Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal brasileira, em seu artigo 134, e a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, em seu artigo 120, asseveraram que a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado. Nesse sentido, pode-se afirmar que
(A) em todos os processos judiciais deve haver a intervenção da Defensoria Pública.
(B) a Defensoria Pública é órgão do Poder Judiciário.
(C) a assistência jurídica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pública assegura, em igualdade de condições, o acesso à justiça pelos necessitados.
(D) compete à Defensoria Pública o exercício da função jurisdicional do Estado.
(E) a organização da Defensoria Pública do Estado está vinculada à organização do Poder Judiciário, devendo prever um número equivalente de Defensores e Juízes em cada comarca.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: (A) em todos os processos judiciais deve haver a intervenção da Defensoria Pública. - Isso não é verdade, pois a Defensoria Pública atua em casos onde há necessidade de assistência jurídica, mas não em todos os processos. (B) a Defensoria Pública é órgão do Poder Judiciário. - A Defensoria Pública é uma instituição independente, não é um órgão do Poder Judiciário, embora atue em conjunto com ele. (C) a assistência jurídica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pública assegura, em igualdade de condições, o acesso à justiça pelos necessitados. - Esta afirmação está correta, pois a Defensoria Pública tem como função garantir o acesso à justiça para aqueles que não têm condições de pagar por um advogado. (D) compete à Defensoria Pública o exercício da função jurisdicional do Estado. - A Defensoria Pública não exerce a função jurisdicional, mas sim a função de assistência jurídica. (E) a organização da Defensoria Pública do Estado está vinculada à organização do Poder Judiciário, devendo prever um número equivalente de Defensores e Juízes em cada comarca. - Isso não é correto, pois a organização da Defensoria Pública é independente e não precisa ter um número equivalente de Defensores e Juízes. Portanto, a alternativa correta é: (C) a assistência jurídica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pública assegura, em igualdade de condições, o acesso à justiça pelos necessitados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina