Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
[...] um pequeno detalhe do ambiente é capaz de ser identificado como mobilizador, ainda que passe despercebido aos processos conscientes. O córtex cerebral, nesse caso, ao perceber as respostas corporais desencadeadas, pode se confundir e identificar erroneamente a origem da emoção ao fazer associações com outros fatores ambientais imediatos que são percebidos conscientemente. Assim, um professor pode ficar irritado porque chega atrasado, mas achar que a fonte de sua irritação é a indisciplina dos alunos. As confusões entre emoções acabam ocorrendo, pois:
Escolha uma:
a. o cérebro entende que as emoções são capazes de preservar a sobrevivência do ser humano.
b. servem para evitar a tomada de decisões em situações estressantes e ameaçadoras.
c. o cérebro ainda não aprendeu a diferenciar e analisar as situações e não aprendeu a fazer a gestão das emoções.
d. quanto mais emoções, mas fácil é para desenvolver a aprendizagem.
e. algumas pessoas nunca vão atingir a maturidade necessária para diferenciar as emoções.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao texto sobre a confusão entre emoções e a percepção do ambiente. a) O cérebro entende que as emoções são capazes de preservar a sobrevivência do ser humano. - Embora as emoções tenham um papel na sobrevivência, essa opção não aborda diretamente a confusão entre emoções. b) Servem para evitar a tomada de decisões em situações estressantes e ameaçadoras. - Essa afirmação não se relaciona diretamente com a confusão entre emoções, mas sim com a tomada de decisões. c) O cérebro ainda não aprendeu a diferenciar e analisar as situações e não aprendeu a fazer a gestão das emoções. - Esta opção fala diretamente sobre a dificuldade do cérebro em diferenciar emoções e analisar situações, o que se alinha com a ideia do texto. d) Quanto mais emoções, mais fácil é para desenvolver a aprendizagem. - Essa afirmação não se relaciona com a confusão entre emoções, mas sim com a aprendizagem. e) Algumas pessoas nunca vão atingir a maturidade necessária para diferenciar as emoções. - Embora isso possa ser verdade, não aborda diretamente a confusão mencionada no texto. A alternativa que melhor se alinha com a ideia de que o cérebro pode confundir emoções devido à falta de diferenciação e análise é: c) o cérebro ainda não aprendeu a diferenciar e analisar as situações e não aprendeu a fazer a gestão das emoções.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Lindgreen e Byrne (1982), por exemplo, assim se expressam em um manual de psicologia publicado no Brasil em 1982: "As teorias da motivação são uma tentativa... de explicar por que (1) os estímulos evocam respostas; (2) um determinado estímulo evoca uma certa resposta em vez de quaisquer outras concebíveis; (3) certos estímulos têm um valor de recompensa e outros não; (4) certas respostas parecem surgir por si mesmas, sem nenhum desencadeante exterior aparente" (Lindgreen & Byrne, 1982, pp. 214-215). Considerando a Teoria das Expectativas e a Teoria de Nível de Aspiração que são empregadas para explicar o mecanismo da motivação, analise as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. Na Teoria das Expectativas, a motivação está orientada para a antecipação dos resultados de eventos futuros.
II. Na Teoria de Nível de Aspiração, a motivação está relacionada a um tipo de valorização que ocorre a médio e longo prazos, associando-se a crenças internas positivas e autoestima elevada.
III. Pessoas que não possuem grandes aspirações são menos resilientes a resultados negativos, enquanto pessoas com grandes aspirações são mais resilientes.
IV. Uma situação em que a pessoa está motivada a fazer muitas horas-extras em um único mês, para receber um pagamento adicional em seu salário para comprar um ingresso para um show internacional está associada à Teoria do Nível de Aspiração, enquanto a motivação em fazer horas-extras para construir uma poupança para adquirir a casa própria está associada à Teoria das Expectativas.
a. I, II e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.

A maioria dos comportamentos motivados, direcionados para um objeto, é aprendida. [...]. Mesmo o recém-nascido irá selecionar alguns comportamentos que foram bem-sucedidos para esse fim e tenderá a repeti-los no futuro. Nossas motivações nos levam a repetir as ações que foram capazes de obter recompensa no passado ou a procurar situações similares, que tenham chance de propiciar uma satisfação desejada no futuro. Portanto, ela é muito importante para a aprendizagem em geral. Ao satisfazer uma necessidade, o cérebro libera um neurotransmissor chamado dopamina, que ocasiona a sensação de prazer, assim:
Escolha uma:
a. o indivíduo evitará situações que não possa resultar seguramente em uma aprendizagem, pois não haverá a garantia da liberação da dopamina, isto é, na ausência de dopamina, o indivíduo não se motiva.
b. o indivíduo só buscará realizar apenas as necessidades mais básicas, fisiológicas, isto é: satisfazer sua fome, seu sono, a eliminação dos restos digestórios, etc., resultando em um sistema de recompensa que não se repete em outras aprendizagens.
c. o indivíduo buscará aprender para satisfazer suas necessidades de forma mais rápida e eficaz, resultado em uma sensação de prazer que retroalimenta o próprio mecanismo do aprender, isto é, a aprendizagem nasce de um processo motivacional.
d. o indivíduo não buscará aprender para satisfazer suas necessidades, já que não há sensação de prazer que alimenta o mecanismo do aprender, isto é, a aprendizagem nasce de um processo obrigatório e não motivacional.
e. o indivíduo buscará qualquer tipo de aprendizagem, mesmo aquelas que não estejam associadas à uma necessidade, resultado em um vício dopaminérgico, isto é, ele busca apenas a liberação do neurotransmissor e nada mais.

A grande contribuição da Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas é colocar foco sobre a importância de se ajustar a pessoa ao trabalho. Em muitos casos nas organizações há um desperdício de talentos, com profissionais competentes realizando atividades que não exploram plenamente seus pontos fortes, em outras palavras, alocam a pessoa certa no lugar errado. A Teoria das Necessidades Sociais (ou Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas), desenvolvida por McClelland, aponta que há três necessidades básicas motivacionais: a necessidade de realização (fazer as coisas da melhor forma possível, buscando padrões de excelência); a necessidade de poder (desejo de ser forte, influenciar pessoas) e a necessidade de associação (busca por relações sociais de amor e aceitação). Ainda que tenha sido desenvolvida para uma perspectiva do trabalho organizacional, ela não invalida a relação com a motivação em outros aspectos da vida, pois
Escolha uma:
a. em praticamente todas as situações de vida, os indivíduos também buscam ter suas realizações pessoais, ser exemplo para pessoas e viver em grupo.
b. a motivação está relacionada apenas às relações de grupo e sentimento de pertença, sem considerar a satisfação pessoal.
c. em nenhum momento, os indivíduos também buscam ter suas realizações pessoais, ser exemplo para pessoas e viver em grupo.
d. em poucas situações de vida, os indivíduos também buscam ter suas realizações pessoais, ser exemplo para pessoas e viver em grupo.
e. a motivação está relacionada apenas à obtenção da satisfação pessoal, pouco voltada às relações de grupo e sentimento de pertencimento.

A emoção poderia ser definida como uma condição complexa e momentânea que surge em experiências de caráter afetivo, provocando alterações em várias áreas do funcionamento psicológico e fisiológico, preparando o indivíduo para a ação. Quando se trata de definir os componentes da emoção, a maioria dos modelos teóricos atuais inclui reação muscular interna, comportamento expresso, impressão afetiva subjetiva e cognições. Os modelos teóricos dividem-se em dois tipos: fisiológicos e cognitivos.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre os modelos teóricos apresentados na Coluna A com seus respectivos nomes, apresentados na Coluna B.
I. Esta teoria defende que toda emoção é consequência de uma reação fisiológica, ou seja, um estímulo externo promove uma reação fisiológica que conduz a uma emoção. Assim, a emoção está associada a um único tipo de resposta fisiológica.
II. Esta teoria defende que uma resposta fisiológica não pode estar associada a uma única emoção, ou seja, quando o ser humano recebe um estímulo, o cérebro dispara sinais ao mesmo tempo para que o corpo reaja fisiologicamente quanto emocionalmente, assim, não há uma resposta fisiológica que antecede a resposta emocional, as duas ocorrem ao mesmo tempo.
III. Esta teoria explica que, após um receber um estímulo e o corpo produzir uma resposta fisiológica, os dois fatores (estímulo e resposta fisiológica) são analisados pelo cérebro, em um processo quase instantâneo, que produz uma resposta emocional, ou seja, há um processo cognitivo subjacente, que depende da interpretação dos dois fatores (situação que dispara o estímulo e resposta fisiológica).
a. I - C; II - A; III – B.
b. I - B; II - A; III - C.
c. I - A; II - C; III – B.
d. I - C; II - B; III - A.
e. I - A; II - C; III - B.

Mais conteúdos dessa disciplina