Logo Passei Direto
Buscar

Neurologia

UNIASSELVI
O quadro clínico após o paciente sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) pode apresentar diversos sinais e sintomas. Sobre os sinais e sintomas pós-AVE, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Perda da coordenação motora.

B) Perda total da visão em ambos os olhos.

C) Perda da fala ou compreensão da fala.

D) Hemiplegia ou hemiparesia.
User badge image
Alex Alex

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar a alternativa INCORRETA sobre os sinais e sintomas pós-acidente vascular encefálico (AVE), vamos analisar cada uma das opções: A) Perda da coordenação motora. - Isso pode ocorrer após um AVE, especialmente se a área afetada estiver relacionada ao controle motor. B) Perda total da visão em ambos os olhos. - Embora um AVE possa causar problemas visuais, a perda total da visão em ambos os olhos não é uma consequência comum. Normalmente, os déficits visuais são unilaterais ou relacionados a campos visuais específicos. C) Perda da fala ou compreensão da fala. - Isso é um sintoma comum após um AVE, especialmente se a área de Broca ou Wernicke for afetada. D) Hemiplegia ou hemiparesia. - Esses são sintomas clássicos de um AVE, resultando em fraqueza ou paralisia de um lado do corpo. Com base na análise, a alternativa INCORRETA é: B) Perda total da visão em ambos os olhos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tratamento fisioterapêutico no traumatismo crânioencefálico (TCE) é realizado em dois estágios, que podem ser separados em fase inicial ou intra-hospitalar e fase tardia ou ambulatorial. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O tratamento inicial tem como objetivo verificar a integridade das vias aéreas, assistindo na ventilação e a circulação corpórea, visando à estabilização do paciente.
( ) O tratamento tardio consiste na detecção mais precoce das complicações neurológicas e na sua reabilitação, favorecendo o retorno do paciente à sociedade.
( ) O tratamento, seja ele inicial ou tardio, não está relacionado com o local da lesão e sim com as manifestações apresentadas pelo paciente, as quais são sempre as mesmas nas distintas fases.
A) F - F - V.
B) F - V - V.
C) V - V - F.
D) V - F - V.

Atualmente, o diagnóstico do paciente de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é realizado por meio do "El Escorial World Federation of Neurology" aliado à análise de determinados exames complementares. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ultrassonografia . para verificar se há o comprometimento de neurônios motores inferiores.
( ) O "El Escorial" preconiza que o paciente com esclerose lateral amiotrófica não apresenta sinais de lesão de neurônios sensitivos.
( ) O exame de ressonância magnética e exames laboratoriais são utilizados com a finalidade de excluir outras patologias.
A) V - F - V.
B) F - V - V.
C) F - F - V.
D) V - V - F.

O paciente acometido pela esclerose lateral amiotrófica (ELA) apresenta perda progressiva da força muscular. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os pacientes acometidos por ELA apresentam perda da independência funcional e quadros álgicos.
PORQUE
II- Devido a sua fraqueza muscular progressiva, o paciente começa a apresentar bloqueios articulares.
A) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
B) As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.
C) As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Os objetivos do tratamento fisioterapêutico para portadores de esclerose múltipla devem ser baseados em estratégias de trabalho que possibilitem a manutenção da dignidade e preservação do estilo de vida do paciente.
Sobre os objetivos específicos do tratamento fisioterapêutico para EM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Preservação da integridade musculoesquelética.
( ) Eliminação total da fadiga.
( ) Preservação da capacidade aeróbica.
A F - V - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - F - V.

A escolha da reabilitação fisioterapêutica adequada para o paciente acometido pelo acidente vascular encefálico (AVE) dependerá das sequelas apresentadas pelo paciente.
Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento fisioterapêutico do AVE:
A Os principais objetivos da fase aguda, para a função musculoesquelética, são: manter ou ganhar amplitude de movimento, prevenir subluxação de ombro com uso de tipoia, prevenir contraturas e deformidades.
B Pode ser dividido em exercícios para fase aguda e exercícios para a fase crônica, sendo importante que o fisioterapeuta saiba administrar as abordagens terapêuticas em cada fase.
C Os principais objetivos do tratamento na fase aguda, em pacientes comatosos, é prevenir a retenção e acúmulo de secreções, atelectasia e broncopneumonia.
D Nos pacientes comatosos que sofreram AVE é importante realizar mobilizações para evitar a trombose venosa profunda, independente da liberação médica.

O acidente vascular encefálico (AVE) pode ser classificado basicamente em AVE isquêmico e AVE hemorrágico. O AVE isquêmico é o mais comum, sendo responsável por aproximadamente 80% dos casos. Sobre o AVE isquêmico, assinale a alternativa INCORRETA:
A O AVE isquêmico frequentemente resulta de uma doença cardíaca hipertensiva.
B Resulta em carência do suprimento sanguíneo local, evoluindo para uma isquemia.
C É consequência de uma obstrução de uma ou mais artérias que irrigam o encéfalo.
D O êmbolo que causa o AVE pode apresentar sua procedência no coração, de uma trombose ou de uma placa de ateroma.

O trauma é a principal causa de morte em pessoas entre 1 e 44 anos e o traumatismo cranioencefálico (TCE) é o principal determinante de morbidade, incapacidade e mortalidade dentro deste grupo.
Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A recuperação dos sobreviventes de um TCE grave é marcada por poucas sequelas neurológicas.
( ) As sequelas do TCE irão gerar problemas de saúde somente ao paciente, não afetando a sua família.
( ) O chamado TCE fechado é aquele em que a calota craniana não é perfurada e nem penetrada.
A F - V - V.
B V - F - V.
C V - F - F.
D F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina