Logo Passei Direto
Buscar
A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do país e é um fator de risco para inúmeras doenças crônicas. A respeito da obesidade, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A atividade física e o estilo de vida sedentário podem modificar o risco genético de obesidade, um exemplo é a relação entre o genótipo FTO e obesidade, a qual é atenuada entre pessoas com altos níveis de atividade física.
II- A microbiota intestinal não pode ser considerada um fator relevante na patogênese da obesidade, no entanto o uso de prebióticos e probióticos pode ser uma estratégia interessante para indivíduos obesos.
III- Indivíduos com obesidade apresentam níveis séricos de 25(OH)D (vitamina D) mais baixos do que pessoas com peso normal, e esses níveis de vitamina D estão inversamente relacionados com o peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e massa gorda.
A - Somente a sentença II está correta.
B - As sentenças I e III estão corretas.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - Somente a sentença III está correta.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A atividade física e o estilo de vida sedentário podem modificar o risco genético de obesidade, um exemplo é a relação entre o genótipo FTO e obesidade, a qual é atenuada entre pessoas com altos níveis de atividade física. Verdadeiro, estudos mostram que a atividade física pode influenciar a expressão genética relacionada à obesidade. II- A microbiota intestinal não pode ser considerada um fator relevante na patogênese da obesidade, no entanto o uso de prebióticos e probióticos pode ser uma estratégia interessante para indivíduos obesos. Falso, a microbiota intestinal é considerada um fator relevante na patogênese da obesidade, e a afirmação de que não pode ser considerada relevante está incorreta. III- Indivíduos com obesidade apresentam níveis séricos de 25(OH)D (vitamina D) mais baixos do que pessoas com peso normal, e esses níveis de vitamina D estão inversamente relacionados com o peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e massa gorda. Verdadeiro, há evidências que mostram que a vitamina D está relacionada ao peso corporal e que indivíduos obesos tendem a ter níveis mais baixos de vitamina D. Com base nas análises: - A sentença I está correta. - A sentença II está incorreta. - A sentença III está correta. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B - As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema neuro-hormonal é complexo e desempenha uma importância biológica fundamental no balanço energético e fornecimento de nutrientes. Sobre os hormônios envolvidos nos mecanismos de fome e saciedade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Grelina.
II- Leptina.
III- Insulina
( ) Informa o hipotálamo o tamanho das suas reservas de gordura corporal, sendo responsável pela redução do consumo alimentar e pelo aumento do gasto energético.
( ) Regula a ingestão alimentar, mecanismos de recompensa, além de ser moduladora do estresse e combater o envelhecimento.
( ) Informa a adequação das reservas energéticas ao hipotálamo, sendo importante para a regulação do peso corporal a longo prazo.
A) II - I - III.
B) III - II - I.
C) III - I - II.
D) I - II - III.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) atinge 32,5% dos indivíduos adultos, mais de 60% são idosos e contribui para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV). A respeito da HAS, classifique V paras as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É uma doença frequentemente assintomática, costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, rins e vasos.
( ) Está associada a fatores de risco metabólicos para doenças do sistema cardiocirculatório e renal, como dislipidemia, obesidade, intolerância à glicose e diabetes mellitus.
( ) Condições socioeconômicas e hábitos de vida são mais relevantes na prevalência de HAS do que a etnia, embora esta seja um importante fator de risco.
( ) Indivíduo com pressão arterial sistólica de 132 mmHg e pressão arterial diastólica de 89 mmHg, medidas em consultório, deve ser classificado como hipertenso em estágio 2.
A) V - V - V - F.
B) V - F - F - V.
C) F - V - F - F.
D) F - F - V - F.

O estilo de vida saudável é fundamental e precisa caminhar junto ao tratamento farmacológico para o controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS). A respeito do estilo de vida inadequado e da elevação da pressão arterial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Adiposidade visceral.
II- Inflamação.
III- Resistência à insulina.
( ) Causa aumento da liberação de adipocitocina, aumento da infiltração de macrófagos e de atividade do nervo simpático renal, que relacionam-se entre outros aspectos ao sedentarismo e ao descontrole de peso corporal.
( ) Resultante de padrão dietético inadequado, estresse, má qualidade do sono, sedentarismo e excesso de peso corporal.
( ) Provoca aumento da glicemia e da insulinemia, ocasionado por alimentação inadequada, sedentarismo, excesso de peso, entre outros fatores.
A) II - I - III.
B) I - III - II.
C) I - II - III.
D) III - II - I.

Os benefícios de um estilo de vida saudável não podem ser negligenciados ao se considerar o tratamento farmacológico, ambos têm que caminhar juntos, porém a intervenção no estilo de vida é a pedra angular para o controle da HAS independente do tratamento médico recebido. Com base nisso, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Dietas com muito baixo teor de carboidratos podem levar à diminuição da ingestão calórica, e devem ser incentivadas, mesmo que possam culminar no erro de aumento de gorduras prejudiciais, como a saturada e trans.
II- Um plano alimentar DASH prioriza o consumo de alimentos minimamente processados e frescos, podendo ser uma boa estratégia nutricional a pacientes hipertensos.
III- Pesquisas demonstraram que modificações no estilo de vida foram capazes, por si só, de diminuir a pressão arterial sistólica em cerca de 6 a 11 mmHg.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Estudos epidemiológicos clássicos evidenciam forte associação entre alto consumo de colesterol e maior incidência de aterosclerose.
Sobre a ingestão alimentar de colesterol, assinale a alternativa INCORRETA:
A O colesterol é precursor de diversos hormônios sexuais masculinos e femininos e outros hormônios, como o cortisol e aldosterona.
B Alimentos como camarão e gema de ovo são fontes alimentares de colesterol.
C O colesterol é precursor da vitamina D3 (colecalciferol).
D O colesterol é precursor da vitamina b12 e é encontrado em óleos vegetais e leguminosas.

O comportamento alimentar na obesidade é um assunto complexo, que é estudado e debatido há alguns anos e vem sendo alvo de recentes pesquisas relacionadas à área. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Evidências apontam que alguns indivíduos podem buscar a comida para resolver ou compensar problemas dos quais, às vezes, não têm consciência. PORQUE II- Por apresentarem dificuldades em obter prazer em relações sociais, pela rejeição ou discriminação em virtude do peso, acabam enxergando a comida como uma importante fonte de prazer e que, devido ao preconceito, restringe suas relações afetivas e sociais, tornando um ciclo vicioso, no qual há o ganho progressivo de peso e um isolamento cada vez maior. Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para inúmeras doenças, como as cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, de reto e de mama, cirrose e outras. Com relação à obesidade no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O atual perfil da Saúde Pública, no País, aponta crescimento da incidência de sobrepeso e obesidade, assim como de doenças crônicas não transmissíveis também em populações de baixa renda, devido à globalização e marketing relacionado a alimentos processados, que muitas vezes apresentam baixo custo, mas são deficientes em qualidade nutricional.
( ) Pesquisas apontam que houve queda na incidência de sobrepeso e obesidade durante a pandemia de COVID-19, por representar maior possibilidade de complicação e morte.
( ) De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo IBGE, o percentual de adultos obesos mais do que dobrou entre 2003 e 2019.
A V - F - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina