Buscar

Fisiologia do Coração

O que é o mecanismo de Frank-starling?

💡 41 Respostas

User badge image

Alexandre Sales

É o mecanismo intrínseco de regulação do bombeamento cardíaco.

Quando quantidade adicional de sangue chega aos ventrículos, o músculo cardíaco é mais distendido. Isso leva o músculo a se contrair com força aumentada, pois os filamentos de miosina e actina ficam dispostos em ponto mais próximo do grau ideal de superposição para a geração de força (todos os músculos estriados possuem tal capacidade). Assim, o ventrículo, em função de seu enchimento otimizado, automaticamente bombeia mais sangue para as artérias. Até certo limite fisiológico, isso significa que o coração bombeia todo o sangue que chega a ele pelas veias.

107
Dislike3
User badge image

Marianne Nascimento

O mecanismo de Frank Starling afirma que o aumento da pré-carga acarreta um aumento da tensão do ventrículo que gera uma contração mais forte do coração. Pré-carga é a constante de sangue que existe no ventrículo antes da sístole, ou seja, no final da diástole. Volume diastólico final – > Quantidade de sangue no venticulo esquerdo, no final da diástole, ou seja, logo antes da sístole iniciar. Quanto maior for a quantidade de sangue no coração, maior será a quantidade ejetada por ele.

A vantagem do mecanismo de Frank Starling é que o coração consegue regular a quantidade de sangue que ele bombeia, se ele receber mais sangue, é capaz de bombear mais sangue, o coração se ajusta a quantidade de sangue que recebe. Exemplo de situação que o coração recebe mais sangue: Transfusão. Esse mecanismo não depende de estimulo neural nem de arco reflexo.

O aumento da frequência cardíaca é quando aumenta o retorno venoso e o coração se contrai com mais vigor – >Frank Starling.

Mas existe outro fenômeno chamado bainbridge, que também regula o debito cardíaco, ele aumenta a frequência cardíaca quando recebe mais sangue, esse depende de um arco reflexo, existem nervos que detectam o grau de estiramento dos átrios, esses nervos vão ao sistema nervoso central e informam o grau de distensão do átrio. Quando chega mais sangue no átrio direito, ele de distende e isso gera potenciais de ação nesses nervos que vão até o sistema nervoso central e a resposta é de ativação simpática sob preção e ai a frequência cardíaca aumenta. Não existe no coração transplantado, pois não tem enervação.

21
Dislike0
User badge image

Pedro Lins

É o mecanismo que correlaciona o nível de distenção das fibras musculares cardíacas e a eficiência de ejeção do sangue. Exite um grau ótimo de distenção que concilia o bom bombeamento sanguíneo e o funcionamento muscular cardíaco de maneira mais equilibrada.

13
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais