Logo Passei Direto
Buscar
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do PLURAL para preencher adequadamente a lacuna da frase:
(A) Nem Everest, nem recorde mundial, nenhuma obsessão dessas ...... (dever) levar-nos a uma luta ingente e, quase sempre, inglória.
(B) Às pequenas coisas do cotidiano, aos versos simples é que se ...... (dedicar), em suas obras-primas, o poeta Manuel Bandeira.
(C) O mérito e a importância de um prêmio como o Nobel não ...... (caber) discutir, mas não há por que desmerecer quem nunca o ganhou.
(D) A um poeta como Manuel Bandeira jamais ...... (ter) atormentado aquelas visões da glória que tantos perseguem obstinadamente.
(E) As competições a que se ...... (lançar), em nossos dias, todo e qualquer postulante à fama jamais sensibilizaram nosso grande lírico.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das frases para identificar a forma correta do verbo no plural: (A) "Nem Everest, nem recorde mundial, nenhuma obsessão dessas ...... (dever) levar-nos a uma luta ingente e, quase sempre, inglória." - O sujeito é composto, então o verbo deve estar no plural: "devem". (B) "Às pequenas coisas do cotidiano, aos versos simples é que se ...... (dedicar), em suas obras-primas, o poeta Manuel Bandeira." - O sujeito é "o poeta", que está no singular, então o verbo deve estar no singular: "dedica". (C) "O mérito e a importância de um prêmio como o Nobel não ...... (caber) discutir, mas não há por que desmerecer quem nunca o ganhou." - O sujeito é composto ("O mérito e a importância"), então o verbo deve estar no plural: "cabem". (D) "A um poeta como Manuel Bandeira jamais ...... (ter) atormentado aquelas visões da glória que tantos perseguem obstinadamente." - O sujeito é "um poeta", que está no singular, então o verbo deve estar no singular: "teve". (E) "As competições a que se ...... (lançar), em nossos dias, todo e qualquer postulante à fama jamais sensibilizaram nosso grande lírico." - O sujeito é "as competições", que está no plural, então o verbo deve estar no plural: "lançam". Agora, vamos às respostas corretas para cada lacuna: A) devem B) dedica C) cabem D) teve E) lançam Portanto, a resposta correta para a frase que pede a forma do plural é a) "devem" na frase (A) e "cabem" na frase (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina