Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), sobre as vedações aplicáveis aos gestores, marque a alternativa correta:
a) O gestor deve abster-se de receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada que esteja em desacordo com a lei. b) O gestor deve abster-se de comunicar aos servidores sobre a exoneração do cargo em comissão ou dispensa da função comissionada até o último momento possível. c) O gestor pode decidir contrariamente às provas presentes nos autos de sindicância ou processo administrativo disciplinar, se achar necessário. d) O gestor pode receber favores de particulares se considerar que não geram dúvida sobre sua probidade ou honorabilidade. e) Não há vedação sobre o recebimento de transporte, hospedagem ou favores de particulares por parte do gestor, desde que não haja prejuízo para sua honorabilidade.
a) O gestor deve abster-se de receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada que esteja em desacordo com a lei.
b) O gestor deve abster-se de comunicar aos servidores sobre a exoneração do cargo em comissão ou dispensa da função comissionada até o último momento possível.
c) O gestor pode decidir contrariamente às provas presentes nos autos de sindicância ou processo administrativo disciplinar, se achar necessário.
d) O gestor pode receber favores de particulares se considerar que não geram dúvida sobre sua probidade ou honorabilidade.
e) Não há vedação sobre o recebimento de transporte, hospedagem ou favores de particulares por parte do gestor, desde que não haja prejuízo para sua honorabilidade.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6): a) O gestor deve abster-se de receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada que esteja em desacordo com a lei. - Esta alternativa está correta, pois é uma vedação comum em códigos de ética para evitar conflitos de interesse. b) O gestor deve abster-se de comunicar aos servidores sobre a exoneração do cargo em comissão ou dispensa da função comissionada até o último momento possível. - Essa alternativa não é ética, pois a transparência é fundamental na gestão pública. c) O gestor pode decidir contrariamente às provas presentes nos autos de sindicância ou processo administrativo disciplinar, se achar necessário. - Isso não é correto, pois as decisões devem ser baseadas nas evidências e não em opiniões pessoais. d) O gestor pode receber favores de particulares se considerar que não geram dúvida sobre sua probidade ou honorabilidade. - Essa alternativa é problemática, pois pode abrir espaço para conflitos de interesse. e) Não há vedação sobre o recebimento de transporte, hospedagem ou favores de particulares por parte do gestor, desde que não haja prejuízo para sua honorabilidade. - Essa alternativa também é incorreta, pois geralmente há restrições sobre esses recebimentos para evitar qualquer tipo de influência indevida. Diante da análise, a alternativa correta é: a) O gestor deve abster-se de receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada que esteja em desacordo com a lei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Art. 2º do Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, qual dos objetivos abaixo NÃO faz parte das disposições do referido Código?
a) Tornar explícitos as normas e os princípios que regem a conduta dos servidores, permitindo à sociedade avaliar a integridade das ações institucionais. b) Promover a eficiência dos serviços públicos por meio da redução de custos e otimização de recursos. c) Contribuir para a materialização da visão, missão, objetivos e valores institucionais do Tribunal, com base em elevado padrão de conduta ético-profissional. d) Reduzir a subjetividade das interpretações sobre as normas e princípios éticos, favorecendo a compatibilidade dos valores individuais dos servidores com os da instituição. e) Assegurar ao servidor a preservação de sua imagem e reputação, quando sua conduta estiver em conformidade com as normas éticas estabelecidas.
a) Tornar explícitos as normas e os princípios que regem a conduta dos servidores, permitindo à sociedade avaliar a integridade das ações institucionais.
b) Promover a eficiência dos serviços públicos por meio da redução de custos e otimização de recursos.
c) Contribuir para a materialização da visão, missão, objetivos e valores institucionais do Tribunal, com base em elevado padrão de conduta ético-profissional.
d) Reduzir a subjetividade das interpretações sobre as normas e princípios éticos, favorecendo a compatibilidade dos valores individuais dos servidores com os da instituição.
e) Assegurar ao servidor a preservação de sua imagem e reputação, quando sua conduta estiver em conformidade com as normas éticas estabelecidas.

Com base no Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), identifique a alternativa que descreve uma conduta vedada aos servidores:
a) Publicar, sem prévia e expressa autorização, estudos, pareceres e pesquisas realizados no desempenho de suas atividades no cargo ou função, cujo objeto ainda não tenha sido apreciado. b) Ausentar-se do trabalho para participação em eventos externos de interesse pessoal, com aviso prévio ao superior. c) Exercitar a advocacia administrativa em processos de interesse pessoal, desde que sem remuneração. d) Utilizar o cargo para obter informações privilegiadas exclusivamente em benefício de políticas públicas. e) Permitir a subordinação hierárquica de parentes de terceiro grau por afinidade, desde que não haja conflito de interesse direto.
a) Publicar, sem prévia e expressa autorização, estudos, pareceres e pesquisas realizados no desempenho de suas atividades no cargo ou função, cujo objeto ainda não tenha sido apreciado.
b) Ausentar-se do trabalho para participação em eventos externos de interesse pessoal, com aviso prévio ao superior.
c) Exercitar a advocacia administrativa em processos de interesse pessoal, desde que sem remuneração.
d) Utilizar o cargo para obter informações privilegiadas exclusivamente em benefício de políticas públicas.
e) Permitir a subordinação hierárquica de parentes de terceiro grau por afinidade, desde que não haja conflito de interesse direto.

Com base no Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), marque a alternativa correta em relação à vedação aos servidores de receberem presentes:
a) Os servidores podem aceitar qualquer tipo de presente, desde que não estejam em horário de expediente. b) Os brindes distribuídos como cortesia em eventos, independentemente de valor, não são considerados presentes. c) Presentes de valor comercial significativo são permitidos, desde que sejam entregues em eventos comemorativos. d) Brindes sem valor comercial distribuídos como cortesia em datas comemorativas podem ser aceitos, desde que respeitem o valor estipulado pela Administração Pública Federal. e) Os servidores podem receber qualquer presente, desde que o oferecido seja proveniente de pessoas físicas que não têm interesse nas atividades do agente público.
a) Os servidores podem aceitar qualquer tipo de presente, desde que não estejam em horário de expediente.
b) Os brindes distribuídos como cortesia em eventos, independentemente de valor, não são considerados presentes.
c) Presentes de valor comercial significativo são permitidos, desde que sejam entregues em eventos comemorativos.
d) Brindes sem valor comercial distribuídos como cortesia em datas comemorativas podem ser aceitos, desde que respeitem o valor estipulado pela Administração Pública Federal.
e) Os servidores podem receber qualquer presente, desde que o oferecido seja proveniente de pessoas físicas que não têm interesse nas atividades do agente público.

Conforme o Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), marque a alternativa correta sobre a participação de gestores em sociedades e empresas que negociam com o Poder Público:
a) O gestor deve comunicar à Administração do Tribunal apenas se mantiver qualquer percentual de participação em sociedade de economia mista. b) A comunicação à Administração é obrigatória apenas para participações em empresas privadas que não negociam com o Poder Público. c) A obrigação de comunicação aplica-se apenas às instituições financeiras. d) O gestor que possuir participação superior a 5% em sociedade de economia mista, instituição financeira ou empresa que negocie com o Poder Público deve comunicar o fato à Administração do Tribunal. e) Somente participações superiores a 10% precisam ser comunicadas à Administração do Tribunal.
a) O gestor deve comunicar à Administração do Tribunal apenas se mantiver qualquer percentual de participação em sociedade de economia mista.
b) A comunicação à Administração é obrigatória apenas para participações em empresas privadas que não negociam com o Poder Público.
c) A obrigação de comunicação aplica-se apenas às instituições financeiras.
d) O gestor que possuir participação superior a 5% em sociedade de economia mista, instituição financeira ou empresa que negocie com o Poder Público deve comunicar o fato à Administração do Tribunal.
e) Somente participações superiores a 10% precisam ser comunicadas à Administração do Tribunal.

Mais conteúdos dessa disciplina