de debate entre os vários atores da organização, pois pode ser copiado a partir da estratégia de outra organização semelhante.
b. O primeiro passo no planejamento é a fixação de atividades operacionais típicas.
c. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional.
d. O planejamento estratégico é obrigatório em todas as organizações públicas brasileiras.

Acerca das decisões estratégicas em organizações do setor público, julgue as seguintes alternativas:
Acerca das decisões estratégicas em organizações do setor público, julgue as seguintes alternativas:
A análise do ambiente interno, o estabelecimento de objetivos e a escolha das estratégias são atividades inerentes ao processo de planejamento.
É correto definir estratégia como um plano com vistas a se chegar aos objetivos organizacionais.
Definir estratégia é importante dentro do processo de planejamento, mas não é garantia de sucesso da organização.
Resposta 1: Verdadeira
Resposta 2: Falsa
Resposta 3: Verdadeira

Definir os rumos e os grandes objetivos de uma organização pode parecer óbvio à primeira vista, mas nem sempre é tarefa fácil estabelecê-los em um documento formal de modo a orientar claramente todas as pessoas envolvidas. Estamos falando do plano estratégico.
A esse respeito, julgue as afirmativas abaixo:
A natureza cíclica do processo de planejamento exige avaliação de ações anteriores, orientando as posteriores, dentro do período de execução do plano estratégico.
A existência de um bom sistema de gestão da estratégia não é suficiente para garantir o sucesso da estratégia da organização.
O ciclo de gestão da estratégia é uma simplificação didática da forma como as organizações devem agir para assegurar o alcance dos objetivos estratégicos.

Moisés, novo gerente de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços em um determinado setor. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.
Considerando essa situação hipotética, assinale a única opção correta:
a. A concepção de uma nova política de controle constitui ação de planejamento no nível operacional.
b. A definição de novas formas de controle resulta do processo de planejamento tático.
c. A definição de ações de controle por um gerente é exemplo de planejamento estratégico.
d. O novo sistema proposto não poderá contrariar os valores da organização, a exemplo da ética, do respeito e da integridade.

Gerir a estratégia é trabalhar para assegurar que ela seja alcançada ao final de um período de tempo determinado para sua execução.
A respeito das atividades de gestão da estratégia, assinale a única opção incorreta:
a. Planejar é a primeira etapa gestão da estratégia e corresponde, em geral, à formulação do plano estratégico, por meio do qual a organização reflete sobre sua existência, estabelece seu referencial estratégico, sua estratégia e seus grandes objetivos de longo prazo.
b. Monitoramento corresponde à adoção de práticas de gestão para acompanhar periodicamente – e não apenas ao final do período do plano – o andamento, o cumprimento de prazos, as entregas e os resultados das iniciativas, ações e metas.
c. O plano estratégico é de longo prazo, logo as avaliações de cumprimento só se dão ao final do período determinado.
d. Avaliação da estratégia é análise do grau de atingimento dos objetivos, com proposição de correções de rumo à administração.

A respeito do processo de planejamento das organizações, assinale a única opção incorreta:
A respeito do processo de planejamento das organizações, assinale a única opção incorreta:
a. Os objetivos definidos no planejamento estratégico são de longo prazo, porém são atingidos a partir do cumprimento de uma sequência de atividades definidas e realizadas no curto e no médio prazo.
b. O planejamento tático é focalizado no curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. O planejamento operacional se estende pelo médio prazo e abrange de terminada unidade organizacional.
c. O plano estratégico é o principal produto do processo de planejamento estratégico.
d. O planejamento estratégico é orientado para o futuro.

O planejamento no setor público envolve um conjunto de interações entre objetivos definidos em lei e objetivos maiores oriundos da administração central federal, estadual ou municipal, em conjunto com seus órgãos e entidades.
Acerca desse arranjo de estratégias do setor público, assinale a única alternativa correta:
a. Só há planejamento estratégico no nível central de cada esfera, isto é, na União, apenas a Presidência da República determina a estratégia federal.
b. Cada órgão ou entidade do setor público pode buscar inspiração na estratégia central (federal, estadual ou municipal) e nas leis que definem suas atribuições e funções para definir seu plano estratégico, desde que haja harmonia entre as estratégias central e setorial.
c. O único documento de planejamento no setor público é o Plano Plurianual (PPA) do município, do estado ou da União.
d. O planejamento estratégico é obrigatório em todas as organizações públicas brasileiras.

A respeito do processo de planejamento das organizações, aplicável ao setor público, assinale a única opção incorreta:
A respeito do processo de planejamento das organizações, aplicável ao setor público, assinale a única opção incorreta:
a. O planejamento estratégico passa pela definição da missão, da visão e dos valores da instituição.
b. Em função das constantes mudanças no ambiente político, social e econômico, o planejamento estratégico possui caráter de curto prazo, pois não pode prever tudo o que vai ocorrer no longo prazo.
c. O planejamento nas organizações é feito em nível institucional e também em níveis gerenciais inferiores, sendo possível que um gerente construa o planejamento para a sua unidade.
d. O estabelecimento de plano estratégico não é suficiente para assegurar o atingimento dos objetivos da organização.

Debater e definir os referenciais estratégicos é uma etapa importante do processo de aprendizagem organizacional por meio da definição da estratégia.
Assinale o elemento que não faz parte da definição do referencial estratégico de uma organização.
a. Missão
b. Visão
c. Valores
d. Orçamento

A importância do PPA é ressaltada pelo caráter estratégico e operacional dessa peça de planejamento, pois além de fixar diretrizes, objetivos e metas, o plano plurianual define receitas e despesas para cumprimento de suas linhas estratégicas, condicionando os valores que devem constar das Lei Orçamentárias anual – LOA.
Assinale a alternativa abaixo, a descrição correspondente ao estágio da 'formulação':
a. Estágio em que predominam as ações de mensuração dos resultados, de forma a permitir a análise dos efeitos produzidos pela política pública.
b. Momento em que se dá a mobilização do aparato administrativo do governo, com a reunião dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para a execução da política, e realizadas as ações que permitirão o alcance dos resultados planejados.
c. Fase em que um determinado pleito da sociedade consegue espaço na lista de prioridades do poder público.
d. Etapa em que são ponderadas as alternativas e estabelecidos os objetivos e metas a serem alcançados, bem como elaborados os planos que permitirão a realização da política pública.

Mais conteúdos dessa disciplina