Logo Passei Direto
Buscar
Para compreender os achados clínicos da Anemia Falciforme, é importante saber correlacionar a estrutura e a função das moléculas de hemoglobina.
Em relação à organização estrutural e funcional da hemoglobina, analise as asserções a seguir:
I. Cada molécula de hemoglobina consiste em quatro cadeias de aminoácidos (quatro polipeptídios).
II. Cada uma das cadeias de aminoácidos presentes na hemoglobina leva consigo dois átomos de ferro.
III. O átomo de ferro presente na hemoglobina é o sítio de ligação para as moléculas de oxigênio.
IV. A hemoglobina é uma proteína, que tem como função realizar o transporte de gases no corpo, principalmente o óxido nítrico.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das asserções: I. Cada molécula de hemoglobina consiste em quatro cadeias de aminoácidos (quatro polipeptídios). Verdadeiro, a hemoglobina é composta por quatro cadeias polipeptídicas. II. Cada uma das cadeias de aminoácidos presentes na hemoglobina leva consigo dois átomos de ferro. Falso, cada cadeia de hemoglobina contém um único átomo de ferro, totalizando quatro átomos de ferro na molécula de hemoglobina. III. O átomo de ferro presente na hemoglobina é o sítio de ligação para as moléculas de oxigênio. Verdadeiro, o ferro é o local onde o oxigênio se liga na hemoglobina. IV. A hemoglobina é uma proteína, que tem como função realizar o transporte de gases no corpo, principalmente o óxido nítrico. Falso, a hemoglobina transporta principalmente oxigênio e dióxido de carbono, e não é a principal responsável pelo transporte de óxido nítrico. Agora, vamos ver quais itens são verdadeiros: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Falso Portanto, os itens verdadeiros são I e III. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No início da década de 1970, uma doença rara impressionou o mundo: o americano David Vetter nasceu com incapacidade de gerar linfócitos T e B efetores, sendo por isso colocado em uma câmara de isolamento de plástico desde que saiu do útero da mãe. Literalmente dentro de uma bolha, o ar filtrado e o ambiente constantemente esterilizado mantiveram o garoto vivo e saudável. Logo, o “menino da bolha” ganhou todas as manchetes, virou tema de documentário e sua doença se tornou alvo de diversas pesquisas. Aos 6 anos de idade, ele recebeu um traje especial desenvolvido pela NASA, e saiu finalmente do hospital. Aos 12 anos, David passou por um transplante de medula para tentar se libertar de vez das bolhas em que vivia, mas o procedimento não foi bem-sucedido e ele acabou falecendo.
Ao avaliar a condição imunológica de David Vetter, é correto afirmar que
(alternativa A) (CORRETA) a imunidade adquirida celular e humoral estão comprometidas, dessa maneira a especificidade e a memória aos agentes microbianos não se desenvolvem adequadamente.
(alternativa B) sua imunidade humoral está preservada e os anticorpos como IgG e IgE podem ser encontrados em concentrações normais no sangue e nas secreções mucosas.
(alternativa C) ele possui uma deficiência na imunidade inata, mediada pelos linfócitos T e B, que promovem a destruição de microrganismos por fagocitose e realizam a neutralização, respectivamente.
(alternativa D) a imunidade específica do tipo celular, formada pelas barreiras físicas e químicas da pele e das mucosas está normal, enquanto a imunidade humoral dependente da ação do sistema complemento está deficiente.

Mais conteúdos dessa disciplina