O edema é a retenção e o subsequente acúmulo de líquido tissular, resultante da transformação da pressão hidrostática intersticial em positiva. As condições edematosas sistêmicas e/ou regionais não ocorrem facilmente. Como manifestação clínica, o edema geralmente é resultado de sérios processos patológicos.”
Fonte: LOPES, S. T. A.; BIONDO, A. W.; SANTOS, A. P. Manual de Patologia Clínica Veterinária. 3. ed. Santa Maria: UFSM/Departamento de Clínica de Pequenos Animais, 2007. p. 93.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o acúmulo de líquidos em tecidos, analise as diferentes causas desse acúmulo a seguir e associe-as com seu mecanismo:
1) Obstrução linfática.
2) Aumento da permeabilidade capilar.
3) Diminuição da pressão oncótica capilar.
4) Aumento da pressão hidrostática capilar.
( ) Geralmente ocorre por obstrução venosa.
( ) Aumenta o extravasamento de plasma dos vasos para o tecido.
( ) Impede o retorno dos líquidos extravasados para a corrente sanguínea.
( ) Associada à baixa concentração de proteínas plasmáticas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ed
há 8 meses
Vamos analisar cada uma das causas do acúmulo de líquidos e associá-las aos seus mecanismos: 1) Obstrução linfática - ( ) Impede o retorno dos líquidos extravasados para a corrente sanguínea. 2) Aumento da permeabilidade capilar - ( ) Aumenta o extravasamento de plasma dos vasos para o tecido. 3) Diminuição da pressão oncótica capilar - ( ) Associada à baixa concentração de proteínas plasmáticas. 4) Aumento da pressão hidrostática capilar - ( ) Geralmente ocorre por obstrução venosa. Agora, organizando as associações: - (4) Geralmente ocorre por obstrução venosa. - (2) Aumenta o extravasamento de plasma dos vasos para o tecido. - (1) Impede o retorno dos líquidos extravasados para a corrente sanguínea. - (3) Associada à baixa concentração de proteínas plasmáticas. Portanto, a sequência correta é: 4, 2, 1, 3.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade