Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Os princípios constitucionais são aqueles que guardam os valores fundamentais da ordem jurídica. Isto só é possível na medida em que estes não objetivam regular situações específicas, mas sim desejam lançar a sua força sobre todo o mundo jurídico. Alcançam os princípios esta meta à proporção que perdem o seu caráter de precisão de conteúdo, isto é, conforme vão perdendo densidade semântica, eles ascendem a uma posição que lhes permite sobressair, pairando sobre uma área muito mais ampla do que uma norma estabelecedora de preceitos. Portanto, o que o princípio perde em carga normativa ganha como força valorativa a espraiar-se por cima de um sem-número de outras normas.” Fonte: NUNES, R. Curso de Direito do Consumidor. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 36.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os pressupostos fundamentais do Direito do Consumidor, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) É difícil a fixação semântica da dignidade, mas ela é a primeira garantia das pessoas e a última instância de guarda dos direitos fundamentais.
II. ( ) O direito do consumidor está inserido entre os chamados direitos fundamentais de segunda geração.
III. ( ) A defesa do consumidor é tratada na Constituição de 1988 como direito fundamental e como princípio da ordem econômica.
IV. ( ) O conceito de Justiça espelhado no texto constitucional é uma abstração da norma máxima.
A - F, V, V, F.
B - F, V, F, V.
C - V, F, F, V.
D - V, F, V, F.
E - V, V, V, F.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 5 meses

Prova online
46 pág.

UNINASSAU JOÃO PESSOA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. ( ) É difícil a fixação semântica da dignidade, mas ela é a primeira garantia das pessoas e a última instância de guarda dos direitos fundamentais. É verdadeira (V). A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República e está consagrada na Constituição, sendo um valor central que orienta a proteção dos direitos fundamentais. II. ( ) O direito do consumidor está inserido entre os chamados direitos fundamentais de segunda geração. É falsa (F). Os direitos do consumidor são considerados direitos de terceira geração, que incluem direitos relacionados à proteção do meio ambiente, ao desenvolvimento e à paz, enquanto os direitos de segunda geração são mais voltados para direitos sociais, econômicos e culturais. III. ( ) A defesa do consumidor é tratada na Constituição de 1988 como direito fundamental e como princípio da ordem econômica. É verdadeira (V). A defesa do consumidor é reconhecida na Constituição de 1988, especificamente no artigo 5º, inciso XXXII, que estabelece a defesa do consumidor como um direito fundamental. IV. ( ) O conceito de Justiça espelhado no texto constitucional é uma abstração da norma máxima. É falsa (F). O conceito de Justiça na Constituição não é apenas uma abstração, mas sim um princípio que deve ser concretizado nas normas e na prática do Direito. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - F Portanto, a sequência correta é: D - V, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Prova online
46 pág.

UNINASSAU JOÃO PESSOA

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “O Código de Defesa do Consumidor disciplina a revisão contratual por fato superveniente (fato novo) no seu art. 6º, inc. V. Constata-se que a norma trata da alteração das circunstâncias iniciais do negócio celebrado, o que não se confunde com as hipóteses em que há um vício de formação no negócio.” Fonte: TARTUCE, F.; NEVES, D. A. A. Manual de Direito do Consumidor: direito material e processual. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018, p 221. Considerando o conteúdo estudado sobre as práticas abusivas, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O preceito insculpido no inciso V do art. 6º do CDC dispensa a prova do caráter imprevisível do fato superveniente, bastando a demonstração objetiva da onerosidade excessiva.
II. A lesão é verificada em decorrência da quebra da reciprocidade entre as partes da relação contratual, pois se afere um desequilíbrio desde a formação do contrato.
III. A teoria da imprevisão, adotada pelo CDC, permite a revisão contratual desde que, em virtude de acontecimentos extraordinários, supervenientes e imprevisíveis, haja desequilíbrio entre as partes.
IV. Na teoria da base objetiva do negócio jurídico o que interessa é se o fato posterior era imprevisível, alterando o ambiente econômico inicialmente previsto.
V. A teoria da base objetiva, insculpida no inciso V, do art. 6º do CDC, em nada difere da teoria da imprevisão no que se refere a previsibilidade do fato que determine a oneração excessiva.
A - I e III.
B - II e V.
C - III e V.
D - IV e IV.
E - I e II.

Leia o trecho a seguir: ”O CDC incide em toda relação que puder ser caracterizada como de consumo. Insta, portanto, que estabeleçamos em que hipóteses a relação jurídica pode ser assim definida. […] haverá relação jurídica de consumo sempre que se puder identificar num dos polos da relação o consumidor, no outro, o fornecedor, ambos transacionando produtos e serviços.” Fonte: NUNES, R. Curso de Direito do Consumidor. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 83. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a relação jurídica de consumo, analise as afirmacoes a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Segundo a doutrina finalista, a interpretação da expressão destinatário final deve ser restrita ao consumidor, parte mais vulnerável na relação jurídica e que merece especial tutela jurídica.
II. A teoria do finalismo aprofundado se aplica aos casos difíceis envolvendo pessoas física ou jurídicas e tem como base a vulnerabilidade demonstrada em concreto.
III. Segundo a teoria finalista, o estatuto consumerista deve ser aplicado a todas as pessoas jurídicas, com ou sem objetivo de lucro quando adquirem um produto ou serviço.
IV. Consoante ao que postula a teoria finalista, o destinatário final é o destinatário intermediário, pouco importando a destinação econômica do bem ou a finalidade lucrativa daquele que adquire o produto ou serviço.
V. Segundo a corrente maximalista ou objetiva, mais restritiva, consumidor é o não profissional, ou seja, aquele que adquire ou utiliza um produto para uso próprio ou de sua família.
A - II e III.
B - I e II.
C - II e IV.
D - I e IIV.
E - III e V.

Leia o trecho a seguir: “Art. 4º […] III – Harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores.” Fonte: BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Brasília, DF, 1990. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios e direitos básicos do consumidor, analise as funções disponíveis a seguir e associe-as com seus respectivos conceitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Função teleológica ou interpretativa da boa-fé.
2) Função de controle ou limitadora de direitos da boa-fé.
3) Função integrativa ou criadora de deveres laterais da boa-fé.
( ) Visa evitar o abuso de direito subjetivo, limitando condutas e práticas comerciais abusivas, reduzindo a autonomia dos contratantes.
( ) Mais utilizada na jurisprudência, serve de orientação para o juiz, devendo ele prestigiar a teoria da confiança, segundo a qual as partes agem com lealdade na busca do adimplemento contratual.
( ) Insere novos deveres anexos para as partes nas relações de consumo, pois além da verificação da obrigação principal, surgem novas condutas a serem observadas.
( ) Inerentes ao princípio da boa-fé, a informação, a cooperação/renegociação e a proteção da incolumidade psíquico-física e patrimonial do consumidor são obrigações decorrentes da lei.
( ) Visa impedir estipulações contratuais abusivas, como negar cobertura ao segurado em casos de prorrogação de internação fora de seu controle, por exemplo.
A - 2, 1, 2, 3, 2.
B - 1, 2, 3, 2, 3.
C - 3, 2, 1, 2, 1.
D - 1, 2, 3, 3, 2.
E - 2, 1, 3, 3, 2.

Leia o trecho a seguir: “No que concerne à responsabilidade civil na ótica consumerista […], o regramento fundamental é a reparação integral dos danos […]. Em um primeiro momento, se existirem danos materiais no caso concreto, nas modalidades de danos emergentes – o que efetivamente se perdeu –, ou lucros cessantes – o que razoavelmente se deixou de lucrar –, o consumidor terá direito à reparação integral, sendo vedado qualquer tipo de tarifação ou tabelamento, previsto por lei, entendimento jurisprudencial ou convenção internacional. […] De uma mesma situação danosa terá o consumidor direito à reparação por danos morais, aqueles que atingem seus direitos da personalidade.” Fonte: TARTUCE, F.; NEVES, D. A. A. Manual de Direito do Consumidor: direito material e processual. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018, p. 57. (Adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado os princípios e direitos básicos do consumidor, é correto afirmar que:
A - o direito à efetiva reparação dos danos ao consumidor abrange o dano moral coletivo.
B - a prevenção e a reparação dos danos dizem respeito aos consumidores individuais, conforme previsão legal.
C - a efetiva reparação significa a reparação integral, mesmo que se admita a tarifação de indenização por contrato.
D - a reparação dos danos materiais e morais é limitada de acordo com leis especiais que regulam o mercado de consumo.
E - a indenização por dano estético é vinculada e integra a indenização por dano moral, tornando, assim, licitamente impossível a cumulação de ambos.

Mais conteúdos dessa disciplina