Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Quando se fala de artefato cultural na comunidade surda, tem-se o aspecto linguístico em que se percebe a língua materna e a libras. Afirma-se que a libras não é uma linguagem e sim um sistema linguístico com regras, explica que o vocábulo artefato pode estar relacionado a objetos ou materiais produzidos, mas também engloba o modo de ver e sentir de determinado grupo.
Sobre os artefatos culturais presentes na cultura surda, analise as sentenças a seguir:
I- Artefato cultural: experiência visual. O conceito de cultura explicita a ideia de que os surdos percebem o mundo de forma singular. De modo geral, normalmente, possuem uma percepção visual bastante aguçada.
II- Artefato cultural: linguístico, define-se a língua de sinais como sendo uma língua prioritária do povo surdo que é expressa através da modalidade espacial-visual, importante para a cultura surda. Através desta língua que o sujeito surdo adquire e transmite conhecimento.
III- Artefato cultural: para que as expectativas se concretizem, espera-se que o bebê nasça perfeito. A ideia de perfeição, na maioria das vezes, está associada à utilização dos cinco sentidos do corpo humano: visão, audição, tato, paladar e olfato.
IV- Artefato cultural: em alguns casos, apesar do bloqueio auditivo, o seu domínio da língua oral pode se equiparar aos ouvintes, através do uso da leitura labial, o uso de aparelhos, implantes auditivos e acompanhamento fonoaudiológico.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Artefato cultural: experiência visual. O conceito de cultura explicita a ideia de que os surdos percebem o mundo de forma singular. De modo geral, normalmente, possuem uma percepção visual bastante aguçada. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece a percepção visual dos surdos como um aspecto importante de sua cultura. II- Artefato cultural: linguístico, define-se a língua de sinais como sendo uma língua prioritária do povo surdo que é expressa através da modalidade espacial-visual, importante para a cultura surda. Através desta língua que o sujeito surdo adquire e transmite conhecimento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a LIBRAS é realmente uma língua essencial para a comunidade surda. III- Artefato cultural: para que as expectativas se concretizem, espera-se que o bebê nasça perfeito. A ideia de perfeição, na maioria das vezes, está associada à utilização dos cinco sentidos do corpo humano: visão, audição, tato, paladar e olfato. Falso, essa afirmativa é problemática, pois a ideia de "perfeição" não é uma característica universalmente aceita e pode ser considerada uma visão negativa em relação à diversidade. IV- Artefato cultural: em alguns casos, apesar do bloqueio auditivo, o seu domínio da língua oral pode se equiparar aos ouvintes, através do uso da leitura labial, o uso de aparelhos, implantes auditivos e acompanhamento fonoaudiológico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece que algumas pessoas surdas podem desenvolver habilidades na língua oral. Com base nessa análise, as sentenças I, II e IV estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura surda não se refere às várias experiências pessoais do povo surdo. O surdo entende o mundo e quer modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das 'almas' das comunidades surdas.
Sobre o entendimento das experiências pessoais do povo surdo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Quando o bebê nasce com ausência ou deficiência em um dos sentidos, a anormalidade está ali associada, sendo assim, não há aprendizado.
B - A postura da família diante do diagnóstico da surdez praticamente determina a forma como esta criança se desenvolverá, a falta de interesse gera um povo surdo sem experiências.
C - A literatura surda entende que os cegos também podem fazer parte do mesmo contexto social deles.
D - Expõem as dificuldades e/ou vitórias das opressões ouvintes, de como se saem em diversas situações inesperadas, testemunhando as ações de grandes líderes e militantes surdos e sobre a valorização de suas identidades surdas.

A interdisciplinaridade consiste entre o diálogo que temos entre as disciplinas. Zabala (1998) defende que a interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que podem ir desde uma simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento.
Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA:
A A principal diferença entre a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade está na linearidade de ambas.
B A interdisciplinaridade acontece quando as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser utilizados por professores de diversas áreas do conhecimento.
C Enquanto que o termo interdisciplinar visa ao agrupamento de diversos ramos do conhecimento, seguindo um objetivo em comum, como um assunto ou tema específico, por exemplo, o método multidisciplinar não visa à linearidade dos assuntos.
D A palavra interdisciplinar é formada pela união do prefixo "inter", que exprime a ideia de "dentro", "entre", "em meio"; com a palavra "disciplinar", que tem um sentido pedagógico de instruir nas regras e preceitos de alguma arte.

Comenius sempre apresentou um espírito de inovação, como ele já defendia uma educação para todos, independente da classe social da criança, esse foi um seus lemas. Estudar os recortes históricos acerca da didática nos possibilita compreender com maior clareza o percurso percorrido até aqui. Neste percurso, podemos destacar algumas personalidades que foram as peças-chave na evolução do conceito da didática.
Sobre estas personalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates.
II- Comenius.
III- Jean-Jacques Rousseau.
IV- Johann Heinrich Pestalozzi.
( ) Construiu um método chamado de ironia. Este método perpassava dois momentos: a refutação e a maiêutica.
( ) Acredita que o mais importante era o desenvolvimento humano das habilidades e dos valores.
( ) Defendia o ser humano como sendo naturalmente bom e suas ideias estavam focadas na liberdade e na sociedade.
( ) Defendia uma educação para todos. Seu lema era Ensinar tudo a todos.

O currículo tem várias finalidades, entre elas sociais, culturais e políticas. Através das teorias curriculares, identificamos as tradições, crenças de um determinado período histórico, buscando as ideologias que carregam, observando seus comportamentos.
Sobre as teorias curriculares, analise as afirmativas a seguir:
I- As teorias pós-críticas objetivam a formulação de verdades absolutas.
II- As teorias tradicionais tem como objetivo principal planejar cientificamente as atividades pedagógicas e controlá-las.
III- As teorias críticas preocupam-se em desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz.
IV- As teorias pós-críticas concebem o conhecimento como parte inerente ao poder.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

O currículo é decidido através de vários níveis. Esta construção ocorre em diversos contextos, em uma perspectiva macro e micro curricular. Os níveis de decisão curricular são: político-administrativo, gestão e realização.
Sobre os níveis de decisão curricular, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Político-administrativo.
II- Gestão.
III- Realização.
( ) Este nível de decisão curricular está relacionado à forma pedagógica para os profissionais inseridos no âmbito da escola e da administração regional.
( ) Este nível de decisão curricular está relacionado às prescrições no âmbito da administração central.
( ) Este nível de decisão curricular está relacionado ao contexto da ação educativa no âmbito da sala de aula.

Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais.
Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
( ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos.
( ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
( ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma.
A F - V - V - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

As adaptações curriculares, comumente também denominadas adequações curriculares, implicam na reorganização do projeto político-pedagógico da escola e do sistema educacional como um todo, propiciando a participação dos alunos com deficiência em todas as atividades, ao se tratar do contexto escolar.
Sobre as adaptações curriculares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Adaptações relativas.
II- Adaptações individualizadas.
( ) Nessa adaptação englobam a programação das atividades elaboradas em sala de aula. Neste aspecto, o professor deve realizar alguns ajustes, flexibilizando e objetivando as atividades para os alunos com deficiência.
( ) Essa adaptação diz respeito ao processo realizado pelo professor de avaliação e atendimento de cada aluno. Neste caso, as atividades em sala são flexibilizadas.
( ) Nessa adaptação, o professor deve estar capacitado para alterar sua maneira de ensinar e flexibilizar o que vai ensinar, de acordo com as necessidades de cada aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina